Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA DOCENTE NA INTERFACE DAS DISCIPLINAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO E HISTÓRIA DA FÍSICA
Autor:
PORTELA, SEBASTIÃO IVALDO CARNEIRO
Email:
profsebastiao@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Banca Examinadora:
Drª. CARVALHO, LIZETE MARIA ORQUIZA DE
Dr. TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO
Drª. SILVA, CIBELLE CELESTINO
Dr. OLIVEIRA, ERNANDES ROCHA
Dr. RESES, ERLANDO DASILVA
Data de Defesa:
28/02/2014
Palavras-Chave (PT):
CULTURA CIENTÍFICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FORMAÇÃO INICIAL
HISTÓRIA DA FÍSICA
TEXTOS HISTÓRICOS
Resumo Original (PT):
NESTE TRABALHO, JUNTO A UM GRUPO DE LICENCIANDOS, PROMOVEMOS REFLEXÕES E PROPOMOS AÇÕES VOLTADAS À CONSTRUÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO TOMANDO COMO BASE AS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA COMPREENSÃO DA CIÊNCIA, OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CONTEXTO ESCOLAR E O PROCESSO DE PREPARAÇÃO, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE TEXTOS HISTÓRICO-PROBLEMATIZADORES NAS ESCOLAS. A EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA NUM ?ESPAÇO? CRIADO NA INTERFACE DAS DISCIPLINAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO E HISTÓRIA DA FÍSICA DURANTE O ANO DE 2011 E ENVOLVEU UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP DE ILHA SOLTEIRA. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR O PROCESSO VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS DO PONTO DE VISTA DAS MANIFESTAÇÕES DE ELEMENTOS CONDICIONANTES DE SUAS PRÁTICAS, ALMEJANDO, DESSE MODO, AMPLIAR OS CONHECIMENTOS QUE JUSTIFIQUEM A ORIGEM DAS DIFICULDADES DE EMANCIPAÇÃO PARA A TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS DA FÍSICA NAS ESCOLAS. OS DADOS COLETADOS SÃO ORIUNDOS DAS TRANSCRIÇÕES DOS DEBATES REALIZADOS NAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E HISTÓRIA DA FÍSICA, DE DUAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DOS RELATOS DAS AULAS MINISTRADAS PELOS LICENCIANDOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO. AS ANÁLISES DOS CONTEÚDOS DOS DADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE CONSIDERAR, NA PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, FATORES QUE CONDICIONAM SUAS PRÁTICAS COMO AS HERANÇAS CULTURAIS DO ENSINO DE FÍSICA, AS FORÇAS SISTÊMICAS, OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO ENSINO DE FÍSICA E OS FATORES SÓCIO-ORGANIZACIONAIS DO CONTEXTO ESCOLAR
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
HISTORICAL TEXTS
HISTORY OF PHYSICS
INITIAL TRAINING
SCIENTIFIC CULTURE
SUPERVISED INTERNSHIP
Resumo Original (EN):
IN THIS WORK, DEVELOPED WITH A GROUP OF UNDERGRADUATES, WE HAVE PROMOTED SOME REFLECTIONS AND PROPOSED SOME ACTIONS CONCERNING THE SCIENTIFIC CULTURE CONSTRUCTION IN SECONDARY SCHOOL, BASED ON THE INITIAL FORMATION INFLUENCES OF SCIENCE UNDERSTANDING, THE CHALLENGES FACED IN THE SCHOOL CONTEXT AND THE PROCESS OF PREPARATION, CONSTRUCTION AND APLICATION OF PROBLEM-SOLVING-HISTORICAL TEXTS IN SCHOOLS. THE EXPERIMENT WAS PERFORMED IN 2011, IN A CREATED ?SPACE? ON THE SUPERVISED PRACTICUM AND THE HISTORY OF PHYSICS DISCIPLINES INTERFACE; IT INVOLVED A GROUP OF UNDERGRADUATES FROM UNESP ENGENEERING COLLEGE OF ILHA SOLTEIRA - SÃO PAULO, BRAZIL. THIS PARTICIPATED RESEARCH HAS THE PURPOSE OF ANALYSING THE PROCESS IN WHICH THE UNDERGRADUATES HAVE LIVED, FROM THE POINT OF VIEW OF CONDITIONING ELEMENT MANIFESTATIONS OF THEIR PRACTICES, AIMING, THEREBY, TO EXPAND THE KNOWLEDGE THAT JUSTIFY THE ORIGIN OF THE DIFFICULTIES OF THE EMANCIPATION FOR TRANSMITTING PHYSICS KNOWLEDGE IN SCHOOLS ENVIRONMENT. THE COLLECTED DATA WERE DRAWN FROM THE TRANSCRIPTS OF DISCUSSIONS DURING THE SUPERVISED PRACTICUM AND THE HISTORY OF PHYSICS CLASSES, TWO SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS AND REPORTS OF THE CLASSES TAUGHT BY THE UNDERGRADUATES IN SECONDARY SCHOOLS.THE ANALYSIS OF THE DATA CONTENTS POINTS TO THE NEED OF CONSIDERING, IN THE PROFESSIONAL PREPARATION OF TEACHERS, FACTORS THAT INFLUENCE THEIR PRACTICES AS CULTURAL HERITAGE OF PHYSICS TEACHING, THE SYSTEMIC FORCES, THE SPECIFIC KNOWLEDGE OF PHYSICS TEACHING AND THE SOCIO-ORGANIZATIONAL FACTORS IN THE SCHOOL CONTEXT.
Arquivo:
TES_DOUT20140228_PORTELA SEBASTIAO IVALDO CARNEIRO.pdf
Tamanho:
3998 Kb (3998275 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/06/2015 ÀS 10:24:36
Atualizado:
22/06/2015 ÀS 10:24:36
Visitas:
471
Última Visita em :
20/04/2024 ÀS 19:29:00
Downloads:
44
Último Download em :
26/06/2021 ÀS 11:13:28
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por