Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE DAS COMPARAÇÕES E CORRELAÇÕES ENTRE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, PRÁTICAS PARENTAIS E HABILIDADES SOCIAIS.
Autor:
ROVARIS, JÉSSICA ALINE
Email:
jessica.rovaris@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. RODRIGUES, OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Dr. VIEIRA, MAURO LUIS
Data de Defesa:
06/08/2015
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO INFANTIL
Resumo Original (PT):
DIANTE DA RELEVÂNCIA EM SE AVALIAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, BEM COMO SUA RELAÇÃO COM OS COMPORTAMENTOS INFANTIS, NESTE TRABALHO, BUSCOU-SE DESCREVER, COMPARAR E CORRELACIONAR PRÁTICAS EDUCATIVAS MATERNAS COM COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS DIFERENCIADAS POR PROBLEMA DE COMPORTAMENTO, ESCOLARIDADE E SEXO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 155 MÃES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, QUE CURSAVAM A PRÉ-ESCOLA OU ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS. FORAM RESPONDIDOS AOS INSTRUMENTOS: CBCL, RE-HSE-P E QRSH-P (VERSÃO PARA PAIS). FORAM CONDUZIDOS OS TESTES QUI-QUADRADO E T DE STUDENT PARA ANÁLISES DE COMPARAÇÃO, O TESTE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON E A REGRESSÃO LINEAR. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR, O REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS SE CONSTITUI FATOR DE PROTEÇÃO E AS PRÁTICAS NEGATIVAS FATOR DE RISCO PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO INFANTIL. AS MENINAS, ESPECIALMENTE DAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, FORAM IDENTIFICADAS COMO MAIS HABILIDOSAS E EXPOSTAS, MAIS FREQUENTEMENTE, ÀS PRÁTICAS MATERNAS POSITIVAS. AO CONTRÁRIO, DOSMENINOS PRÉ-ESCOLARES, PARA QUEM FOI ATRIBUÍDO MAIOR NÚMERO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E EXPOSIÇÃO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS MATERNAS NEGATIVAS, SINALIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE CONSIDERAR A SEXO DA CRIANÇA NA AVALIAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS EMITIDOS NA RELAÇÃO MÃES-FILHOS, CONSTATOU-SE, TAMBÉM, QUE MÃES DE CRIANÇAS COM E SEM DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO APRESENTAM HABILIDADES SOCIAIS NA INTERAÇÃO COM OS FILHOS, O QUE PARECE DIFERENCIARCADA GRUPO É A FREQUÊNCIA COM QUE PRÁTICAS NEGATIVAS E POSITIVAS SÃO UTILIZADAS. AS MÃES DE PRÉ-ESCOLARES APRESENTARAM COMPORTAMENTOS HABILIDOSOSMESMO DIANTE DOS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DOS FILHOS, DIFERENTE DOS COMPORTAMENTOS EMITIDOS NAS INTERAÇÕES COM AS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR, EM QUE O USO DAS PRÁTICAS NEGATIVAS FOI MAIS FREQUENTE. OUTRO ASPECTO IMPORTANTE É A CONSTATAÇÃO DE QUE AS MÃES DE CRIANÇAS QUE ESTÃO NO GRUPO CLÍNICOAPRESENTAMMAIS DIFICULDADES PARA IDENTIFICAR E REFORÇAR OS COMPORTAMENTOS HABILIDOSOS DOS FILHOS, NA COMPARAÇÃO COM AS MÃES DAS CRIANÇAS SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO.ALÉM DISSO, ESSAS MÃESPARECEM EMITIR UM PADRÃO COMPORTAMENTAL QUE ENSINAM AS CRIANÇAS A SEREM HABILIDOSAS APENAS DIANTE DAS INTERAÇÕES POSITIVAS, PRINCIPALMENTESE FOREM MENINOS PRÉ-ESCOLARES. OS RESULTADOS DAS CORRELAÇÕES PARA AS MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTALAPONTOU QUE ELAS CONSEGUEM SER HABILIDOSAS MESMO EM SITUAÇÕES ADVERSAS, RESULTADO MUITO PARECIDOAO ENCONTRADO PARA AS CRIANÇAS SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, DO ENSINO FUNDAMENTAL. A AVALIAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS, DEMONSTROU QUE A HABILIDADE SOCIAL CONVERSAR POSSUI RELEVÂNCIA COMO FATOR DE PROTEÇÃO PARA OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. TAMBÉMFOI IDENTIFICADO MAIOR NÚMERO DE PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EXTERNALIZANTES PARA OS MENINOS PRÉ-ESCOLARES E DE INTERNALIZANTES PARA OS ESCOLARES, ALÉM DISSO, AS PRÁTICAS NEGATIVAS PARECERAM DIRECIONADAS, MAIS FREQUENTEMENTE AOS MENINOS, ESPECIALMENTE AS PRÁTICAS AGRESSIVAS DA MÃE E DO CÔNJUGE. POR OUTRO LADO, A PRÁTICA POSITIVA TER A MESMA OPINIÃO QUE O CÔNJUGE, FOI SIGNIFICATIVA E ATRIBUÍDA, COM MAIOR FREQUÊNCIA, ÀS MENINAS E ÀS CRIANÇAS SEM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CHILD BEHAVIOR PROBLEMS
CHILDREARING PRACTICES
SOCIAL SKILLS
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE RELEVANCE OF EVALUATING EDUCATIONAL PRACTICES AS WELL AS THEIR RELATIONSHIP WITH INFANT BEHAVIORS, THIS PAPER AIMED TO DESCRIBE, COMPARE AND CORRELATE MATERNAL EDUCATIONAL PRACTICES THE BEHAVIOR OF CHILDREN CLASSIFIED BY PROBLEMS OF BEHAVIOR, EDUCATION AND GENDER. THIS RESEARCH INVOLVED 155 MOTHERS OF CHILDREN ENROLLED IN PUBLIC SCHOOLS. THESE CHILDREN WERE IN KINDERGARTEN AND ELEMENTARY SCHOOLS, THEY HAD BOTH GENDERS (BOYS AND GIRLS). THE FOLLOWING INSTRUMENTS WERE ANSWERED: CBCL, RE-HSE-P E QRSH-P (VERSION FOR PARENTS). WERE CONDUCTED CHI-SQUARE TESTS AND STUDENT?S T-TEST TO COMPARISON ANALYSIS, PEARSON CORRELATION TEST AND LINEAR REGRESSION. RESULTS DEMONSTRATED THAT, FOR KINDERGARTEN AND ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN, THE REPERTORY OF SOCIAL SKILLS CONSTITUTES PROTECTIVE FACTOR AND THE NEGATIVE PRACTICES CONSTITUTE RISK FACTOR FOR BEHAVIORAL PROBLEMS. THE GIRLS, ESPECIALLY IN ELEMENTARY SCHOOL GRADES, WERE IDENTIFIED AS MORE SKILLED AND MORE FREQUENTLY EXPOSED TO POSITIVE MATERNAL PRACTICES. ON THE OTHER HAND, BOYS IN KINDERGARTEN PERIOD RECEIVED THE BIGGEST NUMBER OF BEHAVIORAL PROBLEMS AND EXPOSURE TO NEGATIVE EDUCATIONAL MATERNAL PRACTICES, INDICATING THE IMPORTANCE OF CONSIDERING THE CHILD?S GENDER IN THE EVALUATION OF THE BEHAVIORS EMITTED IN THE MOTHER-CHILDREN RELATIONSHIP. THIS STUDY ALSO FOUND THAT MOTHERS OF CHILDREN WITH AND WITHOUT DIAGNOSIS OF BEHAVIORAL PROBLEMS PRESENT SOCIAL SKILLS IN THE INTERACTION WITH THEIR CHILDREN. WHAT SEEMS TO DISTINGUISH EACH GROUP IS THE FREQUENCY OF THE APPLICATION OF NEGATIVES AND POSITIVE PRACTICES. KINDERGARTEN CHILDREN?S MOTHERS EXHIBIT SKILLED BEHAVIORS EVEN FACING THEIR CHILDREN?S BEHAVIORAL PROBLEMS, UNLIKE THE BEHAVIORS EMITTED IN THE INTERACTION WITH ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN, IN WHICH THE USAGE OF NEGATIVE PRACTICES WAS MORE FREQUENT. OTHER IMPORTANT ASPECT IS THE CONFIRMATIONTHAT MOTHERS OF CLINICAL GROUP CHILDREN EXHIBIT MORE DIFFICULTIES TO IDENTIFY AND REINFORCE THEIR CHILDREN?S SKILLED BEHAVIORS, IN COMPARISON WITH THE MOTHERS OF CHILDREN WITHOUT BEHAVIORAL PROBLEMS. BESIDES THIS, CLINICAL GROUP CHILDREN?S MOTHERS SEEM TO EMIT A BEHAVIORAL PATTERN THAT TEACHES CHILDREN TO BE SKILLED ONLY WHEN THEY FACE POSITIVE INTERACTIONS, MAINLY IF THEY ARE KINDERGARTEN BOYS. THE RESULTS OF CORRELATIONS FOR ELEMENTARY SCHOOL GIRLS INDICATED THEY CAN BE SKILLED EVEN IN ADVERSE SITUATIONS. THIS RESULT IS VERY SIMILAR TO THE ONE FOUND FOR ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN WITHOUT BEHAVIORAL PROBLEMS. THE EVALUATION OF SPECIFIC BEHAVIORS DEMONSTRATED THAT THE SOCIAL SKILL OF TALKING HAS RELEVANCE AS A PROTECTIVE FACTOR FOR BEHAVIORAL PROBLEMS. ALSO WAS IDENTIFIED A BIGGER NUMBER OF EXTERNALIZING BEHAVIORAL PROBLEMS FOR THE KINDERGARTEN BOYS AND A BIGGER QUANTITY OF INTERNALIZING BEHAVIORAL PROBLEMS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL ONES. BESIDES THAT, NEGATIVE PRACTICES SEEMED TO BE MORE FREQUENTLY DIRECTED TO BOYS, ESPECIALLY AGGRESSIVE PRACTICES FROM THE MOTHER AND HER SPOUSE. ON THE OTHER HAND, THE POSITIVE PRACTICE OF HAVING THE SAME OPINION AS THE SPOUSE WAS SIGNIFICANT AND ATTRIBUTED, MORE FREQUENTLY, TO GIRLS AND TO THE CHILDREN WITHOUT BEHAVIORAL PROBLEMS.
Arquivo:
DIS_MEST20150806_ROVARIS JESSICA ALINE.pdf
Tamanho:
1760 Kb (1760660 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/10/2015 ÀS 09:43:30
Atualizado:
07/10/2015 ÀS 09:43:30
Visitas:
541
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 03:49:26
Downloads:
33
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 03:45:25
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por