Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES LÚDICAS ENVOLVENDO CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Autor:
COSTA, FERNANDA APARECIDA DE SOUZA CORRÊA
Email:
nanda_life@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Banca Examinadora:
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Drª. VICTOR, SONIA LOPES
Drª. SILVA, LUCIENE FERREIRA
Data de Defesa:
14/12/2015
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES LÚDICAS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA
Resumo Original (PT):
A INCLUSÃO ESCOLAR, PROPOSTA NA QUAL TODOS OS ALUNOS SÃO ACEITOS E RECONHECIDOS, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS, COLOCA ÀS ESCOLAS NA ATUALIDADE, UM DESAFIO EM DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DE TODOS. ALÉM DESSE PRESSUPOSTO, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O LÚDICO TAMBÉM DEVE PERMEAR A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. ASSIM, COMPETE AO PROFESSOR PROMOVER ATIVIDADES LÚDICAS, INTERVINDO NO ESPAÇO, NOS MATERIAIS DISPONÍVEIS, NO TEMPO DO BRINCAR E REALIZANDO MEDIAÇÕES DURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS, CONTEMPLANDO O APRENDIZADO DE TODOS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES, CONHECENDO AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DIANTE DA INCLUSÃO ESCOLAR, BEM COMO DESTACAR RECURSOS E ESTRATÉGIAS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE FAVOREÇAM O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA TEM ENFOQUE MISTO (QUANTI-QUALITATIVA) CONSTITUINDO-SE EM UM ESTUDO DE CASO, SENDO SUJEITOS, OITENTA E NOVE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA, QUE REVELARAM QUE AS BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM O FAZ-DE-CONTA E OS JOGOS DE ARMAR, ALÉM DE ATIVIDADES QUE ABARCAM A ÁREA DO MOVIMENTO SÃO AS ATIVIDADES LÚDICAS MAIS FREQUENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO COM OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA DAS TURMAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS NA INCLUSÃO ESCOLAR É A DIFICULDADE DOS PROFESSORES NA ADEQUAÇÃO DESTAS E DE OUTRAS ATIVIDADES FRENTE ÀS LIMITAÇÕES DA CRIANÇA, NECESSITANDO DO APOIO DE OUTRA PESSOA PARA AUXILIAR O PROCESSO, BEM COMO A DIFICULDADE NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE INTERESSE DA CRIANÇA. APÓS MAPEAMENTO COM OS PROFESSORES ENVOLVIDOS, OBSERVOU-SE, EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS, A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DA CLASSE COMUM, UMA PROFESSORA ESPECIALIZADA, UMA CUIDADORA E VINTE E CINCO CRIANÇAS DO JARDIM I COM FAIXA ETÁRIA MÉDIA DE QUATRO ANOS, DENTRE OS QUAIS, HÁ UMA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. REVELA-SE QUE A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARTICIPA DAS ATIVIDADES LÚDICAS, PORÉM AINDA COM DIFICULDADES EM RELAÇÃO ÀS ADEQUAÇÕES CURRICULARES, RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS, FRAGILIDADE NO TEMPO PARA PLANEJAMENTO DA PROFESSORA DA SALA COMUM JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ESPECIALIZADA, EVIDENCIANDO QUE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES É PRIMORDIAL E CONTRIBUI NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR, INFERINDO-SE QUE A ESCOLA PARA TODOS AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO QUANTO À IMPLANTAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. COMO PRODUTO DESTE ESTUDO, FOI PRODUZIDO UM E-BOOK COM POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES, RECURSOS E ADEQUAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS DURANTE AS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO PONTO DE PARTIDA PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
AUTISM SPECTRUM DISORDER
EDUCATIONAL INCLUSION
INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICE
LUDIC ACTIVITIES
PRESCHOOL
Resumo Original (EN):
THE SCHOOLING INCLUSION, PROPOSAL ACCORDING TO WHICH ALL STUDENTS ARE ACCEPTED AND RECOGNIZED, REGARDLESS OF THEIR INDIVIDUAL CHARACTERISTICS, PRESENTS MODERN-DAY SCHOOLS A CHALLENGE CONSISTING OF DEVELOPING PEDAGOGICAL PRACTICES THAT FAVOR THE LEARNING OF ALL CHILDREN INVOLVED. IN ADDITION OF THIS PREMISE, IN PRESCHOOL LEVEL, THE LUDIC ASPECTS SHOULD ALSO BE PRESENT IN THE TEACHING?S ORGANIZATION. THEREFORE, IT IS THE TEACHER?S DUTY TO PROMOTE LUDIC ACTIVITIES, INTERVENING IN THE SPACE, AVAILABLE MATERIALS, PLAYING TIMES AND DOING MEDIATIONS DURING THE LUDIC PRACTICES, OVERSEEING THE LEARNING OF ALL CHILDREN INVOLVED. IN THIS MANNER, THE PRESENT STUDY HAD THE GOAL OF INVESTIGATING THE TEACHERS? PEDAGOGICAL PRACTICES, ACKNOWLEDGING THE POSSIBILITIES AND THE CHALLENGES OF BEFORE THE SCHOOLING INCLUSION, AS WELL AS POINTING OUT RESOURCES AND STRATEGIES BY THE MEANS OF LUDIC ACTIVITIES THAT FAVOR THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN THE CONTEXT OF PRESCHOOL. THE RESEARCH HAS A MIXED FOCUS (QUANTITATIVE-QUALITATIVE), CONSISTING ITSELF IN A CASE STUDY, IN WHICH THE SUBJECTS ARE PRESCHOOL EIGHTY-NINE TEACHERS IN A CITY SCHOOL LOCATED IN THE SÃO PAULO COUNTRYSIDE, WHO HAVE REVEALED THAT THE GAMES THAT INVOLVE FANTASIZING, ASSEMBLING, AS WELL AS ACTIVITIES RELATED TO THE MOVEMENT AREA ARE THE LUDIC ACTIVITIES MORE FREQUENTLY PRACTICED IN PRESCHOOL. THE PROCEDURE OF DATA COLLECTING WAS IN FORM OF A QUESTIONNAIRE WITH SAID TEACHERS AND THE PARTICIPATING OBSERVATION OF THE ONE OF THE CLASSES? DAILY SCHOOL ACTIVITIES. THE RESULTS SAY THAT ONE OF THE MAIN CHALLENGES IN SCHOOLING INCLUSION IS THE DIFFICULTIES TEACHERS HAVE WITH ADJUSTING THESE AND OTHER ACTIVITIES ACCORDING TO THE CHILDREN?S? NECESSITIES, REQUIRING THE HELP OF SOMEONE ELSE TO HELP WITH THE PROCEDURE, AS WELL AS THE DIFFICULTIES OF PLANNING THE ACTIVITIES WITHIN THE CHILDREN?S INTEREST. AFTER MAPPING WITH THE INVOLVED TEACHERS WAS DONE, IT WAS OBSERVED THAT, IN ONE OF THE PRESCHOOL UNITS, DURING THE LUDIC ACTIVITIES, THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF A REGULAR CLASS TEACHER, A SPECIAL CHILDREN?S TEACHER AND CARETAKER OF TWENTY-FIVE CHILDREN PERTAINING TO THE GRADE ?JARDIM 1?, WITH THE AVERAGE AGE OF FOUR YEARS OLD, BETWEEN WHICH THERE IS ONE CHILD DIAGNOSED WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. IT IS REVEALED THAT SAID CHILD PARTAKES IN THE LUDIC ACTIVITIES, BUT STILL WITH DIFFICULTIES IN REGARDS TO CURRICULUM ADAPTATIONS, HUMAN RESOURCES AND MATERIALS, FRAGILITY IN WHAT CONCERNS THE TIME NEEDED FOR PLANNING BY THE TWO TEACHERS INVOLVED, MAKING IT CLEAR THAT THE INITIAL AND CONTINUED FORMATION OF THE TEACHERS IS PRIMORDIAL AND CONTRIBUTES TO THE PROCESSES OF SCHOOLING INCLUSION, INFERRING THAT THE ?SCHOOLING FOR EVERYONE? PROJECT IS STILL UNDER CONSTRUCTION IN WHAT CONCERNS THE IMPLEMENTATION, ORGANIZATION AND EXECUTION OF THE INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES. AS A PRODUCT OF THIS STUDY, AN E-BOOK CONTAINING POSSIBLE ACTIVITIES, RESOURCES AND ADJUSTMENTS OF INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES DURING THE LUDIC ACTIVITIES OF PRESCHOOL WAS PRODUCED, AS A STARTING POINT FOR THE INCLUSION OF CHILDREN WITH ASD.
Arquivo:
DIS_MEST20151214_COSTA FERNANDA APARECIDA DE SOUZA CORREA.pdf
Tamanho:
2079 Kb (2079465 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/03/2016 ÀS 09:23:08
Atualizado:
11/03/2016 ÀS 09:23:08
Visitas:
1076
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 16:55:18
Downloads:
167
Último Download em :
01/05/2024 ÀS 17:07:13
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por