Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA
Autor:
NAUJALES, WANDER NATAN DE SENA
Email:
wn.naujales@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Banca Examinadora:
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Drª. BARROS, DANIELA MELARÉ VIEIRA
Dr. CIRINO, MARCELO MAIA
Data de Defesa:
23/02/2016
Palavras-Chave (PT):
ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)
LABORATÓRIO DIDÁTICO
TIC NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
TPACK
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE INTEGRA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA FOI ELABORADA E APLICADA JUNTO A ALUNOS VOLUNTÁRIOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE DUAS UNIDADES DA UNESP, A UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. OS ENCONTROS ONLINE FORAM REALIZADOS DE MANEIRA SÍNCRONA, MEDIADOS PELA SALA VIRTUAL DA UNESP, PROJETO QUE USA O ADOBE CONNECT PARA A INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES. ALÉM DISSO, TODA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SEGUIU AS RECOMENDAÇÕES DA LITERATURA PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, DESDE A SUA CONCEPÇÃO. O MATERIAL COLETADO FOI ANALISADO COM A TEORIA DA AÇÃO MEDIADA JUNTAMENTE COM O TPACK. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTRA QUE HOUVE AVANÇO NO CONHECIMENTO DE CONTEÚDO DOS ALUNOS E QUE EXISTIRAM INTERAÇÕES ENTRE SEUS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICO E DE CONTEÚDO, EVIDENCIADOS POR MEIO DE SEUS DIFERENTES GRAUS DE DOMÍNIOS E APROPRIAÇÕES DAS FERRAMENTAS INTERACIONAIS UTILIZADAS. OS ASPECTOS TÉCNICOS QUE INFLUENCIARAM O DESENVOLVIMENTO DOS ENCONTROS TAMBÉM SÃO DESCRITOS E EXAMINADOS, DENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE A PRESENÇA DE HARDWARE ESPECÍFICO E A CONEXÃO À INTERNET DOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS TAMBÉM MOSTRAM QUE A PRINCIPAL DIFERENÇA ENCONTRADA ENTRE A ATIVIDADE LABORATORIAL A DISTÂNCIA AQUI PROPOSTA E AS PRESENCIAIS SE DEU NA INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, DEVIDO À VARIEDADE DE FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA ESTA FINALIDADE. O TRABALHO EXPÕE PONTOS QUE DEVEM SER MELHORADOS PARA UMA APLICAÇÃO DO PROJETO NA EAD FUTURAMENTE, ASSIM COMO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS, POSSÍVEIS MANEIRAS DE ENCARÁ-LAS E QUESTIONAMENTOS DECORRENTES DOS RESULTADOS OBTIDOS.
Título (EN):
THE DIDACTIC CHEMISTRY LABORATORY AND THE DISTANCE LEARNING: PRELIMINARY INVESTIGATION OF A PRACTICAL ACTIVITY
Palavras-Chave (EN):
DIDACTIC LABORATORY
DISTANCE LEARNING
ICT IN TEACHING/LEARNING CHEMISTRY
TPACK
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK A DIDACTIC SEQUENCE THAT INTEGRATES THE DISTANCE LEARNING AND THE DIDACTIC CHEMISTRY LABORATORY WAS ELABORATED AND APPLIED WITH VOLUNTARY STUDENTS FROM COURSES OF LICENSE IN CHEMISTRY OF TWO UNESP'S UNITS, THE UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. THE ONLINE MEETINGS WERE MADE SYNCHRONOUSLY, MEDIATED BY UNESP'S SALA VIRTUAL, A PROJECT THAT USES ADOBE CONNECT FOR INTERACTION AMONG PARTICIPANTS. IN ADDITION, ALL THE DIDACTIC SEQUENCE FOLLOWED THE RECOMMENDATION FOR PRACTICAL ACTIVITIES IN THE SCIENCE EDUCATION FROM LITERATURE, SINCE ITS CONCEIVING. THE COLLECTED MATERIAL WERE ANALYZED WITH MEDIATED ACTION THEORY AND TPACK. THE DATA ANALYSIS SHOWS THAT THERE WAS IMPROVEMENT IN STUDENTS' CONTENT KNOWLEDGE AND THAT INTERACTIONS AMONG THEIR TECHNOLOGICAL AND CONTENT KNOWLEDGE EXISTED, EVIDENCED THROUGH THEIR DIFFERENT DOMAIN AND APPROPRIATION LEVELS OF THE INTERACTIONAL TOOLS USED. THE TECHNICAL ASPECTS THAT INFLUENCED THE MEETINGS' DEVELOPMENT ARE ALSO DESCRIBED AND EXAMINED, AMONG WHICH THE PRESENCE OF SPECIFIC HARDWARE AND STUDENTS' INTERNET CONNECTION STAND OUT. THE RESULTS ALSO SHOW THAT THE MAJOR DIFFERENCE FOUND BETWEEN THE DISTANCE LABORATORY ACTIVITY PROPOSED AND THE PRESENTIAL ONES IS THE INTERACTION AMONG THE PARTICIPANTS, DUE TO THE VARIETY OF THE AVAILABLE TOOLS FOR THIS AIM. THE WORK EXPOSES MATTERS THAT MUST BE IMPROVED IN ORDER TO APPLY THE PROJECT IN THE DISTANCE LEARNING IN THE FUTURE, AS WELL AS THE DIFFICULTIES ENCOUNTERED, POSSIBLE WAYS TO HANDLE THEM AND QUESTIONINGS DERIVED FROM THE RESULTS OBTAINED.
Arquivo:
DIS_MEST20160223_NAUJALES WANDER NATAN DE SENA.pdf
Tamanho:
3582 Kb (3582519 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/04/2016 ÀS 08:56:50
Atualizado:
01/04/2016 ÀS 08:56:50
Visitas:
506
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 02:43:21
Downloads:
21
Último Download em :
11/09/2020 ÀS 13:58:59
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por