Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Autor:
LÁZARO, ADRIANA CRISTINA
Email:
adrianalazaro@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. TEZANI, THAIS CRISTINA RODRIGUES
Banca Examinadora:
Drª. BARROS, DANIELA MELARÉ VIEIRA
Drª. TEZANI, THAIS CRISTINA RODRIGUES
Drª. CASÉRIO, VERA MARIZA REGINO
Data de Defesa:
18/12/2015
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo Original (PT):
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ADENTRARAM OS AMBIENTES ESCOLARES PARA SEREM MEIOS AUXILIARES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NA MAIORIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS A PRESENÇA DESSAS TECNOLOGIAS, REPRESENTADA PELO COMPUTADOR, ACONTECEU COM A CRIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. ESTUDOS JÁ DESENVOLVIDOS POR INÚMEROS PESQUISADORES DA ÁREA EDUCACIONAL EVIDENCIARAM QUE A CRIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NÃO GARANTIU QUE ESSE INSTRUMENTO FOSSE USADO COMO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ALUNOS DEVIDO À DESCONEXÃO COM OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO. COM O OBJETIVO DE ARTICULAR O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESTA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM CARACTERÍSTICAS DE PESQUISA-AÇÃO, PORÉM, DE METODOLOGIA EXPERIMENTAL E PARTICIPANTE PROPÔS UMA INTERVENÇÃO PARA O USO DOS COMPUTADORES COMO AUXILIARES AO PROCESSO PEDAGÓGICO, POR MEIO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DESENVOLVIDO COM 24 PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NUMA CIDADE DE PEQUENO PORTE LOCALIZADA NO INTERIOR DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. COMO PRODUTO DESTE ESTUDO DE MESTRADO PROFISSIONAL, ELABORAMOS UM LIVRO EM FORMATO DIGITAL COM SUGESTÕES PARA O TRABALHO COM PROFESSORES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. VERIFICAMOS QUE APESAR DO RECEIO INICIAL NA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR, OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE INTERESSADOS E PARTICIPATIVOS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO E ASSIM CONTRIBUINDO PARA QUE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL TORNE-SE UM LOCAL DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS FAVORÁVEL AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL COMPUTER LABS
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS? CONTINUOUS TRAINING
Resumo Original (EN):
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) ENTERED SCHOOL ENVIRONMENTS TO BE AUXILIARY MEANS TO THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. IN MOST PUBLIC SCHOOLS, THE PRESENCE OF THESE TECHNOLOGIES, WHICH IS REPRESENTED BY COMPUTERS, HAPPENED WITH THE SETTING OF COMPUTER LABS. STUDIES PREVIOUSLY DEVELOPED BY SEVERAL RESEARCHERS OF THE EDUCATIONAL FIELD MADE IT CLEAR THAT THE SETTING OF COMPUTER LABS DID NOT GUARANTEE THAT SUCH TOOLS WERE USED TO HELP STUDENTS IN THEIR KNOWLEDGE CONSTRUCTION BECAUSE OF THE DISCONNECTION WITH CURRICULUM CONTENTS. AIMING AT ARTICULATING THE USE OF COMPUTER LABS WITH THE CONTENTS OF ELEMENTARY SCHOOL 1ST TO 5TH YEAR, THIS STUDY, WHICH HAD A QUALITATIVE APPROACH WITH CHARACTERISTICS OF AN ACTION RESEARCH AND USED AN EXPERIMENTAL AND PARTICIPATIVE METHODOLOGY, PURPOSED AN INTERVENTION FOR THE USE OF COMPUTERS AS HELPERS TO THE PEDAGOGICAL PROCESS THROUGH A TEACHERS? CONTINUOUS TRAINING DURING SERVICE DEVELOPED WITH 24 INDIVIDUALS IN A LOCAL PUBLIC SCHOOL OF A SMALL TOWN IN THE COUNTRYSIDE OF SÃO PAULO. AS AN OUTCOME OF THIS STUDY FOR PROFESSIONAL MASTER DEGREE, WE ELABORATED A DIGITAL BOOK WITH SUGGESTIONS FOR THE WORK WITH TEACHERS IN COMPUTER LABS. WE VERIFIED THAT, EVEN BEING INSECURE ABOUT USING COMPUTERS, TEACHERS LIKE SUCH TECHNOLOGY AND SHOWED THEMSELVES INTERESTED AND PARTICIPATIVE DURING THE TRAINING ACTIVITIES AND, THUS, CONTRIBUTED FOR EDUCATIONAL COMPUTER LABS TO BECOME KNOWLEDGE CONSTRUCTION PLACES WHICH ARE FAVORABLE TO THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING.
Arquivo:
DIS_MEST20151218_LAZARO ADRIANA CRISTINA.pdf
Tamanho:
7116 Kb (7116839 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/03/2016 ÀS 08:58:05
Atualizado:
11/03/2016 ÀS 08:58:05
Visitas:
538
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 09:38:23
Downloads:
49
Último Download em :
08/12/2023 ÀS 15:55:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por