Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE FÍSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: OS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO NO DISCURSO OFICIAL E NAS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES
Autor:
CARVALHO, ADRIANO VIEIRA
Email:
adrianovcarvalho@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
Dr. LABURÚ, CARLOS EDUARDO
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Data de Defesa:
27/02/2014
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE DISCURSO
CURRÍCULO
DISCURSO EDUCACIONAL
ENSINO DE FÍSICA
MATERIAL DIDÁTICO
SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO
Resumo Original (PT):
ESTA TESE SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL, PARTE DE UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA DA SITUAÇÃO GERADA PELA ALTERAÇÃO METODOLÓGICA INSTITUÍDA NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS, COM A IMPLEMENTAÇÃO DOS CADERNOS DO PROFESSOR E DOS CADERNOS DO ALUNO, EM 2008, COMO APOIO À IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR ESTADUAL (ATUAL CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO). ENTENDEMOS QUE ESSES CADERNOS SÃO UMA DAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DEFENDIDAS POR AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE FOMENTO, INTERESSADAS EM ATENDER ÀS NECESSIDADES E INTERESSES DO CAPITALISMO EM UMA SITUAÇÃO DE ECONOMIA GLOBALIZADA (NEOLIBERAL). INVESTIGAMOS COMO SE DEU O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO USO DOS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO NA DISCIPLINA DE FÍSICA E QUAIS AS REPERCUSSÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE ATÉ O MOMENTO ATUAL. A PESQUISA TAMBÉM ESTUDOU A SEMELHANÇA ENTRE OS MENCIONADOS CADERNOS E OS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO, AS MOTIVAÇÕES QUE LEVARAM A ESSAS MODIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA, AS RELAÇÕES DESTAS COM AS POLÍTICAS PRECONIZADAS POR AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE FOMENTO E A INFLUÊNCIA DE GRUPOS DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PAULISTAS. POR MEIO DO USO DE NOÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO DE LINHA FRANCESA PECHETIANA (BASEADA PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DE E. ORLANDI E M. PÊCHEUX), EXAMINAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE-SP) E REALIZAMOS ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA DISCIPLINA DE FÍSICA EM EFETIVO EXERCÍCIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA. ISSO PERMITIU IDENTIFICAR DIVERGÊNCIAS ENTRE O DISCURSO OFICIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DOS CADERNOS E AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA ENTREVISTADOS. AS ANÁLISES EFETUADAS COM RELAÇÃO AOS MENCIONADOS CADERNOS, AOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS E ÀS ENTREVISTAS, INDICARAM QUE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DESSE MATERIAL DIDÁTICO APRESENTOU CARACTERÍSTICAS DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO TÉCNICO-INSTRUMENTAL, COM FAVORECIMENTO DA REDUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE, IGNORANDO OS SABERES EXPERIENCIAIS DO PROFESSORADO, E TENTANDO HOMOGENEIZAR O ENSINO DE FÍSICA EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO. O ESTUDO CONCLUI QUE OS CADERNOS DO PROFESSOR E DO ALUNO SE APRESENTAM COMO UM DOS DESDOBRAMENTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS NUMA SITUAÇÃO DE CAPITALISMO GLOBALIZADO.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
COURSEWARE
CURRICULUM
DISCOURSE ANALYSIS
EDUCATIONAL DISCOURSE
HANDOUT TEACHING SYSTEMS
PHYSICS TEACHING
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH, ABOUT THE TEACHING OF PHYSICS IN SÃO PAULO, BRAZIL, STARTS FROM A CONTEXTUALIZED VIEW OF THE SITUATION GENERATED BY THE METHODOLOGICAL CHANGES INTRODUCED IN SÃO PAULO STATE PUBLIC SCHOOLS, WITH THE IMPLEMENTATION OF A NEWTEACHER?S AND STUDENT?S NOTEBOOKS IN 2008. WE UNDERSTAND THAT THESE NOTEBOOKS ARE ONE OF THE MANIFESTATIONS OF EDUCATION POLICIES ADVOCATED BY INTERNATIONAL DEVELOPMENT AGENCIES, INTERESTED IN MEETING THE NEEDS AND INTERESTS OF CAPITALISM IN A GLOBALIZED ECONOMY SITUATION (NEOLIBERAL). WE INVESTIGATED HOW WAS THE USE AND ITS PROCESS OF IMPLEMENTATION OF THE NOTEBOOKS, AS WELL THE REPERCUSSIONS OF IT IN THE PHYSICS TEACHING PRACTICE.THE RESEARCH ALSO STUDIED THE SIMILARITY OF THE MENTIONED NOTEBOOKS AND HANDOUT TEACHING SYSTEMS, THE MOTIVATIONS THAT LED TO THESE CHANGES IN THE STATE PUBLIC EDUCATION, THEIR RELATIONS WITH THE POLICIES ADVOCATED BY INTERNATIONAL DEVELOPMENT AGENCIES AND THE INFLUENCE OF CIVIL SOCIETY GROUPS ON SÃO PAULO'S EDUCATIONAL POLICIES. THROUGH THE USE OF NOTIONS OF FRENCH DISCOURSE ANALYSIS (MAINLY BASED ON THE STUDIES OF E. ORLANDI AND M. PÊCHEAUX), WE EXAMINED OFFICIAL DOCUMENTS OF THE SÃO PAULO STATE EDUCATION DEPARTMENT (SEE-SP) AND CONDUCTED INTERVIEWS WITH IN-SERVICE PUBLIC HIGH SCHOOLS PHYSICS TEACHERS. DATA COLLECTED ALLOWED US TO IDENTIFY DISCREPANCIES BETWEEN THE OFFICIAL DISCOURSE TO THE IMPLEMENTATION OF THE NOTEBOOKS AND THE REPRESENTATIONS OF THE PHYSICS TEACHERS INTERVIEWED. THE ANALYSIS REGARDING THE MENTIONED NOTEBOOKS AND THE EDUCATIONAL DOCUMENTS AND INTERVIEWS TAKEN, INDICATED THAT THE IMPLEMENTATION OF SUCH EDUCATIONAL MATERIAL PRESENTED CHARACTERISTICS OF A TECHNICAL AND INSTRUMENTAL TEACHING PERSPECTIVE, FAVORING THE REDUCTION OF TEACHERS? AUTONOMY, IGNORING THEIR EXPERIENTIAL KNOWLEDGE, TRYING TO HOMOGENIZE THE TEACHING OF PHYSICS THROUGHOUT THE STATE OF SÃO PAULO. THE STUDY CONCLUDES THAT THE TEACHER?S AND STUDENT?S NOTEBOOKS STAND FOR AS ONE OF THE CONSEQUENCES OF THE NEOLIBERAL EDUCATION POLICIES IN A GLOBALIZED CAPITALISM SITUATION.
Arquivo:
TES_DOUT20140227_CARVALHO ADRIANO VIEIRA.pdf
Tamanho:
2007 Kb (2007647 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
20/07/2015 ÀS 17:19:54
Atualizado:
20/07/2015 ÀS 17:19:54
Visitas:
903
Última Visita em :
06/05/2024 ÀS 11:02:39
Downloads:
52
Último Download em :
06/05/2024 ÀS 11:02:50
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por