Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE ESTRUTURA DA MATÉRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DE ESTRUTURAS CONCEITUAIS PARA A MODELAGEM DO CURRÍCULO
Autor:
PRADO, GUSTAVO
Email:
guga.prado@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. GATTI, SANDRA REGINA TEODORO
Data de Defesa:
02/03/2015
Palavras-Chave (PT):
EPISTEMOLOGIA, ONTOLOGIA
ESTRUTURA DA MATÉRIA
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
A PARTIR DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO GRUPO DE PESQUISA ?ENSINO DE QUÍMICA, INVESTIGAÇÃO ORIENTADA, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DOCENTE?, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? UNESP ? CAMPUS DE BAURU-SP, DESTE TRABALHO E DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS, PERCEBEU-SE QUE GRANDE PARTE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO O QUAL MINISTRAVAM A DISCIPLINA DE FÍSICA NÃO ABORDAVAM O TEMA ESTRUTURA DA MATÉRIA EM SUAS AULAS, SEJA NO ÂMBITO GERAL DA DISCIPLINA OU NA ABORDAGEM DIRETA DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA CIÊNCIAS DA NATUREZA. APESAR DA ABORDAGEM DIRETA DO CONTEÚDO (ESTRUTURA DA MATÉRIA: MODELOS DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, QUANTIZAÇÃO DA ENERGIA, RADIOATIVIDADE E PARTÍCULAS ELEMENTARES), GRANDE PARTE DA CONSTRUÇÃO DESTES CONCEITOS, O QUAL COMPÕEM PARTE DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, INICIA-SE NA FILOSOFIA OU NA BUSCA DA SUPERAÇÃO DAS LIMITAÇÕES QUE A ABORDAGEM CLÁSSICA DAS CIÊNCIAS IMPÕE. ACREDITAMOS QUE O ENSINO DE ESTRUTURA DA MATÉRIA DEPENDE DIRETAMENTE DA ARTICULAÇÃO REALIZADA PELO PROFESSOR ENTRE OS SABERES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DAS CIÊNCIAS. ESTA ARTICULAÇÃO, POR SUA VEZ, DEPENDE INTEIRAMENTE DAS CONCEPÇÕES FORMADAS PELOS PROFESSORES ACERCA DOS CONCEITOS TRATADOS, OU SEJA, DE SUA VISÃO ONTOLÓGICA, EPISTEMOLÓGICA E CONCEITUAL DO TEMA. PARA TANTO, CONVIDAMOS PROFESSORES QUE MINISTRAVAM A DISCIPLINA DE FÍSICA, NO ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DE BAURU-SP, PARA CONSTRUÍREM E DISCUTIREM TAIS CONCEITOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADO JUNTO DO GRUPO DE PESQUISAS. ASSIM, BUSCOU-SE, INICIALMENTE, CONSTRUIR COM BASE NA HISTÓRIA, FILOSOFIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA OS CONCEITOS SUBJACENTES À ESTRUTURA DA MATÉRIA, PARA EM SEGUIDA REALIZAR UMA DISCUSSÃO CRÍTICA DE SUA ARTICULAÇÃO COM O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO E DOS FATORES QUE LIMITAVAM AS AULAS QUE ABORDASSEM O TEMA. POSTERIORMENTE ÀS DISCUSSÕES, REALIZAMOS UM ESTUDO CONCEITUAL DIRIGIDO E OS PROFESSORES CONSTRUÍRAM UM PLANO DE AULA QUE ABORDASSE O TEMA. NO ÂMBITO DA PESQUISA, ESTA INSERIU-SE EM MOMENTOS ESPECÍFICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE UMA DISCUSSÃO RELATIVA AOS SABERES DOS PROFESSORES E A RESPEITO DO CURRÍCULO POR ELES MODELADO, NA PERSPECTIVA DE SACRISTÁN (2000), AO PLANEJAR UMA AULA QUE ABORDASSE O TEMA ESTRUTURA DA MATÉRIA. FORAM ANALISADOR OS PERFIS CONCEITUAIS, ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DOS PROFESSORES QUANTO AO TEMA E TAMBÉM O CURRÍCULO MODELADO PELOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE UM CURRÍCULO ESTADUAL, ORGANIZADO POR UMA GRADE DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS E ATINGIDAS PELOS ALUNOS. A ESTRUTURA CURRICULAR NÃO MODELADA, POR VEZES, IMPLICA NA DESCONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E PRÁTICA DOCENTE, CAUSANDO UMA INVERSÃO E/OU AUTO CORRUPÇÃO DE SUA PROPOSTA DE ENSINO COM QUALIDADE. ESSE FATO PODE SER RELACIONADO ATRAVÉS DESTE TRABALHO, DEVIDO À FORMAÇÃO DISTINTA DA DISCIPLINA QUE ALGUNS PROFESSORES SE PROPÕEM A MINISTRAR, GERANDO UMA INABILIDADE DE MODELAR O CURRÍCULO, ASSIM COMO NA PRÓPRIA PRÁTICA DE OUTROS PROFESSORES QUE POR VEZES SE TRANSFORMA, CARACTERIZANDO DOCENTES QUE PODEM PASSAR A ATUAR COMO TRANSMISSORES PASSIVOS DE INFORMAÇÕES PRÉ-ESTABELECIDAS DEVIDO A UMA ?ESTRUTURA CURRICULAR MÍNIMA?
Título (EN):
THE STRUCTURE OF MATTER ON PHYSICS EDUCATION: AN ANALYSIS OF CONCEPTUAL STRUCTURES FOR CURRICULUM PERSPECTIVE CHANGE
Palavras-Chave (EN):
MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS
PHYSICS TEACHER EDUCATION
STRUCTURE OF MATTER
Resumo Original (EN):
FROM THE STUDIES DEVELOPED IN THE RESEARCH GROUP ?ENSINO DE QUÍMICA, INVESTIGAÇÃO ORIENTADA, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DOCENTE?, ON UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP - CAMPUS OF BAURU-SP, THIS WORK AND THEORETICAL FRAMEWORKS USED, IT WAS NOTICED THAT MOST OF THE HIGH SCHOOL TEACHERS WHO TEACH PHYSICS DID NOT POINT ?STRUCTURE OF MATTER? IN THEIR CLASSES, EITHER WITHIN THE DIRECT APPROACH OF THE STATE OF SÃO PAULO CURRICULUM FOR NATURAL SCIENCES. ALTHOUGH, A DIRECT APPROACH TO THE CONTENT (STRUCTURE OF MATTER: MODELS OF ATOMS AND MOLECULES, ENERGY QUANTIZATION, RADIOACTIVITY AND ELEMENTARY PARTICLES), MUCH OF THE CONSTRUCTION OF THESE CONCEPTS, WHICH MAKE UP PART OF MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS, BEGINS IN PHILOSOPHY OR IN THE EFFORT TO OVERCOME THE LIMITATIONS THAT THE CLASSICAL APPROACH OF SCIENCE IMPOSES. WE BELIEVE THAT THE EDUCATION STRUCTURE OF MATTER DEPENDS DIRECTLY ON THE JOINT CARRIED OUT BY PROFESSOR BETWEEN CLASSIC AND CONTEMPORARY KNOWLEDGE OF SCIENCE. THIS ARTICULATION, IN TURN, DEPENDS ENTIRELY ON THE CONCEPTS FORMED BY TEACHERS ABOUT THE TREATED CONCEPTS, IE ITS ONTOLOGICAL VISION, EPISTEMOLOGICAL AND CONCEPTUAL THEME. THEREFORE, WE INVITE TEACHERS WHO TAUGHT THE DISCIPLINE OF PHYSICS IN HIGH SCHOOL OF BAURU-SP REGION, TO BUILD AND DISCUSS THESE CONCEPTS IN A CONTINUING EDUCATION COURSE CONDUCTED WITH THE RESEARCH GROUP. THUS, WE SOUGHT TO INITIALLY BUILD ON THE HISTORY, PHILOSOPHY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE THE CONCEPTS UNDERLYING THE STRUCTURE OF MATTER, TO THEN PERFORM A CRITICAL DISCUSSION OF ITS RELATIONSHIP WITH THE CURRICULUM OF THE STATE OF SÃO PAULO AND THE FACTORS THAT LIMITED CLASSES THAT ADDRESSED THE ISSUE. LATER THE DISCUSSIONS WE CONDUCTED A CONCEPTUAL STUDY DIRECTED AND TEACHERS BUILT A LESSON PLAN THAT WOULD ADDRESS THE ISSUE. UNDER THE SURVEY, THIS WAS INSERTED AT SPECIFIC TIMES OF THE TRAINING COURSE, ENABLING THE HOLDING OF A DISCUSSION CONCERNING THE KNOWLEDGE OF TEACHERS AND ABOUT THE CURRICULUM THEY MODELED WITH A VIEW TO SACRISTÁN (2000), WHEN PLANNING A LESSON THAT APPROACHED THE TOPIC STRUCTURE OF MATTER. WE HAVE ANALYZED THE CURRICULUM SHAPED BY THE TEACHERS FROM THE PERSPECTIVE OF A STATE CURRICULUM, ORGANIZED BY A GRID OF SKILLS AND COMPETENCIES TO BE DEVELOPED AND ACHIEVED BY STUDENTS, WHICH SOMETIMES INVOLVES THE DECONSTRUCTION OF THE AUTONOMY AND TEACHING PRACTICE, CAUSING AN INVERSION AND / OR SELF CORRUPTION OF HIS TEACHING PROPOSAL WITH QUALITY. THIS MAY BE RELATED THROUGH THIS WORK, DUE TO THE FORMATION OF DISTINCT DISCIPLINE THAT SOME TEACHERS INTEND TO TEACH, GENERATING AN INABILITY TO SHAPE THE CURRICULUM, AS WELL AS THE VERY PRACTICE OF OTHER TEACHERS WHO SOMETIMES TURNS, FEATURING TEACHERS WHO CAN PASS TO ACT AS PASSIVE TRANSMITTERS OF PRE-ESTABLISHED INFORMATION DUE TO A MINIMUM CURRICULUM.
Arquivo:
DIS_MEST20150302_PRADO GUSTAVO.pdf
Tamanho:
5044 Kb (5044634 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/06/2015 ÀS 10:43:58
Atualizado:
22/06/2015 ÀS 10:43:58
Visitas:
600
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:12:18
Downloads:
35
Último Download em :
01/12/2023 ÀS 09:23:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por