UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Campus de Bauru
Home
|
Portal UNESP
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Mapa do Site
Home
Sua Tese
- Como Publicar
- Converter PDF
Pesquisa
- Simples
- Avançada
Administração
Home
Sua Tese
Pesquisa
Administração
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::
Detalhes do Documento
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE DIVISÃO PROVENIENTES DE ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
Autor:
SANTOS, SUZANA MARIA PEREIRA DOS
Email:
suzanamape@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA
Banca Examinadora:
♠
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
♠
Drª. SOUSA, MARIA DO CARMO DE
♠
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA
Data de Defesa:
12/02/2016
Palavras-Chave (PT):
♠
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
♠
CONCEITO DE DIVISÃO
♠
PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
♠
SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO PARTIU DE REFLEXÕES ACERCA DE MINHA PRÁTICA ENQUANTO PROFESSORA E COORDENADORA DA ÁREA DE MATEMÁTICA, QUANTO ÀS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DA DIVISÃO. DEFINE-SE COMO OBJETIVO GERAL, COMPREENDER OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE DIVISÃO QUE PODEM SER FORMADOS A PARTIR DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, POR ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, ESPECIFICAMENTE EXPLORANDO ALGORITMOS DA DIVISÃO. TEM-SE COMO REFERÊNCIA TEÓRICA A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E TEÓRICO-METODOLÓGICA A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, ESTA CONDUZIDA POR UMA HISTÓRIA VIRTUAL, UMA SITUAÇÃO EMERGENTE E UM JOGO, ELABORADOS A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOS OBJETIVOS CURRICULARES. ADOTA-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, NA QUAL A ANÁLISE DOS DADOS RECORREU-SE A EPISÓDIOS QUE EVIDENCIAM O MOVIMENTO DOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE DIVISÃO POR MEIO DOS RELATOS GRAVADOS E FILMADOS DOS SUJEITOS EM DIFERENTES MOMENTOS, ALÉM DE PRODUÇÕES ESCRITAS. DENTRE OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS MANIFESTOS ENCONTRAM-SE A RELAÇÃO DA DIVISÃO COM A DISTRIBUIÇÃO DE OBJETOS DISCRETOS, REPARTIÇÃO DE GRANDEZA CONTÍNUA, ALGORITMOS DE DIVISÃO DE NÚMEROS NO CAMPO DOS NATURAIS: MÉTODO DAS SUBTRAÇÕES SUCESSIVAS, MÉTODO DA REPARTIÇÃO USANDO ÁBACO, MÉTODO DA CHAVE E A RELAÇÃO COM O RESTO DA DIVISÃO.
Título (EN):
SENSE AND THE MEANINGS OF THE DIVISION CONCEPT FROM A LEARNING ORIENTATION ACTIVITY
Palavras-Chave (EN):
♠
DIVISION CONCEPT
♠
HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE
♠
LEARNING ORIENTATION ACTIVITY;
♠
SENSES AND MEANINGS
Resumo Original (EN):
THIS STUDY SET OUT TO REFLECT ON MY PRACTICE AS A TEACHER AND COORDINATOR IN MATHEMATICS, ABOUT THE DIFFICULTIES OF STUDENTS IN RELATION TO LEARNING DIVISION. IT IS DEFINED AS A GENERAL OBJECTIVE, UNDERSTANDING THE SENSE AND THE MEANINGS OF THE DIVISION CONCEPT THAT CAN BE FORMED FROM A LEARNING ORIENTATION ACTIVITY FOR THE 5TH YEAR OF PRIMARY SCHOOL STUDENTS , IN A PUBLIC SCHOOL IN THE STATE OF SÃO PAULO SPECIFICALLY EXPLORING DIVISION ALGORITHMS. IT HAS BEEN AS A THEORETICAL REFERENCE TO HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE AND THEORETICAL AND METHODOLOGICAL LEARNING ORIENTATION ACTIVITY, IT IS LED BY A VIRTUAL HISTORY, AN EMERGING SITUATION AND A GAME, DRAWN FROM AN ANALYSIS OF THE CURRICULAR OBJECTIVES. IT ADOPTS A QUALITATIVE RESEARCH APPROACH, IN WHICH THE DATA ANALYSIS APPEALED TO EPISODES, RECORDED AND FILMED, THAT SHOW THE MOVEMENT OF THE SENSES AND MEANINGS OF THE CONCEPT OF DIVISION THROUGH THE REPORTS OF THE SUBJECTS AT DIFFERENT TIMES, AS WELL AS WRITTEN PRODUCTIONS. AMONG THE SENSES AND MANIFEST MEANINGS ARE THE CORRELATION AMONG THE DIVISION WITH THE DISTRIBUTION OF DISCRETE OBJECTS, DIVISION OF CONTINUOUS QUANTITY, NUMBERS OF DIVISION ALGORITHMS IN THE NATURAL COURSE: METHOD OF SUCCESSIVE SUBTRACTIONS, METHOD OF ALLOCATION USING ABACUS, KEY METHOD AND THE RELATIONSHIP WITH THE REST OF THE DIVISION.
Arquivo:
DIS_MEST20160212_SANTOS SUZANA MARIA PEREIRA DOS.pdf
Tamanho:
4837 Kb (4837022 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/04/2016 ÀS 11:55:16
Atualizado:
11/04/2016 ÀS 11:55:16
Visitas:
801
Última Visita em :
11/07/2024 ÀS 07:53:10
Downloads:
116
Último Download em :
11/02/2024 ÀS 21:29:55
Faculdade de Ciências
Home
Portal UNESP
Unidades
WebMail
WebMaster
Política de Privacidade
Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
-
Grupo de Tecnologia da Informação
Protegido por