Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A INTERAÇÃO MUSEU-ESCOLA SOB O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE
Autor:
CARNEIRO, GUILHERME DO AMARAL
Email:
guiamaral.biologo@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Dr. ROTHBERG, DANILO
Drª. FERNANDEZ, FERNANDA DA ROCHA BRANDO
Data de Defesa:
12/02/2016
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM MUSEUS
PESQUISA-AÇÃO
RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE CONTRIBUA NAS REFLEXÕES A RESPEITO DA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA. APOIOU-SE NA PROPOSTA DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE (IIR) CONCEBIDA PELO FILÓSOFO FRANCÊS GÉRARD FOUREZ (FOUREZ, 1998). O AUTOR SUGERE TRABALHOS ENVOLVENDO QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS DA ATUALIDADE BASEADOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS E QUE ESTIMULEM A PROBLEMATIZAÇÃO, AUTONOMIA E TOMADA DE DECISÕES. ESTA INVESTIGAÇÃO PROPÔS-SE AO DESAFIO DE CONSTRUIR UMA IIR QUE ENVOLVESSE ATIVIDADES NA ESCOLA E EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IIR ENVOLVEU O TEMA DA SEGURANÇA ALIMENTAR, AÇÕES PRÁTICAS E TEÓRICAS EM AMBAS AS INSTITUIÇÕES E OCORREU COM UMA TURMA DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA DAR EMBASAMENTO METODOLÓGICO PARA A COLETA DE DADOS E SUBSIDIAR A ANÁLISE DOS RESULTADOS, A PESQUISA ADOTOU UMA LINHA DOS ESTUDOS SOCIAIS, A PESQUISA-AÇÃO, QUE PRESSUPÕE O ENVOLVIMENTO DO PESQUISADOR NA CONDUÇÃO CRÍTICA DO PROCESSO INVESTIGATIVO. A INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS FOI FEITA SOB A LUZ DAS IDEIAS DE FOUREZ E DO REFERENCIAL DAS IIR. AS ATIVIDADES PROPOSTAS APONTAM PARA UMA INTERAÇÃO MUSEU-ESCOLA QUE PROPORCIONOU O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES, QUE TROUXE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E NA ESTRUTURAÇÃO DE ROTEIROS DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE NORTEIEM AS ATIVIDADES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NA SUA INTERAÇÃO COM A ESCOLA BASEADOS EM UMA RACIONALIDADE INTERDISCIPLINAR.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ACTION RESEARCH
MUSEUM EDUCATION
MUSEUM-SCHOOL RELATIONSHIP
SCIENCE EDUCATION
SCIENTIFIC LITERACY
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMS TO PRESENT A THEORETICAL FRAMEWORK THAT HELPS IN THINKING ABOUT THE MUSEUMSCHOOL RELATIONSHIP. THIS RESEARCH ADOPTED THE PROPOSAL OF THE INTERDISCIPLINARY ISLANDS OF RATIONALITY (IIR) DESIGNED BY FRENCH PHILOSOPHER GÉRARD FOUREZ (FOUREZ, 1998). THE AUTHOR SUGGESTS WORK INVOLVING SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES BASED ON CURRENT PROBLEM SITUATIONS AND TO ENCOURAGE THE QUESTIONING, AUTONOMY AND DECISION-MAKING. THIS RESEARCH PROPOSED THE CHALLENGE OF BUILDING A IIR INVOLVING ACTIVITIES AT SCHOOL AND AT A SCIENCE MUSEUM. THE PROCESS OF BUILDING THE IIR INVOLVED THE ISSUE OF FOOD SECURITY, THEORETICAL AND PRACTICAL ACTIONS IN BOTH INSTITUTIONS AND WAS MADE WITH A GROUP OF FIFTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL. TO PROVIDE METHODOLOGICAL BASIS FOR DATA COLLECTION AND SUPPORT THE ANALYSIS OF THE RESULTS, THE SURVEY ADOPTED A LINE OF SOCIAL STUDIES, ACTION RESEARCH, WHICH REQUIRES THE INVOLVEMENT OF THE RESEARCHER IN CRITICAL DRIVING THE INVESTIGATIVE PROCESS. INTERPRETATION OF THE RESULTS WAS MADE IN THE LIGHT OF THE IDEAS OF FOUREZ AND REFERENCE OF IIR. THE PROPOSED ACTIVITIES POINT TO A MUSEUM-SCHOOL INTERACTION THAT PROVIDED THE BEGINNING OF SCIENTIFIC LITERACY PROCESS FOR STUDENTS, BROUGHT CONTRIBUTIONS TO THE TRAINING OF TEACHERS IN THE DESIGN OF INTERDISCIPLINARY PROJECTS AND IT HELPED TO STRUCTURE ACTIVITIES OF MUSEUMS AND SCIENCE CENTERS. THE RESEARCH REINFORCES THE IMPORTANCE OF THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK TO GUIDE THE ACTIVITIES OF MUSEUMS AND SCIENCE CENTERS IN THEIR INTERACTION WITH THE SCHOOL BASED ON AN INTERDISCIPLINARY RATIONALITY.
Arquivo:
DIS_MEST20160212_CARNEIRO GUILHERME DO AMARAL.pdf
Tamanho:
84680 Kb (84680889 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
26 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2016 ÀS 10:29:31
Atualizado:
31/03/2016 ÀS 10:29:31
Visitas:
696
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 20:07:12
Downloads:
9
Último Download em :
04/10/2019 ÀS 18:09:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por