Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: A EXPECTATIVA DO ALUNO SURDO DO ENSINO MDIO
Autor:
MOURA, ADELSO FIDELIS
Email:
suricate.2008@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CINCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LEITE, LCIA PEREIRA
Co-Orientador:
Dr. MARTINS, SANDRA ELI SARTORETO DE OLIVEIRA
Banca Examinadora:
Dr. CAPELLINI, VERA LCIA MESSIAS FIALHO
Dr. LEITE, LCIA PEREIRA
Dr. FERNANDES, SUELI DE FTIMA
Data de Defesa:
19/02/2016
Palavras-Chave (PT):
EDUCAO INCLUSIVA
ENSINO MDIO
ENSINO SUPERIOR
LIBRAS
SURDO
Resumo Original (PT):
DIANTE DO CENRIO APRESENTADO PELA PROPOSTA DA EDUCAO INCLUSIVA, O ACESSO ESCOLA GARANTIDO POR LEI PARA ESTUDANTES COM DEFICINCIA. ESTUDOS VOLTADOS PARA A ANLISE E A DISCUSSO DAS CONDIES DESTE ACESSO E A PERMANNCIA DESTE PBLICO NA UNIVERSIDADE SO CONSIDERADOS IMPORTANTES PARA A EFETIVAO DESSE DIREITO. LOGO, ESTA PESQUISA BUSCOU LEVANTAR AS EXPECTATIVAS RELACIONADAS S CONDIES DE ACESSO E PERMANNCIA DO ESTUDANTE SURDO NO ENSINO SUPERIOR, SUBSIDIADA PELOS RELATOS E APONTAMENTOS DESSES ESTUDANTES SURDOS MATRICULADOS NO ENSINO MDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. FORAM OBJETIVOS COMPLEMENTARES: A IDENTIFICAO, DESCRIO E ANLISE DOS FACILITADORES E DAS BARREIRAS RECONHECIDAS POR ESSE ALUNADO PARA O SEU INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR, LUZ DA REVISO DAS POLTICAS PBLICAS EDUCACIONAIS E DE PRODUES CIENTFICAS A RESPEITO DA TEMTICA. CONSIDERANDO A PERCEPO DO SURDO COMO A MELHOR MANEIRA PARA QUESTIONAR SEU PRPRIO PROCESSO EDUCACIONAL, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM SETE ESTUDANTES SURDOS MATRICULADOS EM ESCOLAS PBLICAS DO ENSINO MDIO E QUE RECEBIAM APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NUMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICPIO DE BAURU (SP). BUSCOU-SE, NESTA AO, A COLETA DE INFORMAES QUE NOS INDICASSEM QUAIS SO AS DIFICULDADES E OS ANSEIOS DOS ALUNOS SURDOS QUANDO SE DEPARAM COM A POSSIBILIDADE DO INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR. A ANLISE DOS DADOS OBTIDOS COM AS ENTREVISTAS FOI SISTEMATIZADA EM QUATRO TEMAS QUE BUSCARAM AGLUTINAR OS RELATOS DOS ESTUDANTES SURDOS, SENDO: DESENVOLVIMENTO LINGUSTICO; PERCURSO EDUCACIONAL; IMPLICAES NA RELAO ENTRE SURDOS E COM OUVINTES; EXPECTATIVA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. SENDO QUE PARA CADA TEMA FORAM ELABORADOS TPICOS TEMTICOS COM A INTENO DE POSSIBILITAR UMA ANLISE MINUCIOSA DAS CONSIDERAES APRESENTADAS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE EMBORA AS CONDIES DE ACESSO AINDA LHES SEJAM DIFCEIS, OS ALUNOS SURDOS QUE ESTO NO ENSINO MDIO TM O DESEJO DE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE E DE CONTINUAR SEUS ESTUDOS. NO ENTANTO, FALTA PREPARO E ORIENTAO DA ESCOLA BSICA EM FORM-LOS PARA QUE POSSAM ADQUIRIR CONHECIMENTOS NECESSRIOS A FIM DE CURSAR O ENSINO SUPERIOR. OUTRO FATOR RELEVANTE QUE MARCA A POUCA EXPRESSIVIDADE DE SURDOS NA UNIVERSIDADE OCORRE FORTEMENTE EM FUNO DA AUSNCIA DE INTRPRETES. AS CONTRIBUIES DESSA ANLISE VO ALM DA EDUCAO FORMAL, PASSANDO PELA SIGNIFICAO DA APRENDIZAGEM E DA POSSIBILIDADE DE AMPLIAO DO ACESSO E DAS CONDIES DE PERMANNCIA NO CONTEXTO UNIVERSITRIO. OS DADOS DESTE ESTUDO INDICAM QUE PARA OS SURDOS ENTREVISTADOS O ENSINO SUPERIOR AINDA SE MOSTRA COMO UM NVEL EDUCACIONAL AINDA DISTANTE DO SEU ALCANCE, MESMO PARA AQUELES QUE DESEJAM FREQUENT-LO.
Título (EN):
ACCESS TO HIGHER EDUCATION: A STUDENT EXPECTATION OF DEAF HIGH SCHOOL
Palavras-Chave (EN):
BRAZILIAN SIGN LANGUAGE
DEAF
HIGH SCHOOL
HIGHER EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
Resumo Original (EN):
GIVEN THE SCENARIO PRESENTED BY INCLUSIVE EDUCATION PROPOSAL, ACCESS TO EDUCATION IS GUARANTEED BY LAW TO STUDENTS WITH DISABILITIES. STUDIES AIMED TO ANALYZING AND DISCUSSING THEIR ACCESS AND PERMANENCE CONDITIONS TO THE UNIVERSITY ARE CONSIDERED IMPORTANT ASPECTS TO ACHIEVE SUCH RIGHT. THUS, THIS STUDY AIMED TO RESEARCH EXPECTATIONS RELATED TO ACCESS AND PERMANENCE CONDITIONS OF DEAF STUDENTS TO HIGHER EDUCATION. IT IS BASED ON REPORTS AND INDICATIONS OF DEAF STUDENTS ENROLLED ON PUBLIC HIGH SCHOOLS. COMPLEMENTARY OBJECTIVES WERE: IDENTIFYING, DESCRIBING AND ANALYZING ENABLERS AND BARRIERS RECOGNIZED BY THESE STUDENTS TO ACCESS HIGHER EDUCATION, FROM THE REVIEW OF PUBLIC EDUCATIONAL POLICIES AND SCIENTIFIC PRODUCTION ABOUT THIS THEME. CONSIDERING THE DEAF PERCEPTION AS THE BEST WAY TO QUESTION THEIR OWN EDUCATIONAL PROCESS, INTERVIEWS WERE MADE WITH SEVEN DEAF STUDENTS FROM PUBLIC HIGH SCHOOLS WHO ALSO RECEIVED SPECIAL EDUCATIONAL SUPPORT FROM A STATE SCHOOL UNIT IN BAURU (SAO PAOLO STATE). IN THIS ACTION, WE SOUGHT TO COLLECT INFORMATION IN ORDER TO INDICATE WHAT DIFFICULTIES AND ANXIETIES DEAF STUDENTS FACE WITH THE POSSIBILITY OF ENTERING HIGHER EDUCATION. THE ANALYSIS OF DATA GATHERED FROM THE INTERVIEWS WAS SYSTEMATIZED INTO FOUR THEMES IN ORDER TO AGGLUTINATE THE DEAF STUDENTS' REPORTS: LINGUISTIC DEVELOPMENT, EDUCATIONAL TRAJECTORY, IMPLICATIONS IN THE RELATIONSHIP BETWEEN DEAF STUDENTS AND BETWEEN THEM AND HEARING STUDENTS; EXPECTATIONS OF ACCESS TO HIGHER EDUCATION. TO EACH THEME, THEMATIC TOPICS WERE RESULTED IN ORDER TO MAKE IT POSSIBLE A PRECISE ANALYSIS OF THE CONSIDERATIONS PRESENTED. RESULTS SHOWED THAT, ALTHOUGH ACCESS CONDITIONS ARE STILL HARD, DEAF HIGH SCHOOL STUDENTS DESIRE TO GO TO UNIVERSITY AND KEEP STUDYING. HOWEVER, LACK OF PREPARATION AND ORIENTATION IN FORMAL LEARNING HAMPERS THEIR ACQUIRING OF NECESSARY KNOWLEDGE IN ORDER TO ATTEND HIGHER EDUCATION. ANOTHER RELEVANT FACTOR WHICH EMPHASIZES LITTLE EXPRESSIVENESS OF THE DEAF IN UNIVERSITIES IS STRONGLY DUE TO THE LACK OF INTERPRETERS. CONTRIBUTIONS OF THIS ANALYSIS GO BEYOND FORMAL EDUCATION, GOING THROUGH LEARNING MEANING AND POSSIBILITY OF INCREASING ACCESS AND PERMANENCE CONDITIONS IN THE UNIVERSITY CONTEXT. DATA FROM THIS RESEARCH INDICATE THAT, FOR THE DEAF STUDENTS INTERVIEWED, HIGHER EDUCATION IS STILL AN EDUCATIONAL LEVEL FAR FROM THEIR REACH, EVEN FOR THE ONES WHO DESIRE TO ATTEND IT.
Arquivo:
DIS_MEST20160219_MOURA ADELSO FIDELIS.pdf
Tamanho:
1676 Kb (1676149 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
31/03/2016 ÀS 08:58:11
Atualizado:
31/03/2016 ÀS 08:58:11
Visitas:
635
Última Visita em :
19/08/2019 ÀS 05:01:18
Downloads:
70
Último Download em :
07/07/2019 ÀS 13:13:51
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por