DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO ARTICULAÇÕES |
Autor: |
SANTOS, FABIO SCHWARZ SOARES |
Email: |
fabioschwarz@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2015 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI ♠ Dr. TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
|
Data de Defesa: |
06/03/2015 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO CRÍTICA ♠ ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ♠ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O CONHECIMENTO DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. PARA TANTO, FOI ELABORADO E DESENVOLVIDO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO BAURU. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PARTICIPANTES, OBSERVAÇÕES DOS ENCONTROS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, SENDO ESTES EXAMINADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS EM QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: FONTES DE (IN)FORMAÇÃO, TEORIAS CRÍTICAS E PHC, CONHECIMENTOS SOBRE A PHC E ENSINO DE CIÊNCIAS E PHC. PELA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICA-SE QUE O CONHECIMENTO DAS PROFESSORAS É LIMITADO, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO ÀS BASES DA E PARA A PHC E QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS É POUCO ARTICULADO A ESSA PERSPECTIVA. OS PROFESSORES DEMONSTRAM QUE CONHECEM ALGUNS PRINCÍPIOS DA TEORIA E INDICAM A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO. DISCUTIU-SE A NECESSIDADE DE DOMÍNIO TEÓRICO DESSA TEORIA PELOS PROFESSORES E A FORMAÇÃO COMO VIA PARA ESTE PROCESSO. |
|
Título (EN): |
INITIAL GRADES TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL, HISTORICAL CRITICAL PEDAGOGY AND SCIENCE TEACHING: INVESTIGATING JOINTS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL EDUCATION ♠ HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY ♠ SCIENCE TEACHING IN ELEMENTARY SCHOOL
|
Resumo Original (EN): |
|
THIS STUDY AIMED TO ANALYZE THE KNOWLEDGE OF A TEACHERS GROUP ON HISTORICAL CRITICAL PEDAGOGY (HCP) AND ITS JOINTS WITH THE SCIENCE TEACHING IN THE INITIAL GRADES. THEREFORE, IT WAS DESIGNED AND DEVELOPED A CONTINUING EDUCATION COURSE FOR TEACHERS OF A MUNICIPAL SCHOOL FROM BAURU. THE DATA WERE COLLECTED FROM MATERIAL PRODUCED BY THE PARTICIPANTS, OBSERVATIONS OF MEETINGS, QUESTIONNAIRES AND INTERVIEWS, WHICH ARE EXAMINED THROUGH CONTENT ANALYSIS. THE DATA WERE ORGANIZED INTO FOUR THEMES: (IN) FORMATION SOURCES, CRITICAL THEORIES AND HCP, KNOWLEDGE OF HCP AND HCP SCIENCE AND EDUCATION. FOR THE DATA ANALYSIS, IT APPEARS THAT THE KNOWLEDGE OF TEACHERS IS LIMITED, ESPECIALLY WITH REGARD TO THE BASES FROM AND TO THE HCP AND THE SCIENCE EDUCATION IS POORLY ARTICULATED IN THIS PERSPECTIVE. THE TEACHERS DEMONSTRATE THAT KNOW SOME PRINCIPLES OF THE THEORY AND THEY INDICATE THE NEED FOR THEORETICAL STUDY. WE HAVE DISCUSSED THE NEED TO THEORETICAL DOMAIN OF THIS THEORY BY TEACHERS AND TRAINING AS WAY FOR THIS PROCESS |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20150306_SANTOS FABIO SCHWARZ SOARES.pdf
|
Tamanho: |
1028 Kb (1028663 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
26/06/2015 ÀS 14:15:47 |
Atualizado: |
26/06/2015 ÀS 14:15:47 |
Visitas: |
727 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 21:01:59 |
Downloads: |
39 |
Último Download em : |
09/07/2024 ÀS 14:42:26 |