Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE NA REDE ESCOLAR ESTADUAL DE MATO GROSSO
Autor:
CABRERA, RENATA CRISTINA
Email:
renatacabrera@terra.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. CUNHA, ANA MARIA DE OLIVEIRA
Dr. MENEZES, LUIZ CARLOS DE
Drª. SOUZA, SANDRA MARIA ZÁKIA LIAN
Data de Defesa:
18/03/2015
Palavras-Chave (PT):
LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
POLÍTICA EDUCACIONAL
TRABALHO DOCENTE
Resumo Original (PT):
. TESE DE DOUTORADO. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JULIO DE MESQUITA FILHO?, CAMPUS DE BAURU, FACULDADE DE CIÊNCIAS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA, 2015. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO FOCO AS RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS QUE VIABILIZARAM A AQUISIÇÃO DE LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA E O TRABALHO DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE ESCOLAR ESTADUAL DE MATO GROSSO (REE-MT). OBJETIVOU-SE ANALISAR AS POSSÍVEIS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRA ESSA AQUISIÇÃO E O TRABALHO DESSES PROFISSIONAIS. A AQUISIÇÃO DOS LABORATÓRIOS INICIOU-SE NO ANO DE 2000, INSERIDA NAS AÇÕES DO PROGRAMA DE MELHORIA E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO (PROMED). ESSE PROGRAMA PROPICIOU QUE 45 ESCOLAS FOSSEM EQUIPADAS ATÉ 2007. EM 2014, 74 UNIDADES ESCOLARES, NO TOTAL, HAVIAM RECEBIDO O LABORATÓRIO. OS PROGRAMAS: MAIS EDUCAÇÃO, BRASIL PROFISSIONALIZADO, ENSINO MÉDIO INOVADOR, PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA E O EDITAL DE PROJETOS DA SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (SEDUC-MT), JUNTAMENTE COM O PROMED, CONSTITUÍRAM O CORPUS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE VIABILIZARAM OS LABORATÓRIOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA REE-MT. O RECORTE TEMPORAL DA INVESTIGAÇÃO COMPREENDEU O PERÍODO DE 2000, INÍCIO DAS PRIMEIRAS AQUISIÇÕES, A 2014, PRAZO ESTIPULADO PARA O TÉRMINO DA COLETA DAS ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS INVESTIGADOS. FORAM FONTES DE INFORMAÇÕES 71 PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS QUE RECEBERAM O LABORATÓRIO E CINCO GESTORAS DA SEDUC-MT, ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS RELATIVOS ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE INCIDIRAM NO ENSINO DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE AS QUE SE REFERIRAM À AQUISIÇÃO DE LABORATÓRIOS ESTUDADOS. A COLETA DE DADOS FOI ORGANIZADA EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, DISPONIBILIZADO NO ENDEREÇO: , PARA 248 PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REE-MT; ENTREVISTA COM 30% DOS PROFESSORES QUE RESPONDERAM A ESSE INSTRUMENTO E ENTREVISTA COM TODAS AS GESTORAS. A ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS PERMITIU ORGANIZÁ-LOS EM GRUPOS RELACIONADOS AO CONHECIMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AO USO DO LABORATÓRIO. POR SUA VEZ, A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS PERMITIU A IDENTIFICAÇÃO DE CINCO CATEGORIAS NAS QUAIS FORAM ORGANIZADOS OS DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES E GESTORAS NO QUE SE REFERE AO SEU CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ESTUDADAS, BEM COMO SOBRE AS RELAÇÕES QUE ESTABELECERAM ENTRE O LABORATÓRIO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, O TRABALHO DOCENTE E A REALIDADE ESCOLAR. APROXIMADAMENTE 68% DOS PROFESSORES NÃO RELACIONARAM O LABORATÓRIO A NENHUMA POLÍTICA EDUCACIONAL; 70% AFIRMARAM UTILIZÁ-LO E 17% DECLARARAM NÃO TER CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DO MESMO NA ESCOLA. AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE AS POLÍTICAS ESTUDADAS E O TRABALHO DOCENTE EVIDENCIAM UMA SITUAÇÃO COMPLEXA NA QUAL A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DO PROFESSOR, O SEU CONHECIMENTO SOBRE ESSAS POLÍTICAS E SUAS CONDIÇÕES FORMATIVAS INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS PROGRAMAS IMPLANTADOS NAS ESCOLAS. EM SÍNTESE, O ESTUDO PERMITIU CONCLUIR QUE, AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS QUE INCIDEM SOBRE O SEU TRABALHO NÃO SEJA O ÚNICO ELEMENTO A ATUAR SOBRE ESSE FENÔMENO COMPLEXO, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS TENDEM AO FRACASSO QUANDO NÃO HÁ FORMAÇÃO DE CONSENSO ATIVO ENTRE ESSES SUJEITOS QUE VÃO IMPLEMENTÁ-LAS NO COTIDIANO ESCOLAR.
Título (EN):
LABORATORY FOR BIOLOGY TEACHING: RELATIONS BETWEEN THE DEVELOPMENT OF EDUCATION POLICIES AND TEACHING IN THE STATE SCHOOL SYSTEM OF MATO GROSSO.
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL POLICY
LAB FOR BIOLOGY TEACHING
TEACHING WORK
Resumo Original (EN):
DOCTORAL DISSERTATION. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO", BAURU CAMPUS, FACULTY OF SCIENCE, POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION FOR SCIENCE, 2015. THIS STUDY FOCUSED ON THE RELATIONSHIP BETWEEN THE DEVELOPMENT OF POLICIES THAT ENABLED THE ACQUISITION OF LABORATORIES FOR BIOLOGY TEACHING AND FOR THE WORK OF TEACHERS IN THE STATE SCHOOL SYSTEM OF MATO GROSSO (REE-MT). THIS STUDY AIMED TO ANALYZE THE POSSIBLE RELATIONSHIPS ESTABLISHED BETWEEN THIS ACQUISITION AND THE WORK OF PROFESSIONALS. THE ACQUISITION OF LABORATORIES BEGAN IN 2000, SET IN THE ACTIONS OF THE HIGH SCHOOL IMPROVEMENT AND DEVELOPMENT PROGRAM (PROMED). THIS PROGRAM ENABLED 45 SCHOOLS TO BE EQUIPPED BY 2007. IN 2014, A TOTAL OF 74 SCHOOL UNITS HAD BEEN GRANTED THE LAB. THE PROGRAMS: MAIS EDUCAÇÃO (EDUCATION PLUS), BRASIL PROFISSIONALIZADO (BRAZIL PROFESSIONALIZED), ENSINO MÉDIO INOVADOR (INNOVATIVE HIGH SCHOOL), PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (SCHOOL DEVELOPMENT PLAN), DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (MONEY DIRECTLY TO SCHOOL) AND THE NOTICE OF PROJECTS OF MATO GROSSO STATE DEPARTMENT OF EDUCATION (SEDUC-MT), IN CONJUNCTION WITH THE PROMED, CONSTITUTED THE CORPUS OF EDUCATIONAL POLICIES THAT ENABLED THE LABORATORIES FOR TEACHING BIOLOGY TO COME TRUE IN REE-MT. THE TIME FRAME OF THE INVESTIGATION COMPRISED THE PERIOD FROM 2000, THE BEGINNING OF THE FIRST PURCHASES, TO 2014, PERIOD STIPULATED FOR FINISHING THE COLLECTION OF INTERVIEWS WITH THE INDIVIDUALS INVESTIGATED. DATA HAS BEEN COLLECTED FROM THE FOLLOWING SOURCES: 71 BIOLOGY TEACHERS FROM SCHOOLS WHICH RECEIVED THE LABORATORY AND FIVE MANAGERS OF SEDUC-MT, AS WELL AS OFFICIAL DOCUMENTS RELATING TO EDUCATIONAL POLICIES THAT HAVE FOCUSED ON TEACHING BIOLOGY, SPECIFICALLY THOSE WHICH REFERRED TO THE ACQUISITION OF STUDIED LABORATORIES. DATA COLLECTION HAS SET IN ELECTRONIC QUESTIONNAIRE APPLICATION, AVAILABLE AT: HTTP://200.129.241.80/PESQUISABIOLOGIA/ TO 248 BIOLOGY TEACHERS OF REE-MT; INTERVIEW WITH 30% OF TEACHERS WHO FILLED IN THIS INSTRUMENT AND INTERVIEW WITH ALL MANAGERS. THE ANALYSIS OF THE QUESTIONNAIRES ALLOWED TO ORGANIZE THEM INTO GROUPS RELATED TO EDUCATIONAL POLICIES AWARENESS AND THE USE OF THE LABORATORY. IN TURN, THE ANALYSIS OF THE INTERVIEWS ALLOWED THE IDENTIFICATION OF FIVE CATEGORIES IN WHICH WE HAVE ORGANIZED THE TESTIMONY OF TEACHERS AND MANAGERS REGARDING THEIR KNOWLEDGE AND PARTICIPATION IN THE DEVELOPMENT OF THE ANALYZED EDUCATIONAL POLICIES, AS WELL AS THE RELATIONSHIPS ESTABLISHED BETWEEN THE LABORATORY FOR TEACHING BIOLOGY, THE TEACHING WORK AND THE SCHOOL REALITY. APPROXIMATELY 68% OF TEACHERS COULD NOT RELATE THE LABORATORY TO ANY EDUCATIONAL POLICY; 70% SAID THEY USED IT AND 17% REPORTED HAVING NO KNOWLEDGE OF THE EXISTENCE OF THE LAB AT SCHOOL. THE RELATIONSHIPS ESTABLISHED BETWEEN THE STUDIED POLICIES AND TEACHING WORK SHOW A COMPLEX SITUATION IN WHICH THE TEACHERS? WORKLOAD, THEIR AWARENESS OF THESE POLICIES AND THEIR TRAINING CONDITIONS INTERFERE IN THE DEVELOPMENT OF PROGRAMS IMPLEMENTED IN SCHOOLS. IN BRIEF, THE STUDY CONCLUDED THAT, ALTHOUGH THE PARTICIPATION OF THE TEACHER IN THE DEVELOPMENT OF POLICIES THAT AFFECT THEIR WORK IS NOT THE ONLY ELEMENT ACTING ON THIS COMPLEX PHENOMENON, EDUCATION POLICIES TEND TO FAIL WHEN THERE IS NO ACTIVE CONSENSUS-BUILDING AMONG PARTICIPATING SUBJECTS THAT WILL IMPLEMENT THEM IN EVERYDAY SCHOOL LIFE.
Arquivo:
TES_DOUT20150318_CABRERA RENATA CRISTINA.pdf
Tamanho:
3654 Kb (3654204 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/12/2015 ÀS 13:56:53
Atualizado:
08/12/2015 ÀS 13:56:53
Visitas:
887
Última Visita em :
24/04/2024 ÀS 00:21:21
Downloads:
58
Último Download em :
19/09/2023 ÀS 18:57:05
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por