Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O USO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Autor:
WESENDONK, FERNANDA SAUZEM
Email:
fesauzem@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Banca Examinadora:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Dr. CRUZ, FREDERICO FIRMO DE SOUZA
Data de Defesa:
03/03/2015
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
ENSINO MÉDIO
EXPERIMENTO COM APARATO FÍSICO
EXPERIMENTO DE PENSAMENTO
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL
TRABALHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Resumo Original (PT):
BUSCAMOS, COM ESTA PESQUISA, COMPREENDER COMO OPERAM OS DIFERENTES FATORES ENVOLVIDOS NA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES POR PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, PROCURAMOS RESPONDER O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: QUE FATORES INFLUENCIAM A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES POR PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO? CONSIDERANDO A NATUREZA DAS INFORMAÇÕES COLETADAS E INDICADAS NESTA INVESTIGAÇÃO, CLASSIFICAMOS A PESQUISA COMO QUALITATIVA. COMO FONTE PARA O PROCESSO DE COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS BASICAMENTE A MODALIDADE ?SUJEITOS?, MAIS ESPECIFICAMENTE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM SERVIÇO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PERTENCENTES À REDE ESCOLAR PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE BAURU/SP. OS INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES NESSAS FONTES FORAM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS. A PESQUISA ENVOLVEU 16 PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DESSAS ESCOLAS. OS PROCEDIMENTOS DE ORGANIZAÇÃO, DE TRATAMENTO E DE ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS SEGUIRAM AS ORIENTAÇÕES DA PERSPECTIVA CONHECIDA COMO TEORIA FUNDAMENTADA. PELAS ANÁLISES REALIZADAS PODEMOS AFIRMAR QUE: (1) A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL INFLUENCIA DIRETAMENTE NA FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS PELOS PROFESSORES E NO MODO COMO ELES ORGANIZAM E CONDUZEM AS ATIVIDADES BASEADAS NESSE RECURSO DIDÁTICO; (2) A REALIZAÇÃO DE CURSOS/ENCONTROS/PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE TENHAM COMO FOCO A EXPERIMENTAÇÃO, PODE CONTRIBUIR PARA A MAIOR INCIDÊNCIA DE EXPERIMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR; (3) AS CONDIÇÕES PROFISSIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE PROFESSORES INFLUENCIAM NA UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES NAS AULAS DE FÍSICA; (4) A PRESENÇA DA PROPOSTA CURRICULAR OFICIAL DA SEE/SP E DO SARESP, NO CONTEXTO DO ESTADO DE SÃO PAULO, CONDICIONAM AS ESCOLHAS DO PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, LEVAM À BAIXA FREQUÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES EM SUAS AULAS; (5) A PRESENÇA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA OU DE CIÊNCIAS NA ESCOLA E DE MATERIAIS EXPERIMENTAIS CONTRIBUI PARA O USO MAIS FREQUENTE DE EXPERIMENTAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA; (6) OS OBJETIVOS/FINALIDADES QUE O PROFESSOR ASSOCIA À UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA FREQUÊNCIA COM QUE ELE FAZ USO DESSE RECURSO E NO MODO COMO ELE ORGANIZA E CONDUZ A ATIVIDADE; (7) A PRESENÇA DE APRESENTAÇÕES BASEADAS EM EXPERIMENTAÇÕES, EM MATERIAIS DIDÁTICOS COMUMENTE UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, CONTRIBUI PARA O USO DESSE RECURSO NAS AULAS DE FÍSICA. POR FIM, DESTACAMOS QUE AS EXPERIMENTAÇÕES DEVAM TER MAIS ESPAÇO NO ENSINO DE FÍSICA. MAS, PARA QUE ESSA UTILIZAÇÃO SEJA EFICAZ, CONSIDERAMOS QUE O DOCENTE DEVA SELECIONAR EXPERIMENTOS RELEVANTES E QUE TENHAM PAPEL DE EXCELÊNCIA PARA O CONTEXTO EM QUE SERÃO INSERIDOS, ISTO É, FAZ-SE NECESSÁRIO CONSIDERAR O VERDADEIRO PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS POSSIBILIDADES DE RECURSOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS. PARA TANTO, É IMPRESCINDÍVEL UMA CAPACITAÇÃO SUFICIENTE PARA QUE O PROFESSOR POSSA FAZER USO DESSE RECURSO ADEQUADAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DE SEU TRABALHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, BEM COMO CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS FAVORÁVEIS.
Título (EN):
THE USE OF EXPERIMENTATION AND TEACHING RESOURCE IN THE DEVELOPMENT OF THE WORK OF TEACHERS OF PHYSICAL EDUCATION THE MIDDLE
Palavras-Chave (EN):
COMPUTATIONAL SIMULATION
EXPERIMENT OF THOUGHT
EXPERIMENT WITH PHYSICAL APPARATUS
MIDDLE SCHOOL
TEACHING OF PHYSICS
WORK TEACHING
Resumo Original (EN):
WE SEEK WITH THIS RESEARCH UNDERSTAND HOW THEY OPERATE THE DIFFERENT FACTORS INVOLVED IN THE USE OF EXPERIMENTATION BY TEACHERS OF PHYSICAL EDUCATION. FOR BOTH, WE SEEK TO ANSWER THE FOLLOWING RESEARCH QUESTION: WHAT FACTORS INFLUENCE THE USE OF EXPERIMENTATION BY TEACHERS OF PHYSICAL EDUCATION? CONSIDERING THE NATURE OF THE INFORMATION COLLECTED AND REPORTED IN THIS RESEARCH, WE CLASSIFY THE SEARCH AS QUALITATIVE. AS THE SOURCE FOR THE INFORMATION-GATHERING PROCESS, WE USE BASICALLY THE MODALITY "SUBJECT", MORE SPECIFICALLY PHYSICS TEACHERS OF MIDDLE SCHOOL SERVICE IN SCHOOLS FOR BASIC EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOL SYSTEM STATE OF THE CITY OF BAURU/SP. THE INSTRUMENTS FOR THE COLLECTION OF INFORMATION IN THESE SOURCES WERE QUESTIONNAIRES AND INTERVIEWS. THE STUDY INVOLVED 16 TEACHERS OF PHYSICAL EDUCATION IN MIDDLE SCHOOLS. THE PROCEDURES FOR THE ORGANIZATION, TREATMENT AND ANALYSIS OF THE COLLECTED INFORMATION FOLLOWED THE GUIDELINES FROM THE PERSPECTIVE KNOWN AS GROUNDED THEORY. THE ANALYZES WE CAN SAY THAT: (1) THE ACADEMIC TRAINING INITIAL INFLUENCE DIRECTLY ON THE FREQUENCY OF USE OF EXPERIMENTS BY TEACHERS AND IN HOW THEY ORGANIZE AND LEAD-BASED ACTIVITIES IN THIS TEACHING RESOURCE; (2) THE COMPLETION OF COURSES/MEETING/PROCESS CONTINUED TRAINING, WHICH HAVE A FOCUS ON EXPERIMENTATION, MAY CONTRIBUTE TO THE HIGHER INCIDENCE OF EXPERIMENTS IN THE SCHOOL CONTEXT; (3) THE PROFESSIONAL CONDITIONS FOR THE DEVELOPMENT OF WORK TEACHING OF TEACHERS INFLUENCE THE USE OF EXPERIMENTS IN PHYSICS CLASSES; (4) THE PRESENCE OF CURRICULAR PROPOSAL JOURNAL OF SEE/SP AND THE SARESP, IN THE CONTEXT OF THE STATE OF SAO PAULO, INFLUENCE THE CHOICES OF THE TEACHER AND, CONSEQUENTLY, LEAD TO THE LOW FREQUENCY OF USE OF EXPERIMENTATION IN THEIR CLASSES; (5) THE PRESENCE OF PHYSICS LAB OR SCIENCE IN SCHOOL AND EXPERIMENTAL MATERIALS CONTRIBUTES TO THE MORE FREQUENT USE OF EXPERIMENTS IN PHYSICS TEACHING; (6) THE OBJECTIVES/GOALS THAT THE TEACHER ASSOCIATED WITH THE USE OF EXPERIMENTS DIRECTLY INFLUENCE THE FREQUENCY WITH WHICH HE MAKES USE OF THIS FEATURE AND THE WAY HE ORGANIZES AND CONDUCTS THE ACTIVITY; (7) THE PRESENCE OF PRESENTATIONS BASED ON EXPERIMENTATION IN TEACHING MATERIALS COMMONLY USED BY TEACHERS, CONTRIBUTES TO THE USE OF THIS FEATURE IN PHYSICS CLASSES. FINALLY, WE EMPHASIZE THAT THE EXPERIMENTS SHOULD HAVE MORE SPACE IN PHYSICS TEACHING. BUT, FOR THIS USE IS EFFECTIVE, WE BELIEVE THAT THE TEACHER SHOULD SELECT EXPERIMENTS RELEVANT AND WHICH HAVE EXCELLENT ROLE FOR THE CONTEXT IN WHICH THEY ARE INSERTED, THAT IS, IT IS NECESSARY TO CONSIDER THE TRUE ROLE OF EXPERIMENTATION IN RELATION TO OTHER POSSIBILITIES OF TEACHING RESOURCES AVAILABLE. FOR BOTH, IT IS ESSENTIAL THAT A SUFFICIENT TRAINING SO THAT THE TEACHER CAN MAKE USE OF THIS FEATURE PROPERLY IN THE DEVELOPMENT OF HIS WORK TEACHING, AS WELL AS MORE FAVORABLE WORKING CONDITIONS.
Arquivo:
DIS_MEST20150303_WESENDONK FERNANDA SAUZEM.pdf
Tamanho:
4729 Kb (4729285 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
12/04/2016 ÀS 13:33:25
Atualizado:
12/04/2016 ÀS 13:33:25
Visitas:
1874
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 07:57:53
Downloads:
56
Último Download em :
31/01/2024 ÀS 12:45:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por