DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS POR MEIO DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO |
Autor: |
MENZORI, LETÍCIA REGINA FAVA |
Email: |
leticiagfava@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
PSICOLOGIA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA |
Orientador: |
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA ♠ Drª. DOMENICONI, CAMILA ♠ Drª. COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA
|
Data de Defesa: |
22/02/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ENSINO SISTEMÁTICO ♠ ESCRITA ♠ LEITURA ♠ NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
O PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS® FOI CRIADO BASEADO NA PROPOSTA METODOLÓGICA SUBSIDIADA PELO PARADIGMA DAS RELAÇÕES DE EQUIVALENCIA. SUA FINALIDADE É ESTABELECER REPERTÓRIO ELEMENTAR DE LEITURA E DE ESCRITA COM DIFERENTES NÍVEIS DE COMPLEXIDADE CUJA EFICIÊNCIA TEM SIDO REPLICADA EM DIFERENTES LABORATÓ-RIOS. OS TESTES EM SITUAÇÕES APLICADAS E EM POPULAÇÕES COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DE DI-AGNÓSTICO COMEÇARAM A OCORRER, CONTUDO AINDA EXISTEM POUCOS ESTUDOS. O OBJETIVO DO TRABA-LHO FOI VERIFICAR OS EFEITOS DO PROGRAMA INFORMATIZADO SOBRE OS REPERTÓRIOS DE LER E DE ESCRE-VER EM CRIANÇAS COM DIFERENTES DIAGNÓSTICOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO E VERIFICAR O CUSTO DE RESPOSTA DOS PARTICIPANTES DURANTE OS PASSOS DE ENSINO. FORAM ANALISADOS OS RE-GISTROS DE NOVE CRIANÇAS, COM IDADES ENTRE SETE E 11 ANOS DE IDADE COM DISTÚRBIOS DA COMU-NICAÇÃO E/OU DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, REGULARMENTE MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E QUE FREQUENTAVAM A SALA DE RECURSOS. AS CRIANÇAS FORAM SUBMETIDAS À AVALIAÇÃO DA REDE DE LEITURA E ESCRITA QUE ENVOLVE TAREFAS DE LEITURA, COMPREENSÃO DE LEITURA, DE CÓPIA E DE DITADO DENTRE OUTRAS E AO MÓDULO 1 DE ENSINO COMPOSTO POR 20 PASSOS, SENDO QUE CADA PASSO ENSINA TRÊS PALAVRAS. NA AVALIAÇÃO DA REDE DE LEITURA E ESCRITA AS PORCENTAGENS DE ACERTOS EM LEI-TURA E ESCRITA FORAM NULAS OU MUITO BAIXAS PARA QUASE TODOS OS PARTICIPANTES. NA AVALIAÇÃO APÓS O ENSINO OS RESULTADOS DE ALGUNS PARTICIPANTES CHEGARAM A 100% DE ACERTOS. EMBORA TENHA SIDO REGISTRADA A NECESSIDADE DE REPETIÇÃO DOS PASSOS DE ENSINO PARA ALGUNS PARTICIPAN-TES, SETE TERMINARAM OS PASSOS DO PROGRAMA DE ENSINO. OS DADOS RECOMENDAM A INVESTIGAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ENSINO QUE MINIMIZEM A INCIDÊNCIA DE ERROS DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESSA POPULAÇÃO. |
|
Título (EN): |
TEACHING OF READING AND WRITING ON CHILDREN OF MUL-TIPLE SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS BY MEANS OF A TEACHING SOFTWARE |
Palavras-Chave (EN): |
♠ READING ♠ SPECIAL EDUCATION NECESSITIES ♠ SYSTEMATIC TEACHING ♠ WRITING
|
Resumo Original (EN): |
|
THE COMPUTER-BASED SOFTWARE NAMED LEARN TO READ AND WRITE IN SMALL STEPS (APRENDENDO A LER E A ESCREVER EM PEQUENOS PASSOS®) WAS CREATED BASED ON THE METHODOLOGICAL PROPOSAL SUBSIDIZED BY THE PARADIGM OF EQUIVALENCE RELATIONS. THE SOFTWARE?S GOAL IS TO ESTABLISH ELE-MENTARY REPERTOIRE OF READING AND WRITING OF DIFFERENT LEVELS OF COMPLEXITY, WHICH EFFICIENCY HAS BEEN REPLICATED IN DIFFERENT LABORATORIES. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO VERIFY THE EFFECTS OF THIS COMPUTER-BASED SOFTWARE ON BOTH THE READING AND WRITING REPERTOIRE OF CHILDREN WITH DIFFERENT DIAGNOSIS OF SPECIAL TEACHING NECESSITIES AND VERIFY THE ANSWER EXPENSE OF THE PARTICIPANTS DURING THE STEPS OF THE PROGRAM. THE RECORDS OF NINE SEVEN TO 11 YEAR-OLD CHIL-DREN, THAT HAD BEEN DIAGNOSED WITH COMMUNICATION DISORDERS AS WELL AS INTELLECTUAL DEFI-CIENCY, THAT WERE REGULARLY ENROLLED IN THE ENSINO FUNDAMENTAL I (ELEMENTARY SCHOOL), ALSO ATTENDING THE RESOURCE ROOM, WERE ANALYZED. THE KIDS WERE SUBJECTED TO THE READING AND WRITING NET EVALUATION THAT INVOLVES READING TASKS, READING COMPREHENSION, COPYING AND DICTATION, AMONGST OTHERS ALONG THE MÓDULO DE ENSINO (TEACHING MODULE) WHICH IS COM-POSED OF 20 STEPS, EACH TEACHING THREE WORDS. IN THE PRE-EVALUATION OF THE READING AND WRIT-ING NET THE PERCENTAGE OF SCORE WAS PRACTICALLY NULL OR VERY LOW FOR ALL THE PARTICIPANTS. IN THE POST-EVALUATION, THE RESULTS OF SOME PARTICIPANTS REACHED 100% OF SCORE. ALTHOUGH THE NECESSITY OF REPETITION OF CERTAIN STEPS HAS BEEN RECORDED FOR SOME OF THE PARTICIPANTS, SEVEN OF THEM WERE ABLE TO FINISH THE STEPS OF THE TEACHING SOFTWARE. THE DATA INSPIRES INVESTIGATION OF PROCEDURES OF TEACHING THAT MINIMIZE THE OCCURRENCE OF MISTAKES DURING THE LEARNING PRO-CESS OF THIS POPULATION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20160222_MENZORI LETICIA REGINA FAVA.pdf
|
Tamanho: |
1874 Kb (1874795 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
13/04/2016 ÀS 10:46:15 |
Atualizado: |
13/04/2016 ÀS 10:46:15 |
Visitas: |
828 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 15:41:31 |
Downloads: |
58 |
Último Download em : |
09/01/2023 ÀS 09:46:29 |