DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
JOGO DIGITAL E ANALOGIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA BAURU |
Autor: |
ALMEIDA, GUSTAVO MARTINS ALVES |
Email: |
emaildogustavo02@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2015 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO ♠ Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE ♠ Dr. CIRINO, MARCELO MAIA
|
Data de Defesa: |
20/02/2015 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ ANALOGIAS ♠ CINÉTICA QUÍMICA ♠ JOGOS DIGITAIS
|
Resumo Original (PT): |
|
AS DIFICULDADES NAS ABORDAGENS DE CONCEITOS RELACIONADOS À FÍSICO-QUÍMICA, BEM COMO O INTERESSE DOS JOVENS POR NOVAS MÍDIAS FORAM OS PRINCIPAIS FATORES QUE MOTIVARAM O PRESENTE TRABALHO. REALIZAMOS UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS E SUA FUNÇÃO FACILITADORA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. ASSIM, FOI PLANEJADO UM JOGO QUE FUNCIONA COMO UMA ANALOGIA ENVOLVENDO CONCEITOS TEÓRICOS SOBRE O MOVIMENTO DE PARTÍCULAS E O MODELO CINÉTICO DOS GASES. A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI FEITA ATRAVÉS DO GAME EDITOR, UM SOFTWARE VOLTADO ESPECIFICAMENTE PARA ESSE FIM, SEGUINDO CONCEITOS DE DESIGN DE JOGOS, DE MODO A SE TORNAR UMA MÍDIA INTERESSANTE E ATRATIVA. O PERCURSO DE ELABORAÇÃO DO JOGO TAMBÉM FOI UM DOS OBJETOS DE ANÁLISE DESSE TRABALHO |
|
Título (EN): |
N/C |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ANALOGIES ♠ CHEMICAL KINETICS ♠ DIGITAL GAMES
|
Resumo Original (EN): |
|
THE DIFFICULTIES IN APPROACHES OF CONCEPTS RELATED TO PHYSICAL CHEMISTRY, AS WELL AS YOUNG PEOPLE'S INTEREST FOR NEW MEDIA WERE THE MAIN FACTORS THAT MOTIVATED THIS DISSERTATION. WE CONDUCTED A STUDY ON THE USE OF ANALOGIES AND ITS FACILITATOR ROLE IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING CHEMISTRY CONCEPTS. THUS, A GAME WAS DESIGNED, WHICH WORKS AS AN ANALOGY INVOLVING THEORETICAL CONCEPTS ABOUT MOTION OF PARTICLES AND ABOUT THE KINETIC MODEL OF GASES. THE CONSTRUCTION OF THE GAME WAS MADE USING GAME EDITOR, A SOFTWARE DESIGNED SPECIFICALLY FOR THIS PURPOSE, AND WAS BASED ON GAME DESIGN CONCEPTS, IN ORDER TO BECOME AN INTERESTING AND ATTRACTIVE MEDIA. THE GAME DEVELOPMENT PATH WAS ALSO ONE OBJECT OF ANALYSIS IN THIS WORK |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20150220_ALMEIDA GUSTAVO MARTINS ALVES.pdf
|
Tamanho: |
3262 Kb (3262182 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
22/06/2015 ÀS 10:35:33 |
Atualizado: |
22/06/2015 ÀS 10:35:33 |
Visitas: |
840 |
Última Visita em : |
12/07/2024 ÀS 17:45:38 |
Downloads: |
68 |
Último Download em : |
02/03/2022 ÀS 21:25:01 |