Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O PROJETO EMAI: UMA ANÁLISE SOBRE SEUS PRESSUPOSTOS POLÍTICOS, FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS E A QUESTÃO DA AUTONOMIA
Autor:
SEVERINO, AUGUSTA TERESA BARBOSA
Email:
gutasix@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MENEGHETTI, RENATA CRISTINA GEROMEL
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. MENEGHETTI, RENATA CRISTINA GEROMEL
Dr. FILHO, INOCÊNCIO FERNANDES BALIEIRO
Data de Defesa:
23/02/2016
Palavras-Chave (PT):
A QUESTÃO DA AUTONOMIA
ANOS INICIAIS
ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
PROJETO EMAI
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA FOI REALIZADA VISANDO ENTENDER O SUPORTE POLÍTICO, FILOSÓFICO E HISTÓRICO DO MATERIAL, DO PROJETO EMAI ? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, DO 4º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1º AO 5º ANO); OS OBJETIVOS DE SUA IMPLANTAÇÃO; A ESTRUTURA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; E SUAS RESPECTIVAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO, ENTENDER A IMPLANTAÇÃO DESSE PROJETO, SEUS BENEFÍCIOS E AS DIFICULDADES PARA A AUTONOMIA DE AGENTES EDUCACIONAIS (PROFESSORES E COORDENADORES) PARA O TRABALHO E PARA OS ESTUDOS. O PONTO DE PARTIDA PARA A PESQUISA FOI A SEGUINTE QUESTÃO: ?O PROJETO EMAI TEM EM SEU TEXTO UM SUPORTE TEÓRICO E FILOSÓFICO QUE PROPICIE A AUTONOMIA AO PROFESSOR TÃO NECESSÁRIA PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA??. E PARA RESPONDÊ-LA, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE CARÁTER QUALITATIVO, TANTO PARA A ANÁLISE DO MATERIAL IMPRESSO QUANTO PARA A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. A BUSCA, PORTANTO, CENTROU-SE NO ESTUDO DO CONCEITO DE AUTONOMIA PARA O ENTENDIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE DIANTE DA IMPLANTAÇÃO DO REFERIDO PROJETO. A PARTIR DAÍ, APONTA-SE PARA A NECESSIDADE DE INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E CONCEITUAIS NO QUE SE REFERE AO ESTUDO E AO TRABALHO COM A MATEMÁTICA TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL QUANTO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ATUARÁ NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO SE OBSERVOU, TANTO NO MATERIAL QUANTO NAS ENTREVISTAS, QUE O PROJETO POSSIBILITA UMA AUTONOMIA, PORÉM, RELATIVA PARA O TRABALHO DO PROFESSOR, CONDICIONADA PELAS DETERMINAÇÕES DO PROJETO EMAI. APONTOU-SE, PORTANTO, PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA COMO POSSIBILIDADES DE AVANÇOS NO SENTIDO CONCEITUAL E METODOLÓGICO PARA O TRABALHO COM A MATEMÁTICA; E, TAMBÉM, NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA AUTONOMIA REAL E DE UMA IDENTIDADE DOCENTE NA PRODUÇÃO E EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EARLY YEARS
ELEMENTARY SCHOOL
EMAI PROJECT
INITIAL AND CONTINUING EDUCATION
THE ISSUE OF AUTONOMY
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH WAS CARRIED OUT TO UNDERSTAND THE POLITICAL, PHILOSOPHICAL AND HISTORICAL SUPPORT OF EMAI - MATHEMATICS EDUCATION IN THE EARLY YEARS ? PROJECT MATERIAL, FROM THE 4TH YEAR OF BASIC EDUCATION (1ST TO 5TH GRADE); THE OBJECTIVES OF ITS IMPLEMENTATION; THE STRUCTURE OF THE PROPOSED ACTIVITIES; AND THE RESPECTIVE EXPECTATIONS OF LEARNING AS WELL TO UNDERSTAND THE IMPLEMENTATION OF THIS PROJECT, ITS BENEFITS AND DIFFICULTIES FOR THE AUTONOMY OF EDUCATIONAL AGENTS (TEACHERS AND COORDINATORS) FOR WORK AND FOR STUDIES. THE STARTING POINT FOR THE RESEARCH WAS THE QUESTION: "DOES THE EMAI PROJECT HAVE IN ITS TEXT A THEORETICAL AND PHILOSOPHICAL SUPPORT THAT PROVIDES AUTONOMY TO TEACHERS, WHICH IS SO NECESSARY FOR A CRITICAL REFLECTION ON THEIR OWN PEDAGOGICAL PRACTICE?". AND TO ANSWER IT, A QUALITATIVE METHODOLOGY WAS USED FOR BOTH THE ANALYSIS OF PRINTED MATERIAL AS FOR THE ANALYSIS OF SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS. THE SEARCH, THEREFORE, FOCUSED ON THE STUDY OF THE CONCEPT OF AUTONOMY TO UNDERSTANDING THE TEACHER IDENTITY IN THE FACE OF THE SAID PROJECT IMPLEMENTATION. FROM THEN ON, THE NEED FOR METHODOLOGICAL AND CONCEPTUAL INNOVATIONS IN RELATION TO STUDY AND WORK WITH MATHEMATICS FOR BOTH INITIAL AND CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS WHO WILL ACT IN THE EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION. AS A RESULT, IT WAS OBSERVED BOTH FROM THE MATERIAL AND THE INTERVIEWS, THAT THE PROJECT PERMITS THE AUTONOMY, EVEN THOUGH RELATIVE, TO THE TEACHER'S WORK, CONDITIONED BY DETERMINATIONS OF EMAI PROJECT. THEREFORE, IT WAS CONDUCTED TOWARDS INITIAL AND CONTINUING EDUCATION, SUCH AS POSSIBILITIES OF CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL ADVANCES IN THE WORK WITH MATHEMATICS; AND ALSO TOWARDS BUILDING A REAL AUTONOMY AND TEACHER IDENTITY IN THE PRODUCTION AND IMPLEMENTATION OF THE CURRICULUM.
Arquivo:
DIS_MEST20160223_SEVERINO AUGUSTA TERESA BARBOSA.pdf
Tamanho:
1379 Kb (1379891 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/04/2016 ÀS 12:53:29
Atualizado:
19/04/2016 ÀS 12:53:29
Visitas:
552
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 06:54:59
Downloads:
17
Último Download em :
12/11/2018 ÀS 22:46:54
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por