Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
BIOÉTICA PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGAÇÃO SOBRE OS FUNDAMENTOS QUE COMPÕEM OU DEVERIAM COMPOR A ÁREA
Autor:
SIEBERT, PALOMA
Email:
paloma.bio@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU - UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. SILVA,, PAULO FRAGA
Drª. PECHULA, MARCIA REAMI
Drª. ANDRADE, MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES
Drª. TALAMONI, ANA CAROLINA BISCALQUINI
Data de Defesa:
02/07/2015
Palavras-Chave (PT):
COMPONENTE CURRICULAR
ENSINO DE BIOÉTICA
ENSINO DE BIOLOGIA
Resumo Original (PT):
EMBORA SEJA UM COMPONENTE CURRICULAR FREQUENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO RELACIONADOS À ÁREA DA SAÚDE, O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DA BIOÉTICA NA FORMAÇÃO DE BIÓLOGOS E PROFESSORES DE BIOLOGIA É RECENTE. O AUMENTO CONSIDERÁVEL DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, BEM COMO AS APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS DESTES CONHECIMENTOS AUMENTAM SIGNIFICATIVAMENTE A NECESSIDADE DA BIOÉTICA SER ENTENDIDA COMO UM COMPONENTE ESSENCIAL NOS PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA. TAL DEMANDA JÁ VEM APARECENDO EM ALGUMAS REFORMAS CURRICULARES PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO ENTANTO ESSAS INICIATIVAS, AINDA QUE DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POR SI NÃO RESOLVEM A FORMAÇÃO ÉTICA DOS PROFISSIONAIS FORMADOS NESTES CURSOS. O PASSO A SEGUIR SERIA REFLETIR COMO ESSA FORMAÇÃO SE DARÁ. ASSIM, A NOSSA PREMISSA DE INVESTIGAÇÃO FOI REUNIR OS PESQUISADORES DA ÁREA PARA RESPONDER AS QUESTÕES QUE PREPARAMOS PARA A DEFINIÇÃO DO QUE CHAMAMOS DE ENSINO DE BIOÉTICA. ESTE FOI O DESAFIO QUE NOS APRESENTOU ENQUANTO PESQUISA PARA COMPOR ESSA TESE DE DOUTORADO. SENDO ASSIM, NOSSOS OBJETIVOS FORAM: A) LEVANTAR OS FUNDAMENTOS QUE PODEM COMPOR A FORMAÇÃO EM BIOÉTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE BACHARÉIS E LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; B) ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES ORIUNDAS DOS PESQUISADORES PARTICIPANTES PARA IDENTIFICAR PRESSUPOSTOS QUE DEVEM COMPOR A ÁREA DE BIOÉTICA; C) REUNIR INDICATIVOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A INSTITUIÇÃO DE UMA DISCIPLINA OU EIXOS FORMATIVOS EM BIOÉTICA; E D) ELENCAR AS POSSÍVEIS DIFICULDADES PARA A INSERÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCIPLINA OU EIXOS FORMATIVOS EM BIOÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ADOTAMOS COMO FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA A PESQUISA QUALITATIVA APLICADA. OS DADOS FORAM LEVANTADOS POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO QUE FOI ENVIADO POR CORREIO ELETRÔNICO A PESQUISADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS CONCEITUADOS NA ÁREA DE BIOÉTICA. APÓS RECEBERMOS OS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS, ORGANIZAMOS OS DADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. OS RESULTADOS FORAM UTILIZADOS, JUNTAMENTE COM A LITERATURA PERTINENTE, PARA DESENVOLVERMOS LINHAS DE DISCUSSÕES SOBRE BIOÉTICA QUE PODEM COMPOR UMA DISCIPLINA VOLTADA PARA BACHARÉIS E LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Título (EN):
NC
Palavras-Chave (EN):
BIOETHICS EDUCATION
BIOLOGY EDUCATION
CURRICULAR COMPONENT
Resumo Original (EN):
ALTHOUGH IT IS A COMMON CURRICULAR COMPONENT IN UNDERGRADUATE COURSES RELATED TO HEALTH, RECOGNIZING THE IMPORTANCE OF BIOETHICS IN THE FORMATION OF BIOLOGISTS AND BIOLOGY TEACHERS IS RECENT. THE CONSIDERABLE INCREASE OF INFORMATION RELATED TO LIFE SCIENCES AND BIOTECHNOLOGY APPLICATIONS OF THIS KNOWLEDGE SIGNIFICANTLY INCREASE THE NEED OF BIOETHICS BEING UNDERSTOOD AS AN ESSENTIAL COMPONENT IN UNDERGRADUATE PROGRAMS IN BIOLOGY. SUCH DEMAND IS ALREADY APPEARING IN SOME CURRICULAR REFORMS FOR THE LIFE SCIENCES COURSES, HOWEVER THESE INITIATIVES, ALTHOUGH OF GREAT IMPORTANCE IN ITSELF DOES NOT SOLVE THE ETHICAL TRAINING OF PROFESSIONALS TRAINED IN THESE COURSES. THE FOLLOWING STEP WOULD BE TO REFLECT ON HOW THIS TRAINING WILL BE GIVEN. SO OUR PREMISE RESEARCH WAS TO GATHER RESEARCHERS IN THE FIELD TO ANSWER THE QUESTIONS WE HAVE PREPARED FOR THE DEFINITION OF WHAT WE CALL BIOETHICS EDUCATION. THIS WAS THE CHALLENGE PRESENTED TO US AS RESEARCH TO COMPOSE THIS DOCTORAL THESIS. THEREFORE, OUR OBJECTIVES WERE: A) RAISE THE FUNDAMENTALS THAT CAN MAKE TRAINING IN BIOETHICS IN GRADUATES OF TRAINING COURSES AND GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES; B) TO ANALYZE THE CONTRIBUTIONS FROM RESEARCHERS INTERVIEWED TO IDENTIFY ASSUMPTIONS THAT SHOULD MAKE UP THE AREA OF BIOETHICS; C) GATHER THEORETICAL AND METHODOLOGICAL INDICATIONS FOR THE ESTABLISHMENT OF A DISCIPLINE OR TRAINING AXES IN BIOETHICS; D) LIST THE POSSIBLE DIFFICULTIES FOR THE INSERTION AND DEVELOPMENT OF A DISCIPLINE OR TRAINING AXES IN BIOETHICS IN UNDERGRADUATE COURSES IN BIOLOGICAL SCIENCES. TO DEVELOP THIS WORK, WE HAVE ADOPTED AS THE METHODOLOGICAL FOUNDATION APPLIED QUALITATIVE RESEARCH. THE DATA WERE COLLECTED THROUGH THE DEVELOPMENT OF AN OPEN QUESTIONNAIRE SENT BY EMAIL TO PRESTIGIOUS NATIONAL AND INTERNATIONAL RESEARCHERS IN THE BIOETHICS AREA. AFTER WE RECEIVE THE RESPONSES, WE ORGANIZE DATA INTO CATEGORIES OF ANALYSIS. THE RESULTS WERE USED ALONG WITH THE LITERATURE, TO DEVELOP LINES OF DISCUSSIONS ON BIOETHICS THAT CAN COMPOSE A FOCUSED DISCIPLINE TO GRADUATES AND GRADUATES IN BIOLOGICAL SCIENCES.
Arquivo:
TES_DOUT20150702_SIEBERT PALOMA.pdf
Tamanho:
1966 Kb (1966388 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
08/12/2015 ÀS 13:20:34
Atualizado:
08/12/2015 ÀS 13:20:34
Visitas:
445
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 20:02:35
Downloads:
19
Último Download em :
02/12/2020 ÀS 09:06:58
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por