Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DE CIÊNCIAS: A TEMÁTICA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Autor:
BASSO, SABRINA PEREIRA SOARES
Email:
spereirasoares@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Dr. BENITES, ANNA MARIA CANAVARRO
Drª. ANDRADE, JOANA DE JESUS
Data de Defesa:
04/03/2015
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO INICIAL
Resumo Original (PT):
UMA IMPORTANTE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR FOI A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ADOTADA OFICIALMENTE NO BRASIL, NO FINAL DO SÉCULO XX, GERANDO NOVAS DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSIVE NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. FRENTE À PESQUISA INCIPIENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA/EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESSE TRABALHO PROCUROU RESPONDER AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE DÁ A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS (BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA) PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EM ESPECIAL PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI ANALISAR A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS (BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA), VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA/EDUCAÇÃO ESPECIAL, NOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO. PARA VIABILIZAR O ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO, FOI DESENVOLVIDO DE UM ESTUDO, O QUAL SEGUE A METODOLOGIA DE PESQUISA QUALIQUANTITATIVA. FORAM ANALISADOS OS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA E QUÍMICA, DA UNESP, UNICAMP E USP. PARA A ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DOS PLANOS DE ENSINO, OPTOU-SE PELA ANÁLISE DOCUMENTAL. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS COORDENADORES DOS CURSOS. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO AOS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS, AOS DOCENTES QUE LECIONAM DISCIPLINAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AOS DOCENTES RESPONSÁVEIS PELA DISCIPLINA DE ?ESTÁGIO SUPERVISIONADO?. PARA A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS E DOS QUESTIONÁRIOS, FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN. CONSTATOU-SE A INSERÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM APENAS TRÊS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS, BEM COMO SUA POUCA INSERÇÃO EM DISCIPLINAS DA ÁREA PEDAGÓGICA. A MAIORIA DOS LICENCIANDOS ENTENDE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO A EDUCAÇÃO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS; APONTAM COMO MAIOR DIFICULDADE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A INFRAESTRUTURA ESCOLAR, E NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA LECIONAR PARA UM ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS. É NECESSÁRIO QUE DISCIPLINAS DA ÁREA PEDAGÓGICA DE ENSINO ABORDEM A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NEE, TENDO UMA DISCIPLINA QUE POSSA ARTICULAR TODAS AS OUTRAS. CADA PROFESSOR, DENTRO DE SUA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA, DIDÁTICA, METODOLOGIA, ABORDARIA ASPECTOS RELACIONADOS À SUA DISCIPLINA E AO ENSINO DESSES ALUNOS. E A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FIRMAR PARCERIAS COM ESCOLAS QUE TENHAM ALUNOS COM NEE MATRICULADOS EM SUAS SALAS COMUNS.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
INCLUSIVE EDUCATION
INITIAL TRAINING
SCIENCE TEACHING
Resumo Original (EN):
AN IMPORTANT TRANSFORMATION OF SCHOOL REALITY WAS THE PERSPECTIVE OF INCLUSIVE EDUCATION, OFFICIALLY ADOPTED IN BRAZIL, IN THE LATE TWENTIETH CENTURY, CREATING NEW DEMANDS ON TEACHER EDUCATION, INCLUDING SCIENCE TEACHING AREA. FACED WITH THE INCIPIENT RESEARCH ON INCLUSIVE EDUCATION / SPECIAL EDUCATION AND INITIAL TRAINING OF TEACHERS FOR TEACHING OF SCIENCE, THIS STUDY SOUGHT TO ANSWER THE FOLLOWING QUESTION: HOW IS THE INITIAL TEACHER TRAINING IN THE AREA OF SCIENCES (BIOLOGY, PHYSICS AND CHEMISTRY) FOR INCLUSIVE EDUCATION, IN PARTICULAR FOR THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES? THE GENERAL OBJECTIVE OF THIS STUDY WAS TO ANALYZE THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS IN THE AREA OF SCIENCES (BIOLOGY, PHYSICS AND CHEMISTRY) FOR INCLUSIVE EDUCATION / SPECIAL EDUCATION IN UNDERGRADUATE COURSES IN STATE PUBLIC UNIVERSITIES IN THE STATE OF SÃO PAULO. TO FACILITATE THE ACHIEVEMENT OF THE PROPOSED OBJECTIVE WAS DEVELOPED FROM A STUDY FOLLOWING THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE RESEARCH METHODOLOGY. THE DEGREE COURSES WERE ANALYZED IN BIOLOGY, PHYSICS AND CHEMISTRY, UNESP, UNICAMP AND USP. FOR THE ANALYSIS OF THE POLITICAL PEDAGOGICAL PROJECT AND TEACHING PLANS, WE OPTED FOR THE DOCUMENTARY ANALYSIS. SEMI-STRUCTURED WITH THE COORDINATORS OF THE COURSES WERE INTERVIEWED. THE QUESTIONNAIRE WAS ADMINISTERED TO STUDENTS IN THE FINAL YEAR OF A BACHELOR DEGREE IN SCIENCES, FACULTY MEMBERS WHO TEACH COURSES THAT ADDRESS THE THEME OF INCLUSIVE EDUCATION AND THE TEACHERS RESPONSIBLE FOR THE DISCIPLINE OF "SUPERVISED INTERNSHIP". FOR THE ANALYSIS OF INTERVIEWS AND QUESTIONNAIRES THE CONTENT ANALYSIS OF LAURENCE BARDIN WAS USED. IT WAS FOUND THE INCLUSION THEME OF INCLUSIVE EDUCATION IN ONLY THREE PEDAGOGICAL POLICY PROJECTS AND ITS LITTLE INSERTION IN DISCIPLINES OF THE PEDAGOGICAL AREA. MOST UNDERGRADUATES UNDERSTAND INCLUSIVE EDUCATION AS EDUCATION FOR PUPILS WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS; THEY AIM AT MORE DIFFICULT TO INCLUSIVE SCHOOL THE TEACHER EDUCATION AND SCHOOL INFRASTRUCTURE AS WELL AS DO NOT FEEL PREPARED TO TEACH FOR A STUDENT WITH SPECIAL NEEDS. IT IS NECESSARY THAT DISCIPLINES OF PEDAGOGICAL AREA ADDRESS THE EDUCATION OF PUPILS WITH SEN, WITH A DISCIPLINE THAT ARTICULATED ALL OTHERS. EACH TEACHER, WITHIN THEIR DISCIPLINE OF PSYCHOLOGY, TEACHING, METHODOLOGY, WOULD ADDRESS ISSUES RELATED TO THEIR DISCIPLINE AND HOW TO TEACHING THESE STUDENTS. AND THE DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING ESTABLISH PARTNERSHIP WITH SCHOOLS THAT HAVE STUDENTS WITH SPECIAL NEEDS ENROLLED IN THEIR COMMON CLASSROOMS.
Arquivo:
TES_DOUT20150304_BASSO SABRINA PEREIRA SOARES.pdf
Tamanho:
999 Kb (999461 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/01/2016 ÀS 16:44:18
Atualizado:
06/01/2016 ÀS 16:44:18
Visitas:
1246
Última Visita em :
18/05/2024 ÀS 07:06:52
Downloads:
87
Último Download em :
17/04/2024 ÀS 14:38:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por