Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O PROCESSO ARGUMENTATIVO DE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO SITUAÇÕES SOBRE A ELETRIZAÇÃO
Autor:
JANGO, ALINE AGNÉLO
Email:
alinejhango@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Banca Examinadora:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO
Dr. VIEIRA, RUI MANOEL DE BASTOS
Data de Defesa:
21/05/2015
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE DISCURSO
ATIVIDADES INTERATIVAS
ENSINO FUNDAMENTAL
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, BUSCOU INVESTIGAR COMO ALUNOS DO NONO ANO FORNECEM EXPLICAÇÕES RELACIONADAS AOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO QUANDO DEPARADOS COM ATIVIDADES INTERATIVAS, OBJETIVANDO RESPONDER QUAIS COMPONENTES ESTÃO PRESENTES NOS ARGUMENTOS. PARTICIPARAM DO TRABALHO UMA PROFESSORA EM EXERCÍCIO NO ENSINO FUNDAMENTAL ? QUE TAMBÉM ESTEVE NO PAPEL DE PESQUISADORA ? E QUATRO ALUNOS DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO. FORAM PROPOSTOS SEIS PROBLEMAS: DOIS SOBRE ELETRIZAÇÃO POR ATRITO; DOIS SOBRE ELETRIZAÇÃO POR CONTATO E DOIS SOBRE INDUÇÃO E POLARIZAÇÃO, SENDO UTILIZADOS COM OS ALUNOS NESTA SEQUÊNCIA. A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES OCORREU EM TRÊS ETAPAS. NA PRIMEIRA, FOI APRESENTADO UM PROBLEMA MAIOR QUE TRATAVA SOBRE CHOQUES ELÉTRICOS, SEGUIDO DE UM TEMPO PARA QUE OS ALUNOS REGISTRASSEM, INDIVIDUALMENTE EM UMA FOLHA, A RESOLUÇÃO E EXPLICAÇÃO PARA ESTE FATO. A SEGUNDA ETAPA CONSISTIU NA APLICAÇÃO DAS SEIS ATIVIDADES, SEMPRE SE INICIANDO COM O REGISTRO INDIVIDUAL SOBRE A HIPÓTESE CRIADA PARA A SOLUÇÃO DE CADA PROBLEMA, SEGUIDO DA VALIDAÇÃO OU NÃO DA HIPÓTESE, ASSIM COMO, A REESCRITA DO MODELO EXPLICATIVO. FINALMENTE, A TERCEIRA ETAPA, CONSISTIU NA RETOMADA DO PROBLEMA MAIOR, OBJETIVANDO VERIFICAR, OU NÃO, ALGUMA MUDANÇA SOBRE A PRIMEIRA EXPLICAÇÃO FORNECIDA PELOS ALUNOS. A ANÁLISE DOS DADOS FOI ELABORADA PARTINDO DE TRÊS MOMENTOS. O PRIMEIRO MOMENTO FOI REFERENTE AO PROBLEMA MAIOR. O SEGUNDO MOMENTO ESTEVE RELACIONADO, PARTICULARMENTE, AS SEIS SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS ENVOLVENDO A ELETRIZAÇÃO. E O TERCEIRO MOMENTO TRATOU-SE DA RETOMADA DO PROBLEMA MAIOR, APÓS A REALIZAÇÃO DAS SEIS ATIVIDADES. OS DADOS ANALISADOS DEMONSTRAM QUE ESTE TIPO DE ATIVIDADE PERMITE QUE OS ALUNOS COMECEM A ESTRUTURAR ALGUMAS RELAÇÕES REFERENTES À ELETRIZAÇÃO, SENDO VÁLIDAS TAMBÉM PARA AULAS POSTERIORES, EM QUE O PROFESSOR TRABALHARÁ CONCEITUALMENTE O TEMA ABORDADO E PODERÁ UTILIZAR OS INDICADORES DA ATIVIDADE PARA PREPARAR AULAS QUE ROMPAM COM CONFUSÕES APRESENTADAS DURANTE A PRÁTICA. OS DADOS DEMONSTRAM TAMBÉM A RELAÇÃO DE ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM AS ATIVIDADES EM TERMOS MOTIVACIONAIS E DE COOPERAÇÃO, ALÉM DAS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DAS IDEIAS CIENTÍFICAS A PARTIR DO COTIDIANO E DE APROPRIAÇÃO DE TERMOS ESPECÍFICOS DA FÍSICA. OUTRO FATOR DE DESTAQUE FOI EM RELAÇÃO ÀS ARGUMENTAÇÕES, MOSTRANDO QUE A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS FEITOS COLETIVAMENTE EM ATIVIDADE DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS EM QUE O PROFESSOR CONDUZ A DISCUSSÃO DE FORMA A CRIAR UM AMBIENTE ARGUMENTATIVO APRESENTA MAIOR COMPLEXIDADE EM SUA ESTRUTURA, INDO ALÉM DA APRESENTAÇÃO SOMENTE DE DADOS E CONCLUSÕES. FINALMENTE A PESQUISA APRESENTA ALGUMAS SUGESTÕES VISANDO À CONTINUIDADE E O APROFUNDAMENTO DA MESMA, SINALIZANDO À NECESSIDADE DE REPENSARMOS A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO QUE TEM NORTEADO A PRÁTICA ESCOLAR, E A IMPORTÂNCIA DO APROFUNDAMENTO SOBRE A COMPREENSÃO DA DIALOGIA COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DOS PROCESSOS DE ENSINO, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS O EXERCÍCIO DA ARGUMENTAÇÃO DURANTE A ELABORAÇÃO CONCEITUAL ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
DISCOURSE ANALYSIS
ELECTRIFICATION PROCESSES
INTERACTIVE ACTIVITIES
MIDDLE SCHOOL
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH, OF QUALITATIVE NATURE, AIMED TO INVESTIGATE HOW NINTH GRADE STUDENTS PROVIDE EXPLANATIONS RELATED TO THE ELECTRIFICATION PROCESSES USING INTERACTIVE ACTIVITIES, AIMING TO ANSWER THE COMPONENTS PRESENT IN THE ARGUMENTS. THE PARTICIPANTS IN THE WORK WERE A MIDDLE SCHOOL TEACHER, ALSO THE RESEARCHER, AND FOUR NINTH GRADE STUDENTS FROM A PRIVATE SCHOOL IN THE STATE OF SÃO PAULO. SIX PROBLEMS WERE PROPOSED: TWO ABOUT ELECTRIFICATION BY FRICTION; TWO ABOUT ELECTRIFICATION BY CONTACT AND TWO ABOUT INDUCTION AND POLARIZATION, ALL DONE BY THE STUDENTS IN THIS ORDER. THE APPLICATION OF THESE ACTIVITIES OCCURRED IN THREE STEPS. FIRST, A LARGER PROBLEM OF SHOCK WAS PRESENTED, FOLLOWED BY A TIME FOR THE STUDENTS TO INDIVIDUALLY RECORD RESULTS ABOUT THE SOLUTION FOR AND EXPLANATION OF THE ISSUES. THE SECOND STEP WAS THE APPLICATION OF THE SIX ACTIVITIES, ALWAYS STARTING FROM THE INDIVIDUAL RESULTS ABOUT THE HYPOTHESIS CREATING A SOLUTION FOR EACH PROBLEM, FOLLOWED BY THE VALIDATION OR INVALIDATION OF THE HYPOTHESIS, AS WELL AS REWRITING THE EXPLANATORY MODEL. THE THIRD AND FINAL STAGE RESTATED THE LARGER PROBLEM IN ORDER TO VERIFY WHETHER OR NOT ANY CHANGES NEEDED TO BE MADE IN THE FIRST EXPLANATION PROVIDED BY THE STUDENTS. DATA ANALYSIS WAS PREPARED THREE TIMES. THE FIRST TIME WAS RELATED TO THE LARGER PROBLEM. THE SECOND TIME WAS PARTICULARLY RELATED TO THE SIX PROBLEMS INTRODUCED TO THE STUDENTS ABOUT ELECTRIFICATION. THE THIRD TIME DEALT WITH RESTATING THE LARGER PROBLEM AFTER THE COMPLETING THE SIX ACTIVITIES. THE DATA ANALYZED SHOWED THAT THESE TYPES OF ACTIVITIES ALLOW STUDENTS TO BEGIN MAKING CONNECTIONS RELATED TO ELECTRIFICATION ALSO VALID FOR FUTURE CLASSES, WHERE THE TEACHER WILL CONCEPTUALLY DEAL WITH THE TOPIC AND USE THE RESULTS OF THE ACTIVITIES TO PREPARE CLASSES THAT BREAK DOWN THE CONFUSION THAT WAS APPARENT DURING THE PRACTICE. THE DATA ALSO SHOWED THE RELATION BETWEEN STUDENT INVOLVEMENT IN THE ACTIVITIES AND THEIR LEVEL OF MOTIVATION AND COOPERATION, FURTHERING THE POSSIBILITY OF CONSTRUCTING SCIENTIFIC IDEAS AND USING SPECIFIC TERMS FROM PHYSICS IN DAILY LIFE. ANOTHER HIGHLIGHT HAD TO DO WITH THE ARGUMENTS. IT WAS SHOWN THAT ARGUMENTS DEVELOPED DURING A COLLECTIVE ACTIVITY ABOUT SCIENTIFIC KNOWLEDGE WHERE THE TEACHER LEADS THE DISCUSSION CREATING AN ARGUMENTATIVE ENVIRONMENT PRESENTS A MORE COMPLEX STRUCTURE, GOING BEING THE SIMPLE PRESENTATION OF DATA AND CONCLUSIONS. FINALLY THE RESEARCH MAKES SOME SUGGESTION THAT IT IS NECESSARY TO CONTINUE AND DEEPEN CONTINUATION AND DEEPEN THE RESEARCH, DEMONSTRATING THE NEED TO RETHINK THE CURRICULUM DESIGN THAT HAS GUIDED THE SCHOOL EXPERIENCE, AND THE IMPORTANCE OF DEEPENING THE UNDERSTANDING OF USING DIALOG AS A CONSTITUTIVE ELEMENT IN THE EDUCATION PROCESS, ENABLING STUDENTS TO PURSUE DISCOURSE WITH TEACHER MEDIATION FOR CONCEPTUAL DEVELOPMENT.
Arquivo:
DIS_MEST20150521_JANGO ALINE AGNELO.pdf
Tamanho:
4409 Kb (4409987 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/09/2015 ÀS 13:53:54
Atualizado:
01/09/2015 ÀS 13:53:54
Visitas:
711
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 09:07:13
Downloads:
27
Último Download em :
20/10/2021 ÀS 02:06:23
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por