DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA INFÂNCIA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Autor: |
PADOVINI, BRUNA DI RICHELLE SOUZA |
Email: |
brunarichelly@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
CIÊNCIAS HUMANAS |
Área de Concentração: |
EDUCAÇÃO |
Titulação: |
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO |
Orientador: |
Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI ♠ Dr. MARQUES, ANTONIO FRANCISCO ♠ Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
|
Data de Defesa: |
29/01/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO INFANTIL ♠ FAMÍLIA ♠ INFÂNCIA ♠ RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE ESTUDO ESTEVE ATENTO ÀS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE
ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI INVESTIGAR E PONTUAR AS
CONTRIBUIÇÕES QUE A FAMÍLIA EXERCE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA INFÂNCIA, BUSCANDO
CONSIDERAR O HISTÓRICO DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA E AS ESPECIFICIDADES DA INFÂNCIA.
BUSCOU AINDA, INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DA REDE
MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO, SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA RELAÇÃO ESCOLA E
FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NA INFÂNCIA, BEM COMO SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES E/OU
LIMITAÇÕES. PARA ISSO, FOI ORGANIZADO UM ESTUDO DE CASO, EM UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, QUE
UTILIZOU COMO TÉCNICA DE CONSTRUÇÃO DADOS EMPÍRICOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM
PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. OS DADOS OBTIDOS INDICARAM QUE O
ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR FAVORAVELMENTE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA
CRIANÇA E QUE A ESCOLA FRENTE A ESTA POSSIBILIDADE, PODE DESENVOLVER UMA IMPORTANTE PARCEIRA
COM A FAMÍLIA, ATRAVÉS DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO, BEM COMO DA CONSTRUÇÃO DE UMA
CULTURA DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, POR MEIO DE GRUPOS DE FORMAÇÃO E REDES DE APOIO ÀS FAMÍLIAS.
COMO PRODUTO DESTE ESTUDO FOI PRODUZIDO UM MANUAL SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA CONTENDO
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES E GESTORES QUE ATUAM NA INFÂNCIA, COM O INTUITO DE COLABORAR COM
OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE DESEJAM ESTABELECER UMA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA TENDO EM VISTA O FAVORECIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO ESCOLAR. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CHILDHOOD ♠ CHILDHOOD EDUCATION ♠ FAMILY ♠ RELATIONSHIP SCHOOL AND FAMILY
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY HAS BEEN ATTENTIVE TO POSSIBLE FAMILY CONTRIBUTIONS IN THE CHILD'S
EDUCATIONAL PROCESS. IN THIS SENSE, THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS TO INVESTIGATE AND SCORE THE
CONTRIBUTIONS THAT FAMILY PLAYS IN CHILDHOOD SCHOOLING, SEEKING TO CONSIDER THE HISTORY OF
RELATIONS BETWEEN SCHOOL AND FAMILY AND CHILDHOOD SPECIFICS. HE HAS ALSO SOUGHT TO INVESTIGATE
THE PERCEPTIONS OF TEACHERS WHO WORK IN A SCHOOL IN THE MUNICIPAL TOWN IN THE INTERIOR OF SÃO
PAULO, ON THE FAMILY-SCHOOL RELATIONSHIP CHARACTERISTICS IN CHILDHOOD SCHOOLING, AS WELL AS THEIR
CONTRIBUTIONS AND / OR LIMITATIONS. FOR THIS, A CASE STUDY WAS ORGANIZED IN A QUALITATIVE
PERSPECTIVE, WHICH USED AS EMPIRICAL CONSTRUCTION OF TECHNICAL DATA AND SEMI-STRUCTURED
INTERVIEWS WITH TEACHERS WHO WORK IN THE MUNICIPAL SCHOOL SYSTEM. THE DATA INDICATED THAT THE
INVOLVEMENT OF THE FAMILY CAN CONTRIBUTE POSITIVELY IN THE CHILD'S EDUCATIONAL PROCESS AND THE
FRONT SCHOOL THIS POSSIBILITY, CAN DEVELOP AN IMPORTANT PARTNER WITH THE FAMILY, THROUGH VARIOUS
OPERATIONAL STRATEGIES AS WELL AS BUILDING A CULTURE OF PARENTAL INVOLVEMENT THROUGH TRAINING
GROUPS AND SUPPORT NETWORKS FOR FAMILIES. AS A PRODUCT OF THIS STUDY WAS PRODUCED A
MANUAL ON SCHOOL RELATIONSHIP AND FAMILY WITH GUIDELINES FOR TEACHERS AND
ADMINISTRATORS WHO WORK IN CHILDHOOD, IN ORDER TO COLLABORATE WITH THE EDUCATION
PROFESSIONALS WHO WANT TO ESTABLISH A PARTNERSHIP BETWEEN SCHOOL AND FAMILY IN ORDER
TO FAVOR THE STUDENT IN THE SCHOOL PROCESS. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20160129_PADOVINI BRUNA DI RICHELLE SOUZA.pdf
|
Tamanho: |
2118 Kb (2118182 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
13/04/2016 ÀS 10:26:44 |
Atualizado: |
13/04/2016 ÀS 10:26:44 |
Visitas: |
750 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 00:53:35 |
Downloads: |
135 |
Último Download em : |
15/11/2023 ÀS 20:41:20 |