DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
A INTERAÇÃO MUSEU-ESCOLA SOB O REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE |
Autor: |
CARNEIRO, GUILHERME DO AMARAL |
Email: |
guiamaral.biologo@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2016 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. CAVASSAN, OSMAR |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CAVASSAN, OSMAR ♠ Dr. ROTHBERG, DANILO ♠ Drª. FERNANDEZ, FERNANDA DA ROCHA BRANDO
|
Data de Defesa: |
12/02/2016 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ♠ EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ♠ EDUCAÇÃO EM MUSEUS ♠ PESQUISA-AÇÃO ♠ RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE
CONTRIBUA NAS REFLEXÕES A RESPEITO DA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA. APOIOU-SE NA PROPOSTA DAS ILHAS
INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE (IIR) CONCEBIDA PELO FILÓSOFO FRANCÊS GÉRARD FOUREZ
(FOUREZ, 1998). O AUTOR SUGERE TRABALHOS ENVOLVENDO QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS DA
ATUALIDADE BASEADOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMAS E QUE ESTIMULEM A PROBLEMATIZAÇÃO, AUTONOMIA E
TOMADA DE DECISÕES. ESTA INVESTIGAÇÃO PROPÔS-SE AO DESAFIO DE CONSTRUIR UMA IIR QUE
ENVOLVESSE ATIVIDADES NA ESCOLA E EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IIR
ENVOLVEU O TEMA DA SEGURANÇA ALIMENTAR, AÇÕES PRÁTICAS E TEÓRICAS EM AMBAS AS INSTITUIÇÕES E
OCORREU COM UMA TURMA DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA DAR EMBASAMENTO
METODOLÓGICO PARA A COLETA DE DADOS E SUBSIDIAR A ANÁLISE DOS RESULTADOS, A PESQUISA ADOTOU
UMA LINHA DOS ESTUDOS SOCIAIS, A PESQUISA-AÇÃO, QUE PRESSUPÕE O ENVOLVIMENTO DO PESQUISADOR
NA CONDUÇÃO CRÍTICA DO PROCESSO INVESTIGATIVO. A INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS FOI FEITA SOB A
LUZ DAS IDEIAS DE FOUREZ E DO REFERENCIAL DAS IIR. AS ATIVIDADES PROPOSTAS APONTAM PARA UMA
INTERAÇÃO MUSEU-ESCOLA QUE PROPORCIONOU O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS
ESTUDANTES, QUE TROUXE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONCEPÇÃO DE PROJETOS
INTERDISCIPLINARES E NA ESTRUTURAÇÃO DE ROTEIROS DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS. A PESQUISA
REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE NORTEIEM AS ATIVIDADES DE
MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NA SUA INTERAÇÃO COM A ESCOLA BASEADOS EM UMA RACIONALIDADE
INTERDISCIPLINAR. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ACTION RESEARCH ♠ MUSEUM EDUCATION ♠ MUSEUM-SCHOOL RELATIONSHIP ♠ SCIENCE EDUCATION ♠ SCIENTIFIC LITERACY
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY AIMS TO PRESENT A THEORETICAL FRAMEWORK THAT HELPS IN THINKING ABOUT THE MUSEUMSCHOOL
RELATIONSHIP. THIS RESEARCH ADOPTED THE PROPOSAL OF THE INTERDISCIPLINARY ISLANDS OF
RATIONALITY (IIR) DESIGNED BY FRENCH PHILOSOPHER GÉRARD FOUREZ (FOUREZ, 1998). THE AUTHOR
SUGGESTS WORK INVOLVING SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES BASED ON CURRENT PROBLEM SITUATIONS AND TO
ENCOURAGE THE QUESTIONING, AUTONOMY AND DECISION-MAKING. THIS RESEARCH PROPOSED THE
CHALLENGE OF BUILDING A IIR INVOLVING ACTIVITIES AT SCHOOL AND AT A SCIENCE MUSEUM. THE
PROCESS OF BUILDING THE IIR INVOLVED THE ISSUE OF FOOD SECURITY, THEORETICAL AND PRACTICAL
ACTIONS IN BOTH INSTITUTIONS AND WAS MADE WITH A GROUP OF FIFTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL. TO
PROVIDE METHODOLOGICAL BASIS FOR DATA COLLECTION AND SUPPORT THE ANALYSIS OF THE RESULTS, THE
SURVEY ADOPTED A LINE OF SOCIAL STUDIES, ACTION RESEARCH, WHICH REQUIRES THE INVOLVEMENT OF THE
RESEARCHER IN CRITICAL DRIVING THE INVESTIGATIVE PROCESS. INTERPRETATION OF THE RESULTS WAS MADE
IN THE LIGHT OF THE IDEAS OF FOUREZ AND REFERENCE OF IIR. THE PROPOSED ACTIVITIES POINT TO A
MUSEUM-SCHOOL INTERACTION THAT PROVIDED THE BEGINNING OF SCIENTIFIC LITERACY PROCESS FOR
STUDENTS, BROUGHT CONTRIBUTIONS TO THE TRAINING OF TEACHERS IN THE DESIGN OF INTERDISCIPLINARY
PROJECTS AND IT HELPED TO STRUCTURE ACTIVITIES OF MUSEUMS AND SCIENCE CENTERS. THE RESEARCH
REINFORCES THE IMPORTANCE OF THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK TO GUIDE THE ACTIVITIES
OF MUSEUMS AND SCIENCE CENTERS IN THEIR INTERACTION WITH THE SCHOOL BASED ON AN
INTERDISCIPLINARY RATIONALITY. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20160212_CARNEIRO GUILHERME DO AMARAL.pdf
|
Tamanho: |
84680 Kb (84680889 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
26 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
31/03/2016 ÀS 10:27:39 |
Atualizado: |
31/03/2016 ÀS 10:27:39 |
Visitas: |
765 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 12:43:21 |
Downloads: |
24 |
Último Download em : |
15/05/2024 ÀS 11:48:17 |