Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
DANÇA DO VENTRE E FEMINILIDADE: ANÁLISE DOS RELATOS DE PRATICANTES
Autor:
SERRETTI, AMINE NASSIF MAGALHÃES
Email:
amine.psico@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Banca Examinadora:
Dr. CARRARA, KESTER
Dr. CARAMASCHI, SANDRO
Drª. FURIGO, REGINA CÉLIA PAGANINI LOURENÇO
Data de Defesa:
25/08/2015
Palavras-Chave (PT):
AUTOESTIMA
DANÇA DO VENTRE
FEMININO
MULHER
Resumo Original (PT):
A DANÇA DO VENTRE ESTÁ ENTRE AS DANÇAS PRIMITIVAS SAGRADAS DO CONTEXTO MÍTICO-RELIGIOSO DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE MÉDIO. PROVINDA DE RITUAIS VOLTADOS ÀS DIVINDADES FEMININAS, ESTA DANÇA SIMBOLIZA A VIDA, A FERTILIDADE E O CRESCIMENTO. INVESTIGOU-SE DE QUE MODO A DANÇA, COMO PRODUÇÃO CULTURAL, ATUA COMO ELEMENTO DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM DIVERSAS DIMENSÕES RELATIVAS ÀS PRATICANTES. ESTE ESTUDO PODERÁ CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A COMPREENSÃO SOBRE A CRESCENTE EXPANSÃO DE FESTIVAIS, PROCURA POR AULAS E MATERIAIS MIDIÁTICOS DA ÁREA, CONSIDERANDO-SE A FALTA DE ESTUDOS QUANTITATIVOS ACERCA DO TEMA. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR DE QUE MODO A DANÇA INTERFERE E TRANSFORMA QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE A VISÃO QUE A MULHER TEM DE SI MESMA E DE SUAS RELAÇÕES. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 100 PARTICIPANTES DO SEXO FEMININO, PRATICANTES HÁ PELO MENOS UM ANO DE DANÇA DO VENTRE, DE 5 ESCOLAS DE DANÇA DIFERENTES DE DUAS CIDADES DISTINTAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO, CUJAS IDADES ESTAVAM ENTRE 20 E 65 ANOS. A COLETA DE DADOS REALIZOU-SE ATRAVÉS DE DOIS INSTRUMENTOS: A ESCALA DE AUTOESTIMA DE ROSENBERG (EAR) E UM QUESTIONÁRIO CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, COM ESCALAS QUANTITATIVAS. DIANTE DA ANÁLISE DAS QUESTÕES FECHADAS DE INTENSIDADE E FREQUÊNCIA, OS ITENS ?FEMINILIDADE? E ?ALEGRIA AO DANÇAR? FORAM OS QUE TIVERAM A MAIOR MÉDIA E O MENOR VALOR DE DESVIO PADRÃO DE RESPOSTAS. JÁ A MENOR MÉDIA OBTIDA FOI O SENTIMENTO DE ?EROTISMO AO DANÇAR?, CONTRARIANDO AS CRENÇAS SOCIAIS. QUANTO ÀS CORRELAÇÕES FEITAS ENTRE AUTOESTIMA E AS OUTRAS VARIÁVEIS, OBTIVEMOS RESULTADO SIGNIFICATIVO EM: FREQUÊNCIA COM QUE DANÇA SOZINHA, MELHOR POSTURA FÍSICA E MUDANÇAS NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS. A MULHER, QUANDO DANÇA, APRENDE A LIDAR COM O PRÓPRIO CORPO, O QUAL MUDA DIA APÓS DIA. COM DISCIPLINA E AUTO-OBSERVAÇÃO DOS SEUS ERROS E DIFICULDADES, A MULHER TORNA-SE MAIS AUTOCONFIANTE, POIS PASSA A SE CONHECER MAIS; APRENDE A LIDAR COM SEU CORPO E COM SUAS EMOÇÕES. DA AUTOCONFIANÇA E DO AUTOCONCEITO POSITIVO QUE TEM DE SI, SURGE A AUTOESTIMA E AS CONSEQUÊNCIAS ADVINDAS DELA, PASSANDO A VER SEU CORPO COMO UM TEMPLO DE SUAS EMOÇÕES, SENTIMENTOS E PENSAMENTO; UM VEÍCULO CUJA FUNÇÃO PODE SER SE COMUNICAR COM O MUNDO OU CONSIGO MESMA.
Título (EN):
NC
Palavras-Chave (EN):
BELLY DANCE
FEMALE. SELF-ESTEEM
WOMEN
Resumo Original (EN):
BELLY DANCING IS AMONG THE PRIMITIVE SACRED DANCES IN A MYTHICAL-RELIGIOUS CONTEXT OF ANCIENT MIDDLE EAST CIVILIZATIONS. ARISING FROM RITUALS GEARED TO FEMALE DIVINITIES, THIS DANCE SYMBOLIZES LIFE, FERTILITY AND GROWTH. WE INVESTIGATED HOW THE DANCE, AS A CULTURAL PRODUCTION, ACTS AS A NONVERBAL COMMUNICATION ELEMENT IN SEVERAL DIMENSIONS RELATED TO THE PRACTITIONERS. THIS STUDY MAY CONTRIBUTE TO BROADEN THE COMPREHENSION OF THE GROWING EXPANSION OF FESTIVALS, DEMAND FOR LESSONS AND MEDIA MATERIALS OF THE AREA, CONSIDERING THE LACK OF QUANTITATIVE STUDIES ON THE SUBJECT. THE AIM OF THIS STUDY WAS TO INVESTIGATE HOW DANCING INTERFERES AND TRANSFORMS QUANTITATIVELY AND QUALITATIVELY THE IMAGE THAT WOMEN HAVE OF THEMSELVES AND OF THEIR RELATIONSHIPS. THE STUDY SAMPLE CONSISTED OF 100 FEMALE PARTICIPANTS, PRACTICING BELLY DANCE FOR AT LEAST ONE YEAR, FROM 5 DIFFERENT DANCE SCHOOLS IN TWO DISTINCT CITIES IN THE COUNTRYSIDE OF SAO PAULO STATE, WHOSE AGES VARIED BETWEEN 20 AND 65 YEARS. DATA WERE COLLECTED THROUGH TWO INSTRUMENTS: THE ROSENBERG SELF-ESTEEM SCALE (RSES) AND A QUESTIONNAIRE WITH OPEN AND CLOSED QUESTIONS, WITH QUANTITATIVE SCALES. ANALYZING CLOSED QUESTIONS OF INTENSITY AND FREQUENCY, THE ITEMS FEMININITY AND JOY OF DANCING WERE THE ONES WITH THE HIGHEST AVERAGE AND THE LOWEST STANDARD DEVIATION AMONG THE ANSWERS. THE LOWEST AVERAGE, HOWEVER, WAS THE FEELING OF EROTICISM OF DANCING, CONTRADICTING THE SOCIAL BELIEFS. AS FOR CORRELATIONS MADE BETWEEN SELF-ESTEEM AND OTHER VARIABLES, WE OBTAINED SIGNIFICANT RESULTS IN: HOW OFTEN DANCE ALONE, IMPROVED PHYSICAL POSTURE AND CHANGES IN INTERPERSONAL RELATIONSHIPS. WHEN A WOMAN DANCES, SHE LEARNS HOW TO DEAL WITH HER BODY, WHICH CHANGES EVERY DAY. WITH DISCIPLINE AND SELF-OBSERVATION OF HER MISTAKES AND DIFFICULTIES, THE WOMAN BECOMES MORE CONFIDENT BY GETTING TO KNOW HERSELF MORE; LEARNS HOW TO DEAL WITH HER BODY AND HER EMOTIONS. FROM THE SELF-CONFIDENCE AND POSITIVE SELF-CONCEPT THAT HAS OF HERSELF, RISES THE SELF-ESTEEM AND THE RESULTING CONSEQUENCES OF IT, SEEING HER BODY AS A TEMPLE OF HER EMOTIONS, FEELINGS AND THOUGHTS; A VEHICLE WHOSE FUNCTION MAY BE TO COMMUNICATE WITH THE WORLD AND WITH HERSELF.
Arquivo:
DIS_MEST20150825_SERRETH AMINE NASSIF MAGALHOES.pdf
Tamanho:
1238 Kb (1238346 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/12/2015 ÀS 15:34:28
Atualizado:
11/12/2015 ÀS 15:34:28
Visitas:
717
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 04:54:37
Downloads:
17
Último Download em :
07/09/2022 ÀS 19:06:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por