TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
CONCEITOS ECOLÓGICOS ESTRUTURANTES ? INVESTIGANDO O PENSAMENTO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Autor: |
PALHACI, TALITHA PLACIDO |
Email: |
tah_palhaci@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2015 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Dr. CAVASSAN, OSMAR ♠ Drª. FERNANDEZ, FERNANDA DA ROCHA BRANDO ♠ Drª. CARBONI, MARINA
|
Data de Defesa: |
07/08/2015 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONCEITOS ECOLÓGICOS ESTRUTURANTES ♠ ENSINO DE BIOLOGIA ♠ MAPAS CONCEITUAIS ♠ SEMIÓTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
PESQUISAS MOSTRAM QUE OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ENFRENTAM DIFICULDADES PARA ARTICULAR AS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTO BIOLÓGICO COM AS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTO DIDÁTICO. ALÉM DISSO, O ENSINO DE BIOLOGIA APRESENTA-SE COMO MEMORÍSTICO E FRAGMENTADO, O QUE TORNA PREMENTE A CONFIGURAÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE SE MOSTREM ADEQUADOS PARA ABORDAR A BIOLOGIA DE FORMA CONTEXTUALIZADA, O QUE PODE SER REALIZADO, POR EXEMPLO, POR MEIO DO USO DE CONCEITOS ESTRUTURANTES. COM BASE NESSA PROBLEMATIZAÇÃO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI INVESTIGAR SOBRE E SE OCORRE A FORMAÇÃO DE UM PENSAMENTO SISTÊMICO PELOS GRADUANDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. PARA TANTO, BUSCAMOS: PESQUISAR COMO OS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL EXPÕE SEU PENSAMENTO AO CONCORDAR OU DISCORDAR DE ASSERTIVAS RELACIONADAS AO CONHECIMENTO ECOLÓGICO; INVESTIGAR COMO ESSES FUTUROS PROFESSORES ESQUEMATIZAM CONCEITOS BIOLÓGICOS RELACIONADOS À ECOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR MEIO DA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESTRUTURANTES. APÓS AS INVESTIGAÇÕES, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE QUALI/QUANTI E UMA ANÁLISE POR MEIO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA REFERENTE ÀS RELAÇÕES DOS DADOS OBTIDOS NESSA PESQUISA. COMO RESULTADO DESSAS ANÁLISES, FORAM ELABORADOS QUADROS DE SÍNTESE DE SIGNIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA FORMA DE QUESTÕES, FUNDAMENTADOS EM CONCEITOS ECOLÓGICOS ESTRUTURANTES, DE FORMA A SUSCITAR DISCUSSÕES QUE POSSAM AUXILIAR A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO MAIS SISTÊMICO PELOS GRADUANDOS E QUE POSSAM SUBSIDIAR PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA EXTRAPOLAÇÃO DESSE PENSAMENTO EM OUTRAS ÁREAS BIOLÓGICAS. |
|
Título (EN): |
STRUCTURAL ECOLOGICAL CONCEPTS - INVESTIGATING THE THOUGHT OF FUTURE BIOLOGICAL SCIENCES TEACHERS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ BIOLOGY TEACHING ♠ CONCEPTUAL MAPS ♠ SEMIOTICS ♠ STRUCTURAL ECOLOGICAL CONCEPTS
|
Resumo Original (EN): |
|
RESEARCHES SHOW THAT THE FUTURE BIOLOGICAL SCIENCES TEACHERS STRUGGLING TO ARTICULATE BIOLOGICAL KNOWLEDGE DISCIPLINES WITH THE DIDACTIC KNOWLEDGE DISCIPLINES. FURTHERMORE, BIOLOGY TEACHING IS PRESENTED AS MEMORIZABLE AND FRAGMENTED, WHICH REQUIRES THE SETTING OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES THAT MAY BE SUITABLE FOR ADDRESSING THE CONTEXTUALIZED BIOLOGY, WHICH CAN BE ACCOMPLISHED, FOR EXAMPLE, BY USE OF THE STRUCTURAL CONCEPTS. BASED ON THIS PROBLEMATIZATION, THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH WAS INVESTIGATE AND IF THERE IS THE FORMATION OF A SYSTEMIC THINKING BY STUDENTS IN AN INITIAL FORMATION COURSE IN BIOLOGICAL SCIENCES. FOR THIS PURPOSE, WE SEEK TO: INVESTIGATE HOW BIOLOGICAL SCIENCES STUDENTS OF A STATE UNIVERSITY EXPOSES HIS THOUGHTS TO AGREE OR DISAGREE WITH ASSERTIONS RELATED TO ECOLOGICAL KNOWLEDGE; INVESTIGATE HOW THESE FUTURE TEACHERS SCHEMATISE BIOLOGICAL CONCEPTS RELATED TO ECOLOGY IN THE CONSTRUCTION OF CONCEPT MAPS THROUGH THE APPROPRIATION OF STRUCTURAL CONCEPTS. AFTER THE INVESTIGATION, WAS CARRIED OUT A QUALITATIVE /QUANTITATIVE ANALYSIS IN ADDITION TO PEIRCE'S SEMIOTICS ANALYSIS ON RELATIONS OF THE DATA OBTAINED IN THIS RESEARCH. AS A RESULT OF THESE ANALYZES WERE PREPARED SIGNIFICANCE SYNTHESIS BOARDS AND DIDACTIC STRATEGIES IN THE FORM OF QUESTIONS, BASED ON STRUCTURAL ECOLOGICAL CONCEPTS IN ORDER TO RAISE UP DISCUSSIONS THAT CAN HELP BUILD A MORE SYSTEMIC THINKING BY GRADUATE STUDENTS AND THAT CAN SUPPORT THE GUIDING PRINCIPLES FOR EXTRAPOLATION OF THIS THINKING IN OTHER BIOLOGICAL AREAS. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20150807_PALHACI TALITHA PLACIDO.pdf
|
Tamanho: |
10775 Kb (10775728 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
04/12/2015 ÀS 12:47:28 |
Atualizado: |
04/12/2015 ÀS 12:47:28 |
Visitas: |
431 |
Última Visita em : |
23/06/2024 ÀS 19:53:51 |
Downloads: |
17 |
Último Download em : |
13/04/2021 ÀS 23:29:45 |