Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REPERTÓRIOS DE ENSINO NO CONTEXTO DA PROVA BRASIL/SAEB
Autor:
QUARTAROLI FERNANDES, ELEN DAIANE
Email:
quartarelen@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Drª. MARIS VERSUTI-STOQUE, FABIANA
Data de Defesa:
25/02/2016
Palavras-Chave (PT):
APRENDIZAGEM DOCENTE
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LÍNGUA PORTUGUESA
SAEB
Resumo Original (PT):
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB/PROVA BRASIL) FOI ESTABELECIDO COM O PROPÓSITO DE MONITORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DE REORIENTAR AS DIRETRIZES CORRESPONDENTES. NO SAEB/PROVA BRASIL, AS MATRIZES DE REFERÊNCIA EXPLICITAM AS APRENDIZAGENS DOS COMPONENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE MATEMÁTICA PRECONIZADAS AO FINAL DO 5º. E DO 9º. ANOS. ADMITE-SE QUE PARA QUE O PROFESSOR POSSA FUNDAMENTAR SUAS AÇÕES NAS DIRETRIZES, NAS MATRIZES DE REFERÊNCIA E NOS RESULTADOS DO SAEB/PROVA BRASIL SÃO NECESSÁRIAS DIFERENTES APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS. O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU, FUNDAMENTADO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO COM O PROFESSOR QUE PODERIAM DESENVOLVER APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DEFINIDAS PELO ESTABELECIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS ENTRE AS HABILIDADES PRECONIZADAS NAS MATRIZES DE REFERÊNCIA E AS MEDIDAS DE DESEMPENHO INFERIDAS PELO PROFESSOR A PARTIR DAS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM CONDIÇÕES DE ENSINO POR ELE DISPOSTAS. PARTICIPOU UMA PROFESSORA DO 5º. ANO, LOTADA EM ESCOLA MUNICIPAL. NO PROCEDIMENTO ADOTADO, A FASE 1 OBTEVE INFORMAÇÕES SOBRE AS UNIDADES DIDÁTICAS PREVISTAS. A FASE 2 OBJETIVOU DESENVOLVER ANÁLISES, PELA PROFESSORA, DE CARACTERÍSTICAS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA JÁ MINISTRADA (SD1) E NA DECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS PREVISTAS EM COMPORTAMENTOS TERMINAL E INTERMEDIÁRIOS DE UMA NOVA SD. A FASE 3 OBJETIVOU O PLANEJAMENTO DE UMA NOVA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD2), O REGISTRO EM VÍDEO DAS AULAS CORRESPONDENTES E A ANÁLISE DE EPISÓDIOS EXTRAÍDOS DOS REGISTROS DAS AULAS. AS FASES 4, 5 E 6 FORAM IDÊNTICAS À FASE 3, CONTUDO, ENVOLVERAM NOVAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. INICIALMENTE, A PROFESSORA ESTIMOU QUE UMA MESMA APRENDIZAGEM ESPERADA OU INFERIDA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS VÍDEOS PODERIA SE CONSTITUIR EM MEDIDA DE DIFERENTES HABILIDADES DISPOSTAS NAS MATRIZES, ASSIM COMO UMA HABILIDADE ADMITIRIA VARIADAS MEDIDAS EM DIFERENTES APRENDIZAGENS. NA EXPOSIÇÃO CONTINUADA ÀS INTERAÇÕES COM A PESQUISADORA CONSTATOU-SE O DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIOS DISCRIMINATIVOS: A PROFESSORA RELACIONOU, DE MODO MAIS ESPECÍFICO E EXCLUDENTE, MEDIDAS DE APRENDIZAGENS INFERIDAS DA OBSERVAÇÃO DOS VÍDEOS DAS AULAS COM HABILIDADES DAS MATRIZES. FORAM OBSERVADOS RELATOS NOS QUAIS A PROFESSORA VINCULAVA DE MODO MAIS DIRETO CARACTERÍSTICAS DOS DESEMPENHOS DOS ALUNOS COM SUAS AÇÕES EM SALA DE AULA. TAIS RESULTADOS DOCUMENTAM RELEVANTES AQUISIÇÕES EM TERMOS DE REPERTÓRIOS DE ENSINO DIANTE DAS CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO ADOTADAS NESTA PESQUISA. DOIS RESULTADOS ADICIONAIS INSTIGAM PESQUISAS FUTURAS. A PROFESSORA IDENTIFICOU QUE PRÁTICAS DE ENSINO MOSTRAM-SE RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGENS QUALITATIVAMENTE DIFERENTES. CONTUDO, ELA ARGUMENTOU QUE PRÁTICAS RELACIONADAS COM MEDIDAS CONSISTENTES COM APRENDIZAGENS EXPLICITADAS NAS MATRIZES IRIAM INVIABILIZAR A EXPOSIÇÃO DE TODO O CONTEÚDO PREVISTO EM RAZÃO DO TEMPO NECESSÁRIO PARA A APLICAÇÃO DAS MESMAS. POR FIM, MOSTROU-SE INCAPAZ DE ALTERAR PRÁTICAS QUE, DE MODO REINCIDENTE, EVIDENCIARAM INSUCESSO NO ENSINO DAS APRENDIZAGENS ESPERADAS. OS RESULTADOS SALIENTAM A URGENTE E A NECESSÁRIA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A MEDIAÇÃO DO CONTATO DOS PROFESSORES COM DIMENSÕES DO SAEB/PROVA BRASIL EM FACE DA RECONHECIDA INSUFICIÊNCIA DESTA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL GERAR CONDIÇÕES FORMATIVAS OU APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS IMPRESCINDÍVEIS AOS REPERTÓRIOS DE ENSINO DOS PROFESSORES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EVALUATION IN LARGE SCALE
LEARNING TEACHING
PORTUGUESE LANGUAGE
SAEB
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
THE BASIC EDUCATION EVALUATION SYSTEM (SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SAEB) WAS ESTABLISHED IN ORDER TO MONITOR THE QUALITY OF EDUCATION AND REORIENTING THE CORRESPONDING GUIDELINES. IN THE SAEB THE REFERENCE MATRICES EXPLAIN THE LEARNING COMPONENTS OF PORTUGUESE LANGUAGE AND MATHEMATICS OF THE 5TH. AND 9TH. YEARS. FOR TEACHER TO BASE THEIR ACTIONS USING THE GUIDELINES, USING THE REFERENCE MATRICES, AND FINALLY BY USING THE RESULTS OF SAEB, ARE REQUIRED DIFFERENT LEARNING APPROACHES. THIS STUDY INVESTIGATED, BASED ON BEHAVIOR ANALYSIS, INTERACTION TERMS WITH THE TEACHER WHO COULD DEVELOP A LEARNING STRATEGIES USING THE REFERENCE MATRICES AND PERFORMANCE MEASURES OBTAINED BY THE TEACHER FROM THE STUDENTS' INTERACTIONS. THE STUDY WAS CONDUCTED WITH A TEACHER OF THE 5TH YEAR. IN THE PROCEDURE ADOPTED, PHASE 1 OBTAINED INFORMATION ON THE PLANNED TEACHING UNITS. PHASE 2 AIMED TO DEVELOP ANALYSIS OF THE CHARACTERISTICS OF A DIDACTIC SEQUENCE (SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD) ALREADY GIVEN (SD1) AND THE DECOMPOSITION OF LEARNING PROVIDED IN TERMINAL BEHAVIORS AND INTERMEDIARIES IN A NEW SD. THE PHASE 3 AIMED PLANNING A NEW INSTRUCTIONAL SEQUENCE (SD2), THE VIDEO RECORD OF THE CORRESPONDING CLASSES AND EXTRACTED EPISODES ANALYSIS OF RECORDS OF CLASSES. PHASES 4, 5 AND 6 WERE IDENTICAL TO PHASE 3, HOWEVER, INVOLVED NEW TEACHING SEQUENCES. INITIALLY, THE TEACHER ESTIMATED THAT THE SAME EXPECTED LEARNING OR OBTAINED FROM THE OBSERVATION OF THE VIDEOS COULD CONSTITUTE DIFFERENT SKILLS PROVIDED BY THE REFERENCE MATRICES. IN THE CLASSES TAUGHT BY TEACHER, FOUND THAT THE DEVELOPMENT OF DISCRIMINATIVE REPERTOIRES: THE TEACHER RELATED, LEARNING MEASURES OBTAINED BY OBSERVING THE VIDEO CLASSES WITH SKILLS MATRICES. IT WAS OBSERVED THAT THE TEACHER GET BETTER RESULTS USING NEW SKILLS ACQUIRED THROUGH THE PROCEDURE ADOPTED. IN SHORT, WE CAN DRAWN SOME CONCLUSIONS. THE TEACHER FOUND THAT TEACHING PRACTICES SHOWED TO BE RELEVANT TO THE DEVELOPMENT OF QUALITATIVELY DIFFERENT LEARNING. HOWEVER, IT IS WORTH NOTING THAT THE TEACHER ARGUED THAT THE PRACTICES RELATED ABOVE MAKE IT DIFFICULT THE IMPLEMENTATION OF SCHEDULE PLANNED DUE TO THE TIME REQUIRED FOR IMPLEMENTATION. FINALLY, PROVED UNABLE TO CHANGE PRACTICES THAT SHOWED FAILURE IN TEACHING THE EXPECTED LEARNING. THE RESULTS SHOW THE URGENT AND THE NECESSARY PRODUCTION OF KNOWLEDGE ABOUT OF THE CONTACT BETWEEN TEACHERS AND SAEB IN THE FACE OF RECOGNIZED FAILURE OF THIS PUBLIC EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20160225_QUARTAROLI FERNANDES ELEN DAIANE.pdf
Tamanho:
2550 Kb (2550621 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
24/03/2016 ÀS 16:31:45
Atualizado:
24/03/2016 ÀS 16:31:45
Visitas:
713
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 20:56:23
Downloads:
26
Último Download em :
31/01/2024 ÀS 16:30:01
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por