Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor:
PEREIRA, ADAUTO DE JESUS
Email:
pereira@ipnet.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Banca Examinadora:
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Drª. DIAS, MARISA DA SILVA
Drª. TEDESCHI, WANIA
Data de Defesa:
02/02/2016
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
GEOMETRIA ESPACIAL
PNAIC
Resumo Original (PT):
O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NÃO TEM SIDO TRABALHADO ADEQUADAMENTE COM AS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM OS ANOS INICIAIS, EMBORA, CONSTE NOS PCN?S (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS) COMO UM CONTEÚDO IMPORTANTE PARA O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. DAÍ, A RAZÃO DE NOSSA PESQUISA. NO ANO DE 2014, POR CONTA DA PROGRAMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC), OS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE TODO O PAÍS, RECEBERAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA TRABALHAR OS EIXOS PROGRAMÁTICOS DA MATEMÁTICA, ENTRE OS QUAIS, O DA GEOMETRIA. INCLUSIVE, POR FORÇA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM CONTEMPLADOS NO PROGRAMA, CUJO LEMA É ?TODAS AS CRIANÇAS ALFABETIZADAS ATÉ OS OITO ANOS? NA LÍNGUA MATERNA E EM MATEMÁTICA. COM EFEITO, INTERESSOU-NOS, EM NOSSA PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO, A ANÁLISE DE PROBLEMAS DO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. E, PARA TANTO, FIZEMOS O USO DE DOIS INSTRUMENTOS: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA 19 ALUNOS DO 4º ANO, APLICADA NO INÍCIO E NO FINAL DA PESQUISA; UM QUESTIONÁRIO PARA AS PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS. A PERGUNTA QUE NOS ORIENTOU FOI A SEGUINTE: POR QUE AS CRIANÇAS AO CONCLUÍREM O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO NÃO SE APROPRIAM DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL? OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA A NECESSIDADE DE RESGATE E VALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CLÁSSICOS DA GEOMETRIA, EM RELAÇÃO AOS DEMAIS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO; E REVELAM, TAMBÉM, A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. NESTE CONTEXTO, NOSSO TRABALHO TEVE POR OBJETIVOS: DESENVOLVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COM BASE NA METODOLOGIA DA (PHC) PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, COMO SUBSÍDIO TEÓRICO E METODOLÓGICO AOS PROFESSORES ALFABETIZADORES, NA REALIZAÇÃO E CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS; PROMOVER A TRANSIÇÃO DO PENSAMENTO EMPÍRICO AO PENSAMENTO TEÓRICO, NO QUE DIZ RESPEITO À APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DO CAMPO DA GEOMETRIA ESPACIAL; E RESGATAR OS CONTEÚDOS CLÁSSICOS DA GEOMETRIA ESPACIAL, VIA ANÁLISE LÓGICO-HISTÓRICA, EM FACE DA DESVALORIZAÇÃO DOS MESMOS, DESENVOLVENDO-OS JÁ, A PARTIR DOS ANOS INICIAIS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
NUMERACY
PNAIC
SPATIAL GEOMETRY
Resumo Original (EN):
THE TEACHING OF SPATIAL GEOMETRY IN THE LITERACY CYCLE HAS NOT BEEN ADEQUATELY WORKED WITH CHILDREN ATTENDING THE EARLY YEARS, THOUGH; IT IS GIVEN IN THE NCPS (NATIONAL CURRICULUM PARAMETERS) AS AN IMPORTANT CONTENT TO THE START OF CONSTRUCTION OF GEOMETRIC THINKING. HENCE THE REASON FOR OUR RESEARCH. IN 2014, DUE TO THE PROGRAMMING OF THE NATIONAL PACT FOR LITERACY IN THE MIDDLE SURE, THE LITERACY TEACHERS NATIONWIDE RECEIVED SPECIFIC TRAINING TO WORK THE PROGRAM AREAS OF MATHEMATICS, INCLUDING THE GEOMETRY. INCLUDING , BY VIRTUE OF LEARNING RIGHTS CONTEMPLATED IN THE PROGRAM, WHOSE MOTTO IS EVERY CHILD LITERATE UNTIL THE EIGHT YEARS IN THE MOTHER TONGUE AND MATHEMATICS .INDEED, INTERESTED US IN OUR RESEARCH, QUALITATIVE, THE ANALYSIS OF THE SPATIAL GEOMETRY OF THE EDUCATIONAL PROBLEMS IN THE LITERACY CYCLE. AND TO DO SO WE MADE USE OF TWO INSTRUMENTS: A DIAGNOSTIC ASSESSMENT TO 19 STUDENTS OF THE 4TH YEAR, APPLIED AT THE BEGINNING AND END OF THE STUDY; A QUESTIONNAIRE TO THE TEACHERS ABOUT THE IMPORTANCE OF TEACHING GEOMETRY IN THE EARLY YEARS. THE QUESTION THAT GUIDED US WAS: WHY CHILDREN TO COMPLETE THE LITERACY CYCLE NOT APPROPRIATE THE SPATIAL GEOMETRY CONCEPTS? THE SURVEY RESULTS POINT TO THE NEED FOR RESCUE AND APPRECIATION OF CLASSICAL GEOMETRY CONTENT COMPARED TO OTHER CURRICULUM CONTENT; AND ALSO REVEAL THE PRECARIOUSNESS OF INITIAL AND CONTINUING TRAINING OF LITERACY TEACHERS. IN THIS CONTEXT , OUR STUDY AIMED TO : DEVELOP A DIDACTIC SEQUENCE, BASED ON THE METHODOLOGY OF THE HISTORICAL- CRITICAL PEDAGOGY , AS THEORETICAL AND METHODOLOGICAL SUBSIDY TO LITERACY TEACHERS , IMPLEMENTATION AND COMPLIANCE WITH THE LEARNING RIGHTS OF CHILDREN; PROMOTE THE TRANSITION FROM EMPIRICAL THINKING TO MORE ELABORATE THINKING, THEORETICAL , WITH REGARD TO THE APPROPRIATION OF SCIENTIFIC CONCEPTS FROM THE FIELD OF SPATIAL GEOMETRY ; AND RESCUE THE CLASSIC CONTENTS OF SPATIAL GEOMETRY , VIA LOGICAL AND HISTORICAL ANALYSIS , DUE TO THE DEVALUATION OF THEM, DEVELOPING THEM ALREADY , FROM THE EARLY YEARS .
Arquivo:
DIS_MEST20160202_PEREIRA ADAUTO DE JESUIS.pdf
Tamanho:
1446 Kb (1446781 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2016 ÀS 11:03:20
Atualizado:
31/03/2016 ÀS 11:03:20
Visitas:
731
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 23:50:44
Downloads:
69
Último Download em :
23/09/2020 ÀS 11:44:47
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por