Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: INVESTIGANDO ARTICULAÇÕES
Autor:
SANTOS, FABIO SCHWARZ SOARES
Email:
fabioschwarz@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Banca Examinadora:
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI
Dr. TEIXEIRA, PAULO MARCELO MARINI
Data de Defesa:
06/03/2015
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO CRÍTICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR O CONHECIMENTO DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. PARA TANTO, FOI ELABORADO E DESENVOLVIDO UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO BAURU. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS PARTICIPANTES, OBSERVAÇÕES DOS ENCONTROS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, SENDO ESTES EXAMINADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS EM QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: FONTES DE (IN)FORMAÇÃO, TEORIAS CRÍTICAS E PHC, CONHECIMENTOS SOBRE A PHC E ENSINO DE CIÊNCIAS E PHC. PELA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICA-SE QUE O CONHECIMENTO DAS PROFESSORAS É LIMITADO, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO ÀS BASES DA E PARA A PHC E QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS É POUCO ARTICULADO A ESSA PERSPECTIVA. OS PROFESSORES DEMONSTRAM QUE CONHECEM ALGUNS PRINCÍPIOS DA TEORIA E INDICAM A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO. DISCUTIU-SE A NECESSIDADE DE DOMÍNIO TEÓRICO DESSA TEORIA PELOS PROFESSORES E A FORMAÇÃO COMO VIA PARA ESTE PROCESSO.
Título (EN):
INITIAL GRADES TEACHERS OF ELEMENTARY SCHOOL, HISTORICAL CRITICAL PEDAGOGY AND SCIENCE TEACHING: INVESTIGATING JOINTS
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL EDUCATION
HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY
SCIENCE TEACHING IN ELEMENTARY SCHOOL
Resumo Original (EN):
THIS STUDY AIMED TO ANALYZE THE KNOWLEDGE OF A TEACHERS GROUP ON HISTORICAL CRITICAL PEDAGOGY (HCP) AND ITS JOINTS WITH THE SCIENCE TEACHING IN THE INITIAL GRADES. THEREFORE, IT WAS DESIGNED AND DEVELOPED A CONTINUING EDUCATION COURSE FOR TEACHERS OF A MUNICIPAL SCHOOL FROM BAURU. THE DATA WERE COLLECTED FROM MATERIAL PRODUCED BY THE PARTICIPANTS, OBSERVATIONS OF MEETINGS, QUESTIONNAIRES AND INTERVIEWS, WHICH ARE EXAMINED THROUGH CONTENT ANALYSIS. THE DATA WERE ORGANIZED INTO FOUR THEMES: (IN) FORMATION SOURCES, CRITICAL THEORIES AND HCP, KNOWLEDGE OF HCP AND HCP SCIENCE AND EDUCATION. FOR THE DATA ANALYSIS, IT APPEARS THAT THE KNOWLEDGE OF TEACHERS IS LIMITED, ESPECIALLY WITH REGARD TO THE BASES FROM AND TO THE HCP AND THE SCIENCE EDUCATION IS POORLY ARTICULATED IN THIS PERSPECTIVE. THE TEACHERS DEMONSTRATE THAT KNOW SOME PRINCIPLES OF THE THEORY AND THEY INDICATE THE NEED FOR THEORETICAL STUDY. WE HAVE DISCUSSED THE NEED TO THEORETICAL DOMAIN OF THIS THEORY BY TEACHERS AND TRAINING AS WAY FOR THIS PROCESS
Arquivo:
DIS_MEST20150306_SANTOS FABIO SCHWARZ SOARES.pdf
Tamanho:
1028 Kb (1028663 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/06/2015 ÀS 14:15:47
Atualizado:
26/06/2015 ÀS 14:15:47
Visitas:
709
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 08:06:37
Downloads:
38
Último Download em :
28/10/2021 ÀS 21:34:08
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por