Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS POR MEIO DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO
Autor:
MENZORI, LETÍCIA REGINA FAVA
Email:
leticiagfava@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. DOMENICONI, CAMILA
Drª. COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA
Data de Defesa:
22/02/2016
Palavras-Chave (PT):
ENSINO SISTEMÁTICO
ESCRITA
LEITURA
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Resumo Original (PT):
O PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS® FOI CRIADO BASEADO NA PROPOSTA METODOLÓGICA SUBSIDIADA PELO PARADIGMA DAS RELAÇÕES DE EQUIVALENCIA. SUA FINALIDADE É ESTABELECER REPERTÓRIO ELEMENTAR DE LEITURA E DE ESCRITA COM DIFERENTES NÍVEIS DE COMPLEXIDADE CUJA EFICIÊNCIA TEM SIDO REPLICADA EM DIFERENTES LABORATÓ-RIOS. OS TESTES EM SITUAÇÕES APLICADAS E EM POPULAÇÕES COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DE DI-AGNÓSTICO COMEÇARAM A OCORRER, CONTUDO AINDA EXISTEM POUCOS ESTUDOS. O OBJETIVO DO TRABA-LHO FOI VERIFICAR OS EFEITOS DO PROGRAMA INFORMATIZADO SOBRE OS REPERTÓRIOS DE LER E DE ESCRE-VER EM CRIANÇAS COM DIFERENTES DIAGNÓSTICOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO E VERIFICAR O CUSTO DE RESPOSTA DOS PARTICIPANTES DURANTE OS PASSOS DE ENSINO. FORAM ANALISADOS OS RE-GISTROS DE NOVE CRIANÇAS, COM IDADES ENTRE SETE E 11 ANOS DE IDADE COM DISTÚRBIOS DA COMU-NICAÇÃO E/OU DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, REGULARMENTE MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E QUE FREQUENTAVAM A SALA DE RECURSOS. AS CRIANÇAS FORAM SUBMETIDAS À AVALIAÇÃO DA REDE DE LEITURA E ESCRITA QUE ENVOLVE TAREFAS DE LEITURA, COMPREENSÃO DE LEITURA, DE CÓPIA E DE DITADO DENTRE OUTRAS E AO MÓDULO 1 DE ENSINO COMPOSTO POR 20 PASSOS, SENDO QUE CADA PASSO ENSINA TRÊS PALAVRAS. NA AVALIAÇÃO DA REDE DE LEITURA E ESCRITA AS PORCENTAGENS DE ACERTOS EM LEI-TURA E ESCRITA FORAM NULAS OU MUITO BAIXAS PARA QUASE TODOS OS PARTICIPANTES. NA AVALIAÇÃO APÓS O ENSINO OS RESULTADOS DE ALGUNS PARTICIPANTES CHEGARAM A 100% DE ACERTOS. EMBORA TENHA SIDO REGISTRADA A NECESSIDADE DE REPETIÇÃO DOS PASSOS DE ENSINO PARA ALGUNS PARTICIPAN-TES, SETE TERMINARAM OS PASSOS DO PROGRAMA DE ENSINO. OS DADOS RECOMENDAM A INVESTIGAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE MINIMIZEM A INCIDÊNCIA DE ERROS DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESSA POPULAÇÃO.
Título (EN):
TEACHING OF READING AND WRITING ON CHILDREN OF MUL-TIPLE SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS BY MEANS OF A TEACHING SOFTWARE
Palavras-Chave (EN):
READING
SPECIAL EDUCATION NECESSITIES
SYSTEMATIC TEACHING
WRITING
Resumo Original (EN):
THE COMPUTER-BASED SOFTWARE NAMED LEARN TO READ AND WRITE IN SMALL STEPS (APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS®) WAS CREATED BASED ON THE METHODOLOGICAL PROPOSAL SUBSIDIZED BY THE PARADIGM OF EQUIVALENCE RELATIONS. THE SOFTWARE?S GOAL IS TO ESTABLISH ELE-MENTARY REPERTOIRE OF READING AND WRITING OF DIFFERENT LEVELS OF COMPLEXITY, WHICH EFFICIENCY HAS BEEN REPLICATED IN DIFFERENT LABORATORIES. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO VERIFY THE EFFECTS OF THIS COMPUTER-BASED SOFTWARE ON BOTH THE READING AND WRITING REPERTOIRE OF CHILDREN WITH DIFFERENT DIAGNOSIS OF SPECIAL TEACHING NECESSITIES AND VERIFY THE ANSWER EXPENSE OF THE PARTICIPANTS DURING THE STEPS OF THE PROGRAM. THE RECORDS OF NINE SEVEN TO 11 YEAR-OLD CHIL-DREN, THAT HAD BEEN DIAGNOSED WITH COMMUNICATION DISORDERS AS WELL AS INTELLECTUAL DEFI-CIENCY, THAT WERE REGULARLY ENROLLED IN THE ENSINO FUNDAMENTAL I (ELEMENTARY SCHOOL), ALSO ATTENDING THE RESOURCE ROOM, WERE ANALYZED. THE KIDS WERE SUBJECTED TO THE READING AND WRITING NET EVALUATION THAT INVOLVES READING TASKS, READING COMPREHENSION, COPYING AND DICTATION, AMONGST OTHERS ALONG THE MÓDULO DE ENSINO (TEACHING MODULE) WHICH IS COM-POSED OF 20 STEPS, EACH TEACHING THREE WORDS. IN THE PRE-EVALUATION OF THE READING AND WRIT-ING NET THE PERCENTAGE OF SCORE WAS PRACTICALLY NULL OR VERY LOW FOR ALL THE PARTICIPANTS. IN THE POST-EVALUATION, THE RESULTS OF SOME PARTICIPANTS REACHED 100% OF SCORE. ALTHOUGH THE NECESSITY OF REPETITION OF CERTAIN STEPS HAS BEEN RECORDED FOR SOME OF THE PARTICIPANTS, SEVEN OF THEM WERE ABLE TO FINISH THE STEPS OF THE TEACHING SOFTWARE. THE DATA INSPIRES INVESTIGATION OF PROCEDURES OF TEACHING THAT MINIMIZE THE OCCURRENCE OF MISTAKES DURING THE LEARNING PRO-CESS OF THIS POPULATION.
Arquivo:
DIS_MEST20160222_MENZORI LETICIA REGINA FAVA.pdf
Tamanho:
1874 Kb (1874795 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
13/04/2016 ÀS 10:46:15
Atualizado:
13/04/2016 ÀS 10:46:15
Visitas:
828
Última Visita em :
15/07/2024 ÀS 15:41:31
Downloads:
58
Último Download em :
09/01/2023 ÀS 09:46:29
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por