DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NA EXPECTATIVA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA |
Autor: |
COLACINO, ALINE FERNANDA |
Email: |
aline-aloisio@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO |
Orientador: |
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI ♠ Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO ♠ Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
|
Data de Defesa: |
22/02/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO E FAMÍLIA ♠ FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ♠ NVESTIMENTO FAMILIAR NA ESCOLARIZAÇÃO DOS FILHOS
|
Resumo Original (PT): |
|
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR, DESCREVER E ANALISAR AS EXPECTATIVAS DA FAMÍLIA E ESCOLA EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA NO RENDIMENTO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA, BEM COMO APRESENTAR OS DESAFIOS ATUAIS PARA A AMPLIAÇÃO DESSA RELAÇÃO E A PARTIR DESSES DESAFIOS PROPOR POSSIBILIDADES DE AÇÕES PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA FAMILIARES, PROFESSORES E EQUIPE GESTORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA ZONA OESTE DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DO INTERIOR DE SÃO PAULO. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS FORAM QUESTIONÁRIO OBJETIVO E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. NA TABULAÇÃO DOS DADOS E NO CONTATO COM OS PAIS E PROFESSORES PARA GRAVAÇÃO DAS ENTREVISTAS DEU-SE UM DESVELAMENTO DAS ESTRUTURAS QUE HOJE COMPÕE GRANDE PARTE DA FORMAÇÃO FAMILIAR NAS CLASSES POPULARES E A PRESENÇA DE UMA MAIORIA COMPOSTA DE ESTRUTURAS NUCLEARES NÃO APONTOU UMA TENDÊNCIA TAMBÉM NAS CLASSES POPULARES DE ESTRUTURAS INTERNAS QUE SE APÓIAM E BUSCAM CONSTRUIR OPORTUNIDADES DE MOBILIDADE SOCIAL PRINCIPALMENTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS. TAMBÉM SE EVIDENCIOU A TENDÊNCIA CRESCENTE DAS FORMAÇÕES FAMILIARES UNIPARENTAIS QUE DEVIDO A GESTAÇÕES SOLTEIRAS, VIUVEZ, DIVÓRCIO OU ABANDONO DE UM DOS GENITORES ABARCA UMA GRANDE PORCENTAGEM DE FAMÍLIAS EM RISCO QUE NECESSITAM DE UMA REDE DE APOIO FAMILIAR, COMUNITÁRIO E GOVERNAMENTAL PARA SE REORGANIZAREM E GERIREM ADEQUADAMENTE A FUNÇÃO SOCIAL DE SER FAMÍLIA. ENTRE OUTRAS REFLEXÕES TRAZIDAS DURANTE O DECORRER DESTA PESQUISA, POR FIM OS RESULTADOS APONTAM PARA POSSIBILIDADES MAIOR DE INVESTIMENTOS TANTO DA ESCOLA, MAS PRINCIPALMENTE DA FAMÍLIA PARA A ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO DA CRIANÇA EM SUA VIDA ACADÊMICA E NAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUCATION AND FAMILY ♠ FAMILY INVESTMENT IN EDUCATION OF THE CHILDREN ♠ SCHOOL SOCIAL FUNCTION
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS RESEARCH AIMED TO IDENTIFY, DESCRIBE AND ANALYZE THE EXPECTATIONS OF FAMILY AND SCHOOL IN RELATION TO THE PARTICIPATION OF THE FAMILY'S ROLE IN SCHOOL PERFORMANCE AND THE INTEGRAL FORMATION OF CHILDREN AND TO PRESENT THE CURRENT CHALLENGES TO EXPANDING THIS RELATIONSHIP AND GO TO THESE CHALLENGES OFFER OPPORTUNITIES FOR JOINT ACTIONS IN THE CHILD'S EDUCATION. FAMILY PARTICIPATED IN THIS SURVEY, TEACHERS AND MANAGEMENT TEAM OF A STATE PUBLIC SCHOOL WEST OF A MEDIUM-SIZED CITY IN THE INTERIOR OF SÃO PAULO. THE INSTRUMENTS USED FOR DATA COLLECTION WERE OBJECTIVE QUESTIONNAIRE AND SEMI-STRUCTURED INTERVIEW. IN TABULATING THE DATA AND CONTACT WITH PARENTS AND TEACHERS TO RECORD THE INTERVIEWS WAS GIVEN AN UNVEILING OF STRUCTURES WHICH TODAY MAKES UP MUCH OF THE FAMILY FORMATION IN THE LOWER CLASSES AND THE PRESENCE OF A MAJORITY MADE UP OF CORE STRUCTURES DID NOT INDICATE A TREND ALSO IN POPULAR CLASSES INTERNAL STRUCTURES THAT SUPPORT AND SEEK TO BUILD OPPORTUNITIES FOR SOCIAL MOBILITY MAINLY THROUGH THE EDUCATION OF THEIR CHILDREN. ALSO HIGHLIGHTED THE GROWING TREND OF SINGLE-PARENT FAMILY FORMATIONS THAT DUE TO SINGLE PREGNANCIES, WIDOWHOOD, DIVORCE OR ABANDONMENT OF A PARENT INCLUDES A LARGE PERCENTAGE OF FAMILIES AT RISK WHO NEED A FAMILY SUPPORT NETWORK, COMMUNITY AND GOVERNMENT TO REORGANIZE AND MANAGE ACCORDINGLY THE SOCIAL FUNCTION OF BEING A FAMILY. AMONG OTHER REFLECTIONS BROUGHT DURING THE COURSE OF THIS RESEARCH, FINALLY THE RESULTS POINT TO GREATER POSSIBILITIES OF INVESTMENT BOTH FROM SCHOOL, BUT MAINLY FAMILY FOR ACCESS, RETENTION AND SUCCESS OF CHILDREN IN THEIR ACADEMIC LIFE AND IN RELATIONS WITH SOCIETY. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20160222_COLACINO ALINE FERNANDA.pdf
|
Tamanho: |
1216 Kb (1216264 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
20/04/2016 ÀS 13:12:41 |
Atualizado: |
20/04/2016 ÀS 13:12:41 |
Visitas: |
995 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 21:37:54 |
Downloads: |
60 |
Último Download em : |
15/11/2023 ÀS 20:38:19 |