Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
INFLUÊNCIAS DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS À ESCOLA PÚBLICA: PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
Autor:
MENDES, CAROLINA BORGHI
Email:
cborghimendes@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. LOUREIRO, CARLOS FREDERICO BERNARDO
Data de Defesa:
31/03/2015
Palavras-Chave (PT):
AGRONEGÓCIO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
ESCOLA PÚBLICA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Resumo Original (PT):
DA OBSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE DE AÇÕES CARREGADAS DE DIFERENTES IDEOLOGIAS QUE VÊM SENDO DESENVOLVIDAS COMO EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NO AMBIENTE ESCOLAR, O QUE INCLUI AÇÕES OFERECIDAS POR INSTITUIÇÕES EXTERNAS AO CONTEXTO EDUCACIONAL, PERTENCENTES AOS SETORES PRIVADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA ECONÔMICA NO BRASIL, EMERGIU A NECESSIDADE DE ANÁLISE DOS OBJETIVOS E CONSEQUÊNCIAS DAS MESMAS, SOB AS ÓTICAS DA TRANSFORMAÇÃO - OU DA MANUTENÇÃO - DO MODELO SOCIETÁRIO VIGENTE. ASSIM, O OBJETIVO DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE NESTA DISSERTAÇÃO FOI A FORMA COMO SE DÁ A INSERÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO AGRONEGÓCIO (ABAG) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE DUMONT, PRADÓPOLIS, JABOTICABAL E RINCÃO, POR MEIO DO PROGRAMA ?AGRONEGÓCIO NA ESCOLA? E DE UMA PARCERIA DAQUELA ASSOCIAÇÃO COM UMA USINA SUCROALCOOLEIRA QUE OFERECE VISITAS AO SEU CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA), AOS ESCOLARES. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, FORAM REALIZADAS VISITAS AO CEA, APLICADOS QUESTIONÁRIOS E REALIZADAS ENTREVISTAS COM PROFESSORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E/OU REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (SMES) DAQUELES MUNICÍPIOS, BEM COMO COM UMA REPRESENTANTE DA ABAG DE RIBEIRÃO PRETO, OBJETIVANDO COMPREENDER COMO AS AÇÕES QUE VÊM SENDO DESENVOLVIDAS MEDIANTE PARCERIAS ENTRE TAIS INSTITUIÇÕES INTERFEREM NO TRABALHO DOCENTE E NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, ESPECIALMENTE NA EA E NA SUA INSERÇÃO - SOB UMA DADA PERSPECTIVA - NO CONTEXTO ESCOLAR. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO ADOTADO FOI O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO, AINDA COM APOIO NA TRIANGULAÇÃO DE DADOS E NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, VISANDO APRESENTAR COM MAIOR CLAREZA OS RESULTADOS DAS ANÁLISES REALIZADAS. FICOU CONSTATADO QUE A INSERÇÃO DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS - DE TAMANHA RELEVÂNCIA ECONÔMICA E CULTURAL NA REGIÃO AMOSTRADA - NAS ESCOLAS PÚBLICAS INTERFERE NO TRABALHO DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA PARA OS ESTUDANTES, PERMITINDO QUE A ESCOLA DIFUNDA IDEOLOGIAS DOS SETORES SOCIAIS (COMO O AGRONEGÓCIO), EM DETRIMENTO DE OUTRAS CONCEPÇÕES QUE, SEGUNDO SE ENTENDE, POSSIBILITARIAM A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS E A APROPRIAÇÃO DE CONCEPÇÕES CRÍTICAS SOBRE A REALIDADE SOCIOAMBIENTAL. DESSA FORMA, AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EMPRESA CULMINAM NA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, AINDA QUE NO ÂMBITO IDEOLÓGICO, DIANTE DO QUE SE DEFENDE A NECESSIDADE DE UM POSICIONAMENTO POLÍTICO COMPROMETIDO, A SER ASSUMIDO PELOS RESPONSÁVEIS PELAS INSTÂNCIAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO (COMO AS SMES), ISENTANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO E OFERECENDO UMA FORMAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, INICIAL E CONTINUADA, EM EA, PAUTADA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E TRANSFORMADORA, CONTRIBUINDO PARA O TRABALHO DOCENTE SÓLIDO E A PRÁXIS COERENTE COM A BUSCA DE UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
AGRIBUSINESS
CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION
PUBLIC SCHOOL
SOCIOENVIRONMENTAL RESPONSABILITY
Resumo Original (EN):
FROM OBSERVING THE DIVERSITY OF ACTIONS CHARGED WITH DIFFERENT IDEOLOGIES THAT HAVE BEEN DEVELOPED AS ENVIRONMENTAL EDUCATION (EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? EA) AT SCHOOL ENVIRONMENT, WHICH INCLUDES ACTIONS OFFERED BY INSTITUTIONS OUTSIDE THE EDUCATIONAL CONTEXT, BELONGING TO THE PRIVATE SECTORS OF GREAT ECONOMIC RELEVANCE IN BRAZIL, EMERGED THE NEED TO EVALUATE THE GOALS AND CONSEQUENCES OF SUCH, UNDER THE OPTICAL OF THE TRANSFORMATION ? OR MAINTENANCE ? OF THE CURRENT CORPORATE MODEL. THUS, OUR INVESTIGATIVE AND ANALYTICAL GOAL IN THIS DISSERTATION WAS TO GET TO KNOW HOW IS THE INSERTION, IN PUBLIC SCHOOLS FROM THE CITIES OF DUMONT, PRADÓPOLIS, JABOTICABAL E RINCÃO, OF THE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO AGRONEGÓCIO ? ABAG (BRAZILIAN ASSOCIATION OF AGRIBUSINESS), THROUGH ITS PROGRAM ?AGRONEGÓCIO NA ESCOLA (AGRIBUSINESS AT SCHOOL)? AND THE PARTNERSHIP OF A SUGARCANE FACTORY WITH THE ASSOCIATION, WHO OFFERS VISITS TO ITS CENTER OF ENVIRONMENTAL EDUCATION (CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ? CEA), TO THE STUDENTS. TO COLLECT INFORMATION, WE MADE VISITS TO THE CEA, CONDUCTED SURVEYS AND INTERVIEWED TEACHERS, MUNICIPAL SECRETARIES AND/OR REPRESENTATIVES OF THE CITY BOARDS OF EDUCATION (SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ? SMES) OF SAID CITIES, AS WELL AS A REPRESENTATIVE OF ABAG OF RIBEIRÃO PRETO, AIMING TO COMPREHEND HOW THE ACTIONS THAT HAVE BEEN DEVELOPED IN PARTNERSHIP BETWEEN THOSE TWO INSTITUTIONS INTERFERE IN THE WORK OF TEACHERS AND PUBLIC EDUCATION, SPECIALLY EA AND ITS INSERTION ? UNDER A GIVEN PERSPECTIVE ? IN THE SCHOOL CONTEXT. WE ADOPTED AS A THEORETICAL-METHODOLOGICAL REFERENCE THE MATERIALISM HISTORICAL-DIALECTICAL, SUPPORTED, STILL, BY THE TRIANGULATION AND CATEGORIZATION OF THE DATA OBTAINED TO PRESENT MORE CLEARLY OUR ANALYSIS. WE FOUND THAT THE INSERTION OF OUTSIDE INSTITUTIONS ? OF SUCH ECONOMIC AND CULTURAL RELEVANCE IN THE AREA SAMPLED ? IN THE PUBLIC SCHOOLS, INTERFERES IN THE WORK OF TEACHERS AND IN THE DEVELOPMENT OF A HUMANIZING EDUCATION TO THE STUDENTS, ALLOWING THAT THE SCHOOL DIFFUSES IDEOLOGIES OF THE SOCIAL SECTORS (E.G. THE AGRIBUSINESS), OVER OTHER CONCEPTIONS THAT, ACCORDING TO OUR UNDERSTANDING, ENABLE THE EMANCIPATION OF THE SUBJECTS AND THE APPROPRIATION OF CRITICAL CONCEPTIONS ON SOCIOENVIRONMENTAL REALITY. THIS WAY, THE ACTIONS DEVELOPED BY THE COMPANY CULMINATE TO THE PRIVATIZATION OF THE PUBLIC EDUCATION, EVEN IF IN AN IDEOLOGICAL EXTENT, WHEREUPON IT DEFENDS THE NEED TO A COMMITTED POLITICAL STAND, MADE BY THOSE RESPONSIBLE FOR THE INSTITUTIONS OF PUBLIC EDUCATION (SUCH AS THE SMES), WOULD EXEMPT THE PUBLIC SCHOOLS FROM THE PUBLIC-PRIVATE RELATION AND WOULD OFFER A QUALITY PUBLIC EDUCATION, INITIAL AND ONGOING, IN EA, GUIDED IN A CRITICAL AND EMANCIPATORY PERSPECTIVE, CONTRIBUTING TO A SOLID WORK OF TEACHERS AND THE CONSISTENT PRACTICE WITH THE SEARCH OF A SOCIAL TRANSFORMATION
Arquivo:
DIS_MEST20150331_MENDES CAROLINA BORGHI.pdf
Tamanho:
2124 Kb (2124568 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/07/2015 ÀS 10:03:18
Atualizado:
07/07/2015 ÀS 10:03:18
Visitas:
668
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:53:07
Downloads:
30
Último Download em :
16/04/2024 ÀS 10:33:35
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por