Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
CONTINGÊNCIAS FACILITADORAS DE COMPORTAMENTO VERBAL EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR E PRÁTICAS PARENTAIS: UMA INTERVENÇÃO COM MÃES
Autor:
KICH GRECCO, MAÍSA
Email:
maisakg@bol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Co-Orientador:
Drª. BUFFA, MARIA JOSÉ MONTEIRO BENJAMIN
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. GOLFETO, RAQUEL MELO
Drª. POSTALLI, LÍDIA MARIA MARSON
Data de Defesa:
16/02/2016
Palavras-Chave (PT):
COMPORTAMENTO VERBAL
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
IMPLANTE COCLEAR
TREINO DE PAIS
Resumo Original (PT):
O OUVINTE, SE BEM TREINADO, PODE FORNECER ESTÍMULOS DISCRIMINATIVOS E REFORÇADORES PARA RESPOSTAS DO FALANTE. NO ENTANTO, TAMBÉM PODE EMITIR COMPORTAMENTOS SUPRESSORES DO COMPORTAMENTO VERBAL. NOS CASOS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA, OS PAIS PODEM TER DIFICULDADE EM ESTIMULAR O COMPORTAMENTO VERBAL AINDA QUE A PRIVAÇÃO SONORA SEJA SUPERADA PELO IMPLANTE COCLEAR, POIS OUVIR E SE COMUNICAR ORALMENTE REQUER APRENDIZAGEM. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO TREINO DE PAIS ENQUANTO AUDIÊNCIA PARA ESTABELECIMENTO DO COMPORTAMENTO VERBAL DE FALANTE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU AMPLIAR O REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DE ENSINO DE OPERANTES VERBAIS DE MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E IMPLANTE COCLEAR POR UM PROGRAMA INSTRUCIONAL DESENVOLVIDO PARA ESSE FIM; E VERIFICAR SE ESTE PROGRAMA AUMENTOU A FREQUÊNCIA DE EMISSÃO DE OPERANTES VERBAIS POR SEUS FILHOS CONSIDERANDO A QUALIDADE DA PRODUÇÃO ORAL. PARTICIPARAM DUAS CRIANÇAS DE IDADES ENTRE CINCO E SETE ANOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL PRÉ-LINGUAL E USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR E SUAS MÃES. FORAM AVALIADOS COMPORTAMENTOS DE ENSINO DE COMPORTAMENTO VERBAL EMITIDOS PELAS MÃES E OPERANTES VERBAIS EMITIDOS PELAS CRIANÇAS ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO, DE ACORDO COM UM DELINEAMENTO DE LINHA DE BASE MÚLTIPLA ENTRE PARTICIPANTES. UM QUESTIONÁRIO SONDOU COMPORTAMENTOS COM FUNÇÃO DE ANTECEDENTE E CONSEQUENTE EMITIDOS PELAS MÃES PARA OS OPERANTES VERBAIS ECOICO, TATO, MANDO E INTRAVERBAL EMITIDOS PELOS FILHOS. AS CRIANÇAS FORAM AVALIADAS NOS MESMOS OPERANTES VERBAIS EM TENTATIVAS DISCRETAS. O PROGRAMA INSTRUIU AS MÃES A FORNECER ANTECEDENTES E CONSEQUENTES PARA OPERANTES VERBAIS EMITIDOS PELOS FILHOS. OS RESULTADOS COMPARARAM O NÚMERO DE OPERANTES VERBAIS IDENTIFICADOS PELAS MÃES E DE COMPORTAMENTOS DE ENSINO DESSES, ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO, E AS PRODUÇÕES ORAIS DAS CRIANÇAS. FOI OBSERVADO UM AUMENTO NO RELATO DE COMPORTAMENTOS DE ENSINO DAS DUAS MÃES APÓS A INTERVENÇÃO PARA A MAIORIA DOS OPERANTES VERBAIS, FORNECENDO MAIS ANTECEDENTES E CONSEQUENTES. NAS PRODUÇÕES ORAIS DAS CRIANÇAS, OBSERVOU-SE UMA FALA MAIS PRECISA LOGO APÓS AS MÃES REALIZARAM A INTERVENÇÃO. PODE-SE SUGERIR QUE AMPLIAR O REPERTÓRIO DE ENSINO DE OPERANTES VERBAIS DAS MÃES AFETA POSITIVAMENTE A FALA DE SEUS FILHOS. ESTUDOS FUTUROS DEVEM REFINAR ESSE PROGRAMA ENQUANTO TECNOLOGIA DE ENSINO APLICÁVEL EM ESCALA MAIOR.
Título (EN):
CONTINGENCIES ENABLING BEHAVIOR VERBAL FOR CHILDREN WITH COCHLEAR IMPLANT AND PRACTICAL PARENTING: AN INTERVENTION WITH MOTHERS
Palavras-Chave (EN):
COCHLEAR IMPLANTS
HEARING IMPAIRMENT
PARENT TRAINING
VERBAL BEHAVIOR
Resumo Original (EN):
THE LISTENER, IF WELL TRAINED, CAN PROVIDE DISCRIMINATIVE AND REINFORCING STIMULI TO THE SPEAKER'S ANSWERS. HOWEVER, IT CAN ALSO ISSUE SUPPRESSING BEHAVIORS OF VERBAL BEHAVIOR. IN CASES OF HEARING IMPAIRMENT, PARENTS CAN FIND IT DIFFICULT TO STIMULATE VERBAL BEHAVIOR ALTHOUGH THE SOUND DEPRIVATION IS OVERCOME BY THE COCHLEAR IMPLANT BECAUSE LISTEN AND COMMUNICATE ORALLY REQUIRES LEARNING. CONSIDERING THE IMPORTANCE OF PARENT TRAINING AS A HEARING TO ESTABLISH THE VERBAL BEHAVIOR OF CHILDREN WITH HEARING IMPAIRMENT SPEAKER, THIS STUDY AIMED TO EXTEND THE BEHAVIORAL REPERTOIRE OF VERBAL OPERANT TEACHING OF MOTHERS OF CHILDREN WITH HEARING LOSS AND COCHLEAR IMPLANTS FOR AN INSTRUCTIONAL PROGRAM DEVELOPED FOR THIS PURPOSE; AND VERIFY THAT THIS PROGRAM HAS INCREASED THE FREQUENCY OF VERBAL OPERANT BY THEIR CHILDREN CONSIDERING THE QUALITY OF ORAL PRODUCTION. THEY INCLUDED TWO CHILDREN AGED FIVE AND SEVEN YEARS WITH SENSORINEURAL HEARING IMPAIRMENT BEFORE LANGUAGE AND USERS OF COCHLEAR IMPLANTS AND THEIR MOTHERS. THEY WERE EVALUATED BEHAVIORS VERBAL BEHAVIOR TEACHING ISSUED BY MOTHERS AND VERBAL OPERANT ISSUED BY THE CHILDREN BEFORE AND AFTER THE INTERVENTION, ACCORDING TO A LINE OF DELINEATION OF MULTIPLE BASE AMONG PARTICIPANTS. A QUESTIONNAIRE PROBED BEHAVIOR WITH A HISTORY OF FUNCTION AND CONSEQUENT ISSUED BY MOTHERS TO THE ECHOIC VERBAL OPERANT, TOUCH, COMMAND AND INTRAVERBAL ISSUED FOR THE CHILDREN. THE CHILDREN WERE EVALUATED IN THE SAME VERBAL OPERANT IN DISCRETE TRIAL. THE PROGRAM INSTRUCTED MOTHERS TO PROVIDE ANTECEDENTS AND CONSEQUENCES FOR VERBAL OPERANT ISSUED FOR THE CHILDREN. THE RESULTS COMPARED THE NUMBER OF VERBAL OPERANT IDENTIFIED BY MOTHERS AND TEACHING THESE BEHAVIORS BEFORE AND AFTER THE INTERVENTION, AND THE UTTERANCES OF CHILDREN. REPORTING AN INCREASE IN LEARNING BEHAVIOR OF TWO MOTHERS AFTER SURGERY TO MOST VERBAL OPERANT WAS OBSERVED, PROVIDING MORE ANTECEDENTS AND CONSEQUENCES. THE UTTERANCES OF CHILDREN, THERE WAS A MORE ACCURATE SPEECH SOON AFTER MOTHERS UNDERWENT INTERVENTION. MAY BE CONSIDERED THAT EXPANDING THE VERBAL OPERANT MOTHERS TEACHING REPERTOIRE POSITIVELY AFFECTS SPEECH OF THEIR CHILDREN. FUTURE STUDIES SHOULD REFINE THE PROGRAM AS APPLICABLE LEARNING TECHNOLOGY ON A LARGER SCALE.
Arquivo:
DIS_MEST20160216_KICH GRECCO MAISA.pdf
Tamanho:
2876 Kb (2876385 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
24/03/2016 ÀS 16:08:37
Atualizado:
24/03/2016 ÀS 16:08:37
Visitas:
567
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 15:29:29
Downloads:
58
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 03:34:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por