Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE OPERANTES VERBAIS E REQUISITOS PARA ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
Autor:
GUERRA, BÁRBARA TREVIZAN
Email:
barbaratrevizan@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Dr. VARELLA, ANDRÉ AUGUSTO BORGES
Dr. SOUZA, CARLOS BARBOSA ALVES
Data de Defesa:
27/07/2015
Palavras-Chave (PT):
AUTISMO
COMPORTAMENTO VERBAL
ENSINO
OPERANTES PRÉ-REQUISITOS
Resumo Original (PT):
INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) APRESENTAM IMPORTANTES DÉFICITS EM COMPORTAMENTOS DIVERSOS, E DENTRE ELES O COMPORTAMENTO VERBAL. CONSIDERANDO-SE OS PREJUÍZOS SOCIAIS QUE A AUSÊNCIA DA LINGUAGEM OCASIONA PARA ESSA POPULAÇÃO, COMO DEPENDÊNCIA E RESTRIÇÃO DE ACESSO AO ENSINO COMUM, SURGE A NECESSIDADE DE PROGRAMAR O ENSINO DE OPERANTES VERBAIS. TODAVIA, A AQUISIÇÃO DE OPERANTES VERBAIS POR MEIO DE ENSINO SISTEMÁTICO E PROGRAMADO EXIGE PRÉ-REQUISITOS COMO SEGUIR INSTRUÇÃO E IMITAR. DESSA FORMA TAMBÉM É NECESSÁRIO PLANEJAR CONDIÇÕES DE ENSINO ESTRUTURADO PARA A APRENDIZAGEM DE TAIS REPERTÓRIOS. ESSE TRABALHO ESTÁ ORGANIZADO EM TRÊS ESTUDOS. O ESTUDO 01 OBJETIVOU REALIZAR LEVANTAMENTO DA LITERATURA SOBRE PROCEDIMENTOS DE ENSINO E AUTISMO NO THE ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR A PARTIR DO TERMO AUTISM. COMO RESULTADOS GERAIS, IDENTIFICOU-SE QUE OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO OBJETIVARAM EM SUA MAIORIA O ENSINO DE OPERANTES VERBAIS POR INSTRUÇÃO POR EXEMPLAR ÚNICO (SEI) PARA AQUISIÇÃO DE MANDO E ECOICO. A MAIORIA DOS PARTICIPANTES ESTAVA ENTRE TRÊS E SEIS ANOS DE IDADE, APRESENTAVA UM REPERTÓRIO DE ATÉ DOIS OPERANTES EM AQUISIÇÃO, E APRENDEU OS COMPORTAMENTOS ALVO DOS ESTUDOS. O ESTUDO 02 OBJETIVOU ENSINAR OPERANTES PRÉ-REQUISITOS PARA DOIS MENINOS DE CINCO E SETE ANOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, E VERIFICAR O EFEITO DA AQUISIÇÃO SOBRE COMPORTAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM A APRENDIZAGEM, COMO ESTEREOTIPIA E COMPORTAMENTOS INADEQUADOS. OS PARTICIPANTES TIVERAM SEUS REPERTÓRIOS DE PRÉ-REQUISITOS AMPLIADOS, COM UMA NECESSIDADE DECRESCENTE DE AJUDA E DEMONSTRARAM UMA REDUÇÃO NA EMISSÃO DE RESPOSTAS CONCORRENTES AO ENSINO. O ESTUDO 03 ENSINOU MATCHING AUDITIVO-VISUAL, ECOICO, TATO E MANDO POR INSTRUÇÃO POR EXEMPLARES MÚLTIPLOS (MEI) PARA DOIS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE APÓS O MEI AS CRIANÇAS PASSARAM A EMITIR MAIS RESPOSTAS VERBAIS VOCAIS DO QUE EM RELAÇÃO À CONDIÇÃO INICIAL DE ENSINO. DESSA FORMA, O ESTUDO 03 DISCUTE A EFETIVIDADE DO ENSINO DE OPERANTES VERBAIS POR INSTRUÇÃO POR MÚLTIPLOS EXEMPLARES EM PESSOAS COM TEA E A SUA CAPACIDADE GERATIVA DE NOVOS REPERTÓRIOS VERBAIS.
Título (EN):
TEACHING VERBAL OPERANT AND REQUIREMENTS TO DISCRETE TRIAL TEACHING IN CHILDREN WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER (ASD).
Palavras-Chave (EN):
AUTISM
PREREQUISITES OPERANTS
TEACHING
VERBAL BEHAVIOR
Resumo Original (EN):
INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD) HAVE SIGNIFICANT DEFICITS IN MANY BEHAVIORS, AND AMONG THEM VERBAL BEHAVIOR. CONSIDERING THE SOCIAL DAMAGE THAT THE ABSENCE OF LANGUAGE CAUSES FOR THIS POPULATION, AS DEPENDENCE AND RESTRICTION OF ACCESS TO REGULAR EDUCATION, TEACHING VERBAL OPERANT IS REQUIRED. HOWEVER, THE ACQUISITION OF VERBAL OPERANT THROUGH SYSTEMATIC AND PROGRAMMED LEARNING REQUIRES PREREQUISITES AS FOLLOWS INSTRUCTION AND IMITATION. THUS IT IS ALSO NECESSARY TO PLAN STRUCTURED TEACHING CONDITIONS FOR LEARNING SUCH REPERTOIRES. THIS PAPER IS ORGANIZED IN THREE STUDIES. STUDY 01 AIMED TO CARRY OUT A SURVEY OF THE LITERATURE ON TEACHING AND AUTISM PROCEDURES AT THE ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR FROM THE TERM [AUTISM]. AS GENERAL RESULTS, THE STUDY 1 FOUND THAT TEACHING PROCEDURES AIMED MOSTLY TEACHING VERBAL OPERANT FOR SINGLE EXEMPLAR INSTRUCTION (SEI) TO ACQUIRE MAND AND ECHOIC. MOST OF THE PARTICIPANTS WERE BETWEEN THREE AND SIX YEARS OLD, HAD A REPERTOIRE OF ONE TO TWO OPERANTS IN ACQUISITION, AND LEARNED THE TARGET BEHAVIOR STUDIES. STUDY 02 AIMED TO TEACH OPERATIVE PREREQUISITES FOR TWO BOYS OF FIVE AND SEVEN YEARS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER, AND ASSESS THE EFFECT OF THE ACQUISITION ON BEHAVIOR INCOMPATIBLE WITH LEARNING, SUCH AS STEREOTY AND INAPPROPRIATE BEHAVIOR. PARTICIPANTS HAD THEIR EXPANDED PREREQUISITES REPERTOIRES, WITH A DECREASING NEED FOR HELP AND DEMONSTRATED A REDUCTION IN THE EMISSION OF COMPETING ANSWERS TO TEACHING. STUDY 03 TAUGHT AUDIO-VISUAL MATCHING, ECHOIC, TACT AND MAND FOR MULTIPLE EXEMPLAR INSTRUCTION (MEI) FOR TWO PARTICIPANTS. THE RESULTS SHOWED THAT AFTER THE MEI CHILDREN BEGAN TO ISSUE MORE VOCAL VERBAL RESPONSES THAN IN RELATION TO THE INITIAL CONDITION OF EDUCATION. THUS, THE STUDY 03 DISCUSSES THE EFFECTIVENESS OF TEACHING VERBAL OPERANT PER MULTIPLE EXEMPLAR INSTRUCTIONS IN PEOPLE WITH ASD AND THEIR GENERATIVE CAPACITY OF NEW VERBAL REPERTOIRES.
Arquivo:
DIS_MEST20150727_GUERRA BARBARA TREVIZAN.pdf
Tamanho:
1972 Kb (1972465 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/08/2015 ÀS 15:23:47
Atualizado:
26/08/2015 ÀS 15:23:47
Visitas:
1456
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 21:08:14
Downloads:
155
Último Download em :
06/12/2023 ÀS 00:17:39
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por