Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ANÁLISE CRÍTICA DA CONTRIBUIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Autor:
SOUSA, FELIPE CONRADO FIANI FELIPE
Email:
felipe_fiani@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. ROTHBERG, DANILO
Banca Examinadora:
Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ
Drª. JACOBUCCI, DANIELA FRANCO CARVALHO
Dr. ROTHBERG, DANILO
Data de Defesa:
27/02/2015
Palavras-Chave (PT):
IMPACTOS SOCIAIS
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo Original (PT):
A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) TEM SIDO REALIZADA DESDE 2004 COMO UMA DAS PRINCIPAIS AÇÕES DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PAÍS, COMBINANDO ESFORÇOS DOS ÂMBITOS DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL. ESTA PESQUISA CARACTERIZOU A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES DA SNCT EM SUA EDIÇÃO DE 2013 PARA A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DIRIGIDA AO PÚBLICO EM GERAL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: A) INVESTIGAR PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E LINHAS DE AÇÃO DAS ATIVIDADES DE POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ADOTADAS ATUALMENTE NO BRASIL E NO ÂMBITO DA UNIÃO EUROPEIA, EM PERSPECTIVA COMPARATIVA; B) INVESTIGAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA REALIZADAS DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2013 EM RELAÇÃO ÀS POSSÍVEIS REFERÊNCIAS AOS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS E ÀS CONDIÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, COMO RELACIONAMENTO ENTRE AGENTES SOCIAIS (GOVERNO, INDÚSTRIA, UNIVERSIDADES E AGÊNCIAS DE FOMENTO) E FORMU-LAÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA; C) PROPOR RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS PARA A REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUE CONTRIBUAM PARA A COMPREENSÃO PÚBLICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CON-TEXTO DE SUAS CONDIÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO E IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. OS RESULTA-DOS SUGEREM QUE HÁ UMA REDUZIDA REFERÊNCIA (4,9%) AOS IMPACTOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NAS ATIVIDADES ANALISADAS. OS COORDENADORES SONDADOS RECONHECEM A IMPOR-TÂNCIA DE UMA CONTEXTUALIZAÇÃO MAIS AMPLA EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO DA CIÊNCIA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS, MAS FATORES COMO FALTA DE PLANEJAMENTO E ESCAS-SEZ DE RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS LIMITARAM SUAS ABORDAGENS.
Título (EN):
CRITICAL ANALYSIS OF THE CONTRIBUTION OF THE NATIONAL WEEK OF SCI-ENCE AND TECHNOLOGY FOR THE POPULARIZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE
Palavras-Chave (EN):
NATIONAL WEEK OF SCIENCE AND TECHNOLOGY
POPULARIZATION OF SCIENCE
PUB-LIC ENGAGEMENT
Resumo Original (EN):
THE NATIONAL WEEK OF SCIENCE AND TECHNOLOGY HAS BEEN HELD SINCE 2004 AS ONE OF THE MAIN INITIATIVES OF THE MINISTRY OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND INNOVATION FOR THE POPULARI-ZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN THE COUNTRY, COMBINING EFFORTS OF THE AREAS OF FORMAL AND NON-FORMAL EDUCATION. THIS STUDY CHARACTERIZED THE CONTRIBUTION OF THE 2013 SNCT TO THE POPULARIZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE TO THE GENERAL PUBLIC. THE SPECIFIC GOALS WERE: A) TO INVESTIGATE PRINCIPLES, GUIDELINES AND LINES OF ACTION OF POPULARIZATION ACTIVI-TIES OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE CURRENTLY ADOPTED IN BRAZIL AND IN THE EUROPEAN UNION, IN COMPARATIVE PERSPECTIVE; B) TO INVESTIGATE THE CONTEXTUALIZATION OF SCIENCE POPULARIZA-TION OF ACTIVITIES CARRIED OUT DURING THE NATIONAL WEEK OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN THE STATE OF SÃO PAULO IN 2013, IN RELATION TO REFERENCES TO SOCIAL AND ENVIRONMENTAL IMPACTS OF TECHNOLOGICAL APPLICATIONS AND THE SOCIAL CONDITIONS OF PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE, AS THE RELATIONSHIP BETWEEN SOCIAL ACTORS (GOVERNMENT, INDUSTRY, UNIVERSITIES AND FUNDING AGENCIES) AND THE FORMULATION OF RESEARCH PRIORITIES; C) TO PROPOSE PRACTICAL RECOMMENDATIONS FOR CONDUCTING ACTIVITIES OF POPULARIZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN THE NATIONAL WEEK OF SCIENCE AND TECHNOLOGY THAT CONTRIBUTE TO THE PUBLIC UNDERSTAND-ING OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN THE CONTEXT OF THEIR SOCIAL CONDITIONS OF PRODUCTION AND SOCIAL AND ENVIRONMENTAL IMPACTS. THE RESULTS SUGGEST THAT THERE IS A LIMITED REFERENCE (4.9%) TO THE SOCIAL IMPACTS OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN THE ANALYZED ACTIVITIES. THE COORDINATORS SURVEYED RECOGNIZE THE IMPORTANCE OF A BROADER CONTEXT IN RELATION TO THE SOCIAL CONDITIONS OF PRODUCTION OF SCIENCE AND ITS ENVIRONMENTAL IMPACTS, BUT FACTORS SUCH AS LACK OF PLANNING AND MATERIAL AND HUMAN RESOURCES LIMITED THEIR APPROACHES
Arquivo:
DIS_MEST20150227_SOUSA FELIPE CONRADO FIANI FELIPE22.pdf
Tamanho:
90 Kb (90910 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
23/07/2015 ÀS 08:51:08
Atualizado:
23/07/2015 ÀS 08:51:08
Visitas:
688
Última Visita em :
13/05/2024 ÀS 19:52:01
Downloads:
36
Último Download em :
02/01/2024 ÀS 17:21:27
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por