Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO EM CRIANÇAS: SUBSÍDIOS PARA AÇÃO EDUCATIVA EM ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Autor:
PEREIRA, VERONICA APARECIDA
Email:
vap@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Co-Orientador:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Banca Examinadora:
Drª. DAIBEM, ANA MARIA LOMBARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Drª. CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO
Data de Defesa:
23/02/2006
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
Resumo Original (PT):
A LITERATURA TEM INDICADO QUE O ENSINO TEM MAIOR SIGNIFICADO QUANDO SE PARTE DE TEMAS PRESENTES NA REALIDADE DO ALUNO. NO ENTANTO, UM FATO PODE FAZER PARTE DO COTIDIANO E NÃO SE TORNAR PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO, MESMO SENDO IMPORTANTE. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR COMO QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA REGIÃO CONTAMINADA POR CHUMBO TRABALHAVAM ESTA TEMÁTICA. NESTAS ESCOLAS ENCONTRAVAM-SE MATRICULADAS MAIS DE 300 CRIANÇAS COM HISTÓRICO DE CONTAMINAÇÃO POR ESTE METAL, E AS DEMAIS, EM CONDIÇÕES DE EXPOSIÇÃO, POR MORAREM EM UMA ÁREA DE RISCO NO INTERIOR PAULISTA. CONSIDEROU-SE PORTANTO QUE A TEMÁTICA FAZIA PARTE DA REALIDADE DESTA POPULAÇÃO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS DIFERENTES ETAPAS: 1A ETAPA - DIAGNÓSTICO: ENTREVISTAS COM 36 PROFESSORAS PARA IDENTIFICAR (I) CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, (II) TRABALHOS REALIZADOS COM A TEMÁTICA DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO, PELA ESCOLA E PELO DOCENTE EM SALA DE AULA, (III) RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, (IV) POSSÍVEIS DIFERENÇAS ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS CONTAMINADAS POR CHUMBO E NÃO CONTAMINADAS E, (V) DESCRIÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS POSSÍVEIS FRENTE A ESTA QUESTÃO; 2A ETAPA ? INTERVENÇÃO ? PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PAUTADO EM NECESSIDADES APONTADAS NA ETAPA 1, COM 15 PARTICIPANTES; 3O AVALIAÇÃO: RE-ENTREVISTA COM 13 PARTICIPANTES DE AMBAS ETAPAS ANTERIORES, MEDIANTE O MESMO INSTRUMENTO INICIAL, PARA COMPARAR DADOS DO MOMENTO INICIAL DA PESQUISA E APÓS A CAPACITAÇÃO. OS DADOS FORAM ANALISADOS SEGUNDO ANÁLISE DE CONTEÚDO. NA ETAPA 1 FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE AS PROFESSORAS PARTIAM DE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ENSINO PARA A PRÁTICA DOCENTE E APENAS 25% DELAS TRABALHARAM COM A QUESTÃO DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO, DE FORMA ASSISTEMÁTICA. RELATARAM DESCONHECIMENTO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO E REFERENDARAM A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO. A ETAPA 2 POSSIBILITOU REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A CONTAMINAÇÃO E PLANEJAMENTOS MAIS ABRANGENTES SOBRE SAÚDE, AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL, PAUTADAS EM NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE CADA ESCOLA. A ETAPA 3 REVELOU A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES. DE MODO GERAL, VERIFICOU-SE QUE, TEMAS FACTUAIS PODEM SER PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO, DESDE QUE O PROFESSOR ESTEJA CAPACITADO PARA LIDAR COM ESTRATÉGIAS E CONTEÚDOS ENVOLVIDOS. DO CONTRÁRIO, SERÁ NECESSÁRIO CAPACITÁ-LO. O TEMA DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO, APESAR DA RELEVÂNCIA, SEM A CAPACITAÇÃO DOCENTE, CORRERIA O RISCO DE NÃO SER ABORDADO PELA ESCOLA. O APOIO DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, FOI E SERÁ IMPORTANTE PARA PROMOVER CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES, PARTINDO DE SUAS NECESSIDADES.
Título (EN):
LEAD CONTAMINATION IN CHILDREN, SUBSIDIES TO TEACHING ACTION IN SCIENTIFIC LITERACY
Palavras-Chave (EN):
CONTAMINATION BY LEAD
SCIENTIFIC EDUCATION
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHING PRACTICES
Resumo Original (EN):
LITERATURE HAS INDICATED THAT TEACHING HAS GREATER SIGNIFICANCE WHEN IT COMES FROM THE STUDENT´S REALITY. HOWEVER, A FACT CAN BE PART OF THE DAILY LIFE AND NOT BECOME A STARTING POINT FOR TEACHING, EVEN BEING VERY IMPORTANT. BEFORE THIS, THIS RESEARCH TRIES TO INVESTIGATE HOW FOUR PUBLIC SCHOOLS OF A REGION CONTAMINATED BY LEAD WORKED THIS SUBJECT. IN THESE SCHOOLS MORE THAN 300 CHILDREN WERE REGISTERED WITH DESCRIPTION OF CONTAMINATION BY THIS METAL, AND THE OTHERS IN CONDITIONS OF EXPOSITION TO THE METAL FOR LIVING IN A RISK AREA IN SÃO PAULO INTERIOR. IT WAS CONSIDERED, THEREFORE, THAT THE SUBJECT ? CONTAMINATION BY LEAD - WAS PART OF THIS POPULATION´S REALITY. THE RESEARCH WAS DEVELOPED IN THREE DIFFERENT STAGES: 1ST STAGE - DIAGNOSTIC: INTERVIEWS WITH 36 TEACHERS TO IDENTIFY (I) THE TEACHING AND LEARNING CONCEPTIONS, (II) WORKS RELATED TO THE SUBJECT OF CONTAMINATION BY LEAD, DONE BY THE SCHOOL AND BY THE TEACHER IN CASE, IN THE CLASSROOM (III) RELATIONS ESTABLISHED BETWEEN THE CONTAMINATION BY LEAD AND CHILD DEVELOPMENT, (IV) POSSIBLE DIFFERENCES BETWEEN THE SCHOOL PERFORMANCE OF CHILDREN CONTAMINATED BY LEAD AND THOSE NOT CONTAMINATED AND, (V) DESCRIPTION OF POSSIBLE EDUCATIVE PRACTICES IN REGARD TO THIS QUESTION; 2ND STAGE - INTERVENTION ? QUALIFICATION PROGRAM BASED ON THE NECESSITIES POINTED OUT IN STAGE 1, WITH 15 PARTICIPANTS; 3RD - EVALUATION: RE-INTERVIEW WITH 13 PARTICIPANTS OF BOTH PREVIOUS STAGES, BY MEANS OF THE SAME INITIAL INSTRUMENT, TO COMPARE DATA FROM THE INITIAL STAGE OF RESEARCH AND DATA FROM AFTER THE QUALIFICATION. THE DATA WERE ANALYZED ACCORDING TO CONTENT ANALYSIS. IN STAGE ONE IT WAS POSSIBLE TO IDENTIFY THAT THE TEACHERS RELIED ON DIFFERENT CONCEPTIONS OF EDUCATION FOR THE TEACHING PRACTICE AND ONLY 25% OF THEM WORKED WITH THE SUBJECT OF CONTAMINATION BY LEAD, IN A NON-SYSTEMATIC WAY. THEY REPORTED UNFAMILIARITY TO THE IMPLICATIONS OF LEAD CONTAMINATION AND AUTHENTICATED THE QUALIFICATION NECESSITY. STAGE TWO MADE POSSIBLE REFLECTIONS ON THE TEACHING PRACTICE, SPECIFIC INFORMATION ON CONTAMINATION AND MORE INCLUDING PLANNING ON HEALTH, ENVIRONMENT AND SOCIAL RESPONSIBILITY, BASED ON SPECIFIC NECESSITIES OF EACH SCHOOL. STAGE THREE DISCLOSED THE EFFECTIVENESS OF THE QUALIFICATION PROGRAM FOR TEACHERS. IN GENERAL, IT WAS VERIFIED THAT FACTUAL SUBJECTS CAN BE A STARTING POINT FOR TEACHING, SINCE THE TEACHER IS ABLE TO DEAL WITH STRATEGIES AND INVOLVED CONTENTS. OTHERWISE IT WILL BE NECESSARY TO ENABLE HIM/HER. THE SUBJECT OF CONTAMINATION BY LEAD, ALTHOUGH RELEVANT, WITHOUT THE TEACHERS´ QUALIFICATION, RUNS THE RISK OF NOT BEING ADOPTED BY THE SCHOOL. THE SUPPORT OF THE GOVERNMENTAL BODIES WAS AND WILL ALWAYS BE IMPORTANT TO PROMOTE CONDITIONS FOR PERMANENT QUALIFICATION OF TEACHERS, STARTING FROM THEIR NECESSITIES.
Arquivo:
DIS_MEST20060223_PEREIRA VERONICA APARECIDA.pdf
Tamanho:
1138 Kb (1138117 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2007 ÀS 10:14:05
Atualizado:
16/02/2007 ÀS 10:14:05
Visitas:
1219
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 18:28:01
Downloads:
40
Último Download em :
13/03/2018 ÀS 16:43:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por