Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor:
PEDRANCINI, VANESSA DAIANA
Email:
vapedrancini@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Co-Orientador:
Dr. SILVA, ERALDO SCHUNK
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. CARVALHO, WASHINGTON LUIZ PACHECO DE
Drª. CORAZZA, MARIA JULIA
Dr. GUIMARÃES, MARCIO
Data de Defesa:
23/02/2015
Palavras-Chave (PT):
CONCEPÇÕES DEFORMADAS DA ATIVIDADE CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO CTSA
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS
Resumo Original (PT):
ATUALMENTE, A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA (C&T) TÊM EVIDENCIADO SUA IMPORTÂNCIA NA EXISTÊNCIA DA HUMANIDADE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE EXPRESSIVO NÚMERO E DIVERSIDADE DE INOVAÇÕES QUE ATINGEM OS VARIADOS DOMÍNIOS DA VIDA SOCIAL. POR OUTRO LADO, SIMULTANEAMENTE, DESENCADEIA-SE UM PROCESSO DE DESMISTIFICAÇÃO DA CIÊNCIA, A QUAL É CONFRONTADA COM SEUS PRÓPRIOS ÊXITOS, DEFICIÊNCIAS, FRACASSOS, TRIBULAÇÕES, PROBLEMAS QUE DEVE SUPERAR E PROMESSAS DESCUMPRIDAS. NESSE CONTEXTO, A COMPREENSÃO PÚBLICA DAS APLICAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS NO QUE SE REFERE AOS SEUS RISCOS, LIMITES, IMPLICAÇÕES E BENEFÍCIOS, TORNA-SE CRUCIAL, TANTO NO ÂMBITO DAS DECISÕES COMUNITÁRIAS COMO TAMBÉM DAS ESCOLHAS INDIVIDUAIS. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PERCEPÇÃO PÚBLICA ACERCA DA C&T DOS MEDICAMENTOS PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE CIÊNCIAS, POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA E DE UMA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUANTITATIVO. PARA TANTO, À AMOSTRA DE 551 MORADORES DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM INDAGAÇÕES SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS: VALORAÇÃO CONFERIDA AOS MEDICAMENTOS COMO APLICAÇÃO ÚTIL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA; CONFIANÇA NA C&T DOS MEDICAMENTOS E PERCEPÇÃO DE RISCO; GRAU DE INFORMAÇÃO E INTERESSE EM RELAÇÃO AOS MEDICAMENTOS E FONTES MAIS UTILIZADAS PELOS SUJEITOS PARA SE INFORMAREM SOBRE O TEMA. EM RELAÇÃO ÀS FONTES DE INFORMAÇÃO MAIS CITADAS PELOS INDIVÍDUOS PARA SANAREM SUAS DÚVIDAS SOBRE OS MEDICAMENTOS, A INTERNET SE DESTACOU. A POPULAÇÃO MANIFESTOU INTERESSE E REVELOU ESTAR INFORMADA SOBRE O TEMA, PORÉM NEM SEMPRE OS QUE RELATARAM TER MAIS INTERESSE FORAM TAMBÉM OS QUE MANIFESTARAM ESTAR MAIS INFORMADOS. NO QUE SE REFERE À CONFIANÇA NOS MEDICAMENTOS, AS RESPOSTAS DOS INQUIRIDOS FORTALECERAM A CULTURA PREDOMINANTE ENTRE A POPULAÇÃO DE VALORIZAR OS CONHECIMENTOS E PRODUTOS ADVINDOS DA ATIVIDADE CIENTÍFICA. ALÉM DISSO, APRESENTARAM VISÃO POSITIVISTA E SALVACIONISTA DA C&T, PORÉM NÃO EXTREMAS, VISTO QUE RECONHECERAM CERTAS LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS OU MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS. OBSERVOU-SE QUE A CULTURA CIENTÍFICA VEICULADA PELOS MEIOS MULTIMIDIÁTICOS E JÁ DECANTADA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA É A MAIOR RESPONSÁVEL PELA PERCEPÇÃO SOBRE OS MEDICAMENTOS APRESENTADA PELOS INQUIRIDOS. ESSES RESULTADOS FORTALECEM A NECESSIDADE DE SE PROMOVER UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE PROPORCIONE A ANÁLISE CRÍTICA DAS COMPLEXAS E DINÂMICAS RELAÇÕES ENTRE CTSA POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, BEM COMO DE PROFESSORES MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VALORIZEM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, POSSIBILITEM A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO, UTILIZEM METODOLOGIAS E RECURSOS DIVERSIFICADOS E COMPATÍVEIS COM UM ENSINO QUE PRIORIZE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS PELOS ESTUDANTES E A FORMAÇÃO CIDADÃ. NO QUE TANGE O QUESTIONÁRIO ELABORADO, ESTE DEMONSTROU SER UM INSTRUMENTO EFICIENTE, UMA VEZ QUE NOS PERMITIU COMPREENDER A PERCEPÇÃO PÚBLICA ACERCA DO TEMA INVESTIGADO. POR OUTRO LADO, CONCLUÍMOS QUE A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA É COMPLEXA E ENVOLVE PROCESSOS E ETAPAS QUE PRECISAM SER BEM ESTRUTURADAS PARA QUE ESTE SEJA VALIDADO E OS RESULTADOS OBTIDOS SEJAM FIÁVEIS.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
PREPARATION OF THE QUESTIONNAIRE AS A RESEARCH TOOL
SCIENTIFIC EDUCATION
SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES, DEFORMED CONCEPTS OF SCIENTIFIC ACTIVITY
STSE EDUCATION
Resumo Original (EN):
SCIENCE AND TECHNOLOGY HAVE MANIFESTED THEIR IMPORTANCE WITHIN CONTEMPORARY CULTURE THROUGH THE DEVELOPMENT OF A GREAT NUMBER AND DIFFERENT TYPES OF INNOVATIONS THAT PERMEATE DIFFERENT AREAS IN SOCIAL LIFE. ON THE OTHER HAND AND AT THE SAME TIME, A PROCESS OF DEMYSTIFICATION OF SCIENCE IS IN PROGRESS. SCIENCE IS FACED WITH ITS OWN SUCCESS, DEFICITS, FAILURES, SUFFERING, ISSUES THAT SHOULD BE OVERPASSED AND UNFULFILLED PROMISES. THE PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL APPLICATIONS WITH REGARD TO THE RISKS, LIMITS, IMPLICATIONS AND BENEFITS IS BASIC WITHIN THE CONTEXT OF COMMUNITY DECISIONS AND INDIVIDUAL CHOICES. CURRENT ANALYSIS AIMS AT UNDERSTANDING THE PUBLIC PERCEPTION ON THE SCIENCE AND TECHNOLOGY OF DRUGS TO SUBSIDY THE TEACHING OF SCIENCE THROUGH A RESEARCH INSTRUMENT THAT WOULD UNDERTAKE A QUANTITATIVE INVESTIGATION. A QUESTIONNAIRE WAS APPLIED TO A SAMPLE OF 551 INHABITANTS OF THE MUNICIPALITY OF MARINGÁ PR BRAZIL ON THE FOLLOWING ISSUES: VALORIZATION OF LICIT DRUGS AS A USEFUL APPLICATION FOR THE SOLUTION OF PROBLEMS AND IMPROVEMENT IN LIFE QUALITY; TRUST IN THE S&T OF DRUGS AND THE PERCEPTION OF RISKS; DEGREE OF INFORMATION AND INTEREST WITH REGARD TO DRUGS AND THE MOST USED SOURCES BY PEOPLE TO BE INFORMED ON THE THEME. THE INTERNET MAY BE UNDERSCORED AMONG THE MOST CITED SOURCES OF INFORMATION BY PEOPLE TO SOLVE THEIR DOUBTS ON DRUGS. ALTHOUGH THE POPULATION SHOWED AN INTEREST IN BEING INFORMED ON THE THEME, THE MOST INTERESTED PEOPLE WERE NOT ALWAYS THOSE WHO WERE MOST INFORMED. WITH REGARD TO TRUST IN DRUGS, THE ANSWERS STRENGTHENED PREDOMINANT CULTURE AMONG THE POPULATION, OR RATHER, THE VALORIZATION OF KNOWLEDGE DERIVED FROM SCIENTIFIC ACTIVITIES. FURTHER, A POSITIVIST AND SALVATIONIST STANCE WITH REGARD TO S&T WAS PROVIDED, ALBEIT NOT WITH EXTREME POSITIONS, SINCE CERTAIN LIMITATIONS IN SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT WERE ACKNOWLEDGED TO SOLVE PROBLEMS OR IMPROVE LIFE QUALITY THROUGH LICIT DRUGS. IT HAS ALSO BEEN NOTED THAT SCIENTIFIC CULTURE DISSEMINATION BY THE COMMUNICATION MEDIA AND PRAISED BY CONTEMPORARY SOCIETY IS GREATLY RESPONSIBLE FOR THE PERCEPTION OF DRUGS. RESULTS REINFORCE THE NEED TO PROMOTE THE TEACHING OF SCIENCE THAT WOULD PROVIDE A CRITICAL ANALYSIS ON THE COMPLEX AND DYNAMIC RELATIONSHIPS BETWEEN CTSA BY SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES. TEACHERS ARE ALSO REQUIRED THAT WOULD MEDIATE THE LEARNING-TEACHING PROCESS, THAT VALORIZE THE PREVIOUS KNOWLEDGE OF STUDENTS IN THE ORGANIZATION OF TEACHING, THAT WOULD MAKE POSSIBLE THE TEACHER-STUDENT AND STUDENT-STUDENT INTERACTION; THAT WOULD EMPLOY METHODOLOGIES AND DIVERSIFIED AND COMPATIBLE RESOURCES WITH A TYPE OF TEACHING THAT GIVES PRIORITY TO THE PRODUCT OF KNOWLEDGE BY STUDENTS AND TO THE FORMATION OF CITIZENSHIP. THE QUESTIONNAIRE WAS ACTUALLY AN EFFICIENT TOOL SINCE THE RESEARCHERS COULD UNDERSTAND PUBLIC PERCEPTIONS ON THE THEME UNDER ANALYSIS. RESULTS SHOW THAT THE CONSTRUCTION OF A RESEARCH TOOL IS A COMPLEX ISSUE AND INVOLVES PROCESSES AND STAGES THAT MUST BE TRULY STRUCTURED SO THAT IT COULD BE VALIDATED AND ITS RESULTS TRUSTWORTHY.
Arquivo:
TES_DOUT20150223_PEDRANCINI VANESSA DAIANA.pdf
Tamanho:
6553 Kb (6553997 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
04/01/2016 ÀS 15:23:21
Atualizado:
04/01/2016 ÀS 15:23:21
Visitas:
706
Última Visita em :
10/07/2024 ÀS 04:46:44
Downloads:
49
Último Download em :
14/04/2024 ÀS 21:58:59
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por