Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMPETÊNCIAS PARA A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Autor:
CORRÊA, ANDRÉ LUIS
Email:
alc.mad@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. ANDRADE, MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES
Dr. SERRA, ANTONIO ROBERTO COELHO
Data de Defesa:
05/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
ENSINO POR COMPETÊNCIAS
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TIC
Resumo Original (PT):
NÃO HÁ COMO NEGAR, NA SOCIEDADE ATUAL, A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DO USO DA INTERNET PARA AS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES DO COTIDIANO, BEM COMO PARA A AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES. ENTRETANTO, CONSIDERANDO AS TRANSFORMAÇÕES GERACIONAIS, PODE-SE DIZER QUE HÁ DEZ ANOS VEM OCORRENDO, DE MANEIRA LENTA E GRADATIVA, A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. NESTE NOVO CENÁRIO, AS CRIANÇAS, PERTENCENTES A UMA GERAÇÃO DENOMINADA Z OU DIGITAL, ESTÃO ENVOLVIDAS COM AS NOVIDADES DESTE MUNDO TECNOLÓGICO. A PARTIR DE ENTÃO, COMEÇARAM A MANUSEAR O MOUSE, ACESSAR A INTERNET E CRIAR PERFIS EM REDES SOCIAIS, O QUE ACABOU POR INTRODUZIR, CADA VEZ MAIS, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS CLASSES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, O QUE, MUITAS VEZES, COLOCA EM XEQUE O REINADO DOS PROFESSORES, EM AULAS EXPOSITIVAS. ESTA PERSPECTIVA IMPLICA NA REFLEXÃO DE QUE PODEM ESTAR CONTADOS OS DIAS EM QUE OS PROFESSORES ENTRARÃO EM SALA DE AULA E QUE SUAS PRINCIPAIS FONTES DE TRANSMISSÃO SERÃO SUAS PALAVRAS E O QUADRO NEGRO, DIANTE DE UMA TURMA CONCENTRADA E EM SILÊNCIO. NESTA GERAÇÃO OS INDIVÍDUOS SÃO CONSIDERADOS MULTITAREFAS, POIS AO MESMO TEMPO EM QUE ESTUDAM, ESTES INDIVÍDUOS SÃO CAPAZES DE LER NOTÍCIAS NA INTERNET, CHECAR A PÁGINA DE REDES SOCIAIS DIGITAIS, ESCUTAR MÚSICA E AINDA PRESTAR ATENÇÃO NA CONVERSA AO LADO. SENDO ASSIM, AVALIANDO ESTES DADOS E CONSIDERANDO QUE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OS ATUAIS ESTUDANTES, FUTUROS PROFESSORES, SÃO PERTENCENTES A ESTA GERAÇÃO Z OU DIGITAL, DECIDIU-SE INVESTIGAR QUAIS COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ESSES FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PRECISAM DESENVOLVER, DE MODO A INTEGRAR AS TIC EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MANEIRA EFICIENTE, A FIM DE NÃO SUBUTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS. E NESTA ABORDAGEM DE ENSINO DE CIÊNCIAS AUXILIADO POR RECURSOS TECNOLÓGICOS, ACREDITA-SE QUE O MODELO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS SEJA O MAIS INDICADO PARA O PROCESSO EFICIENTE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR ALTERAR O CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ANTERIORMENTE FOCADO NO PROFESSOR, PARA UM MODELO QUE VISA PROPORCIONAR AO ALUNO SUA PRÓPRIA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A PARTIR DESTA MODIFICAÇÃO É QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM COLABORAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E O PROFESSOR, OU MELHOR, O MEDIADOR É QUEM DEVE TER AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA PROMOVER ESTA CONSTRUÇÃO, FACILITANDO, INCENTIVANDO E MOTIVANDO O APRENDIZ. DENTRO DESTE PANORAMA APRESENTADO, CONCLUIU-SE, A PARTIR DE ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS, QUE DAS COMPETÊNCIAS MAPEADAS E INFERIDAS POR ESTA PESQUISA, TODAS APRESENTAM GRAU DE IMPORTÂNCIA NO INTUITO DE SE ALCANÇAR MODELOS EFICIENTES DE ENSINO AUXILIADOS PELOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PORÉM FOI POSSÍVEL ESTABELECER QUE AS COMPETÊNCIAS PROATIVA, INOVADORA E EMPREENDEDORA DEVAM MERECER DESTAQUE, QUANDO O INTUITO FOR ELABORAR PROPOSTAS DIDÁTICAS A PARTIR DO MODELO DA MEDIÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, POIS ESTAS COMPETÊNCIAS INDICARAM SER ALGUM DIFERENCIAL NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS GRUPOS PESQUISADOS DESTE TRABALHO.
Título (EN):
SCIENCE TEACHING AND DIGITAL TECHNOLOGIES: COMPETENCES TO PEDAGOGICAL MEDIATION
Palavras-Chave (EN):
BIOLOGY AND SCIENCE TEACHING
ICT MEDIATION
LEARNING COMPETENCES
PRE-SERVICE TEACHERS EDUCATION
Resumo Original (EN):
IN TODAY?S SOCIETY, THE INFLUENCE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IS UNDENIABLE AS THE INTERNET IS USED FOR A VARIETY OF DAILY ACTIVITIES, IN ADDITION TO ACQUIRING INFORMATION. CONSIDERING GENERATIONAL CHANGES, IN THE LAST TEN YEARS OR SO, THE EMERGENCE OF COMPUTERS IN A SCHOOL SETTING HAS BEEN IMPLEMENTED IN A SLOW AND GRADUAL WAY. IN THIS NEW SETTING, CHILDREN OF THE Z GENERATION, OR THE DIGITAL GENERATION, ARE INVOLVED WITH NEWS OF THE TECHNOLOGICAL WORLD. THUS, THESE CHILDREN BEGAN TO HANDLE THE MOUSE, ACCESS THE INTERNET AND CREATE PROFILES ON SOCIAL NETWORKS, WHICH TURNED OUT TO INTRODUCE MORE AND MORE TECHNOLOGICAL RESOURCES THAN IN MIDDLE SCHOOL AND HIGH SCHOOL CLASSES. THIS OFTEN CAN CAUSE EMBARRASSMENT AT THE TEACHERS' EXPENSE IN LECTURE TYPE CLASSES. THIS PERSPECTIVE LEADS TO BELIEVE THAT THE DAYS MAY BE NUMBERED WHEN TEACHERS WILL COME INTO THE CLASSROOM AND THEIR MAIN SOURCES OF INFORMATION TRANSMISSION ARE THEIR WORDS AND THE BLACKBOARD, IN FRONT OF A CONCENTRATING AND SILENT CLASS. THIS INDIVIDUAL GENERATION IS CONSIDERED MULTI-TASKING BECAUSE WHILE STUDYING, THEY ARE ABLE TO READ NEWS ON THE INTERNET, CHECK ONLINE SOCIAL NETWORK PAGES, LISTEN TO MUSIC AND EVEN PAY ATTENTION TO A CONVERSATION NEXT DOOR. THEREFORE, EVALUATING THIS DATA AND CONSIDERING THAT IN TEACHING DEGREES (THE BIOLOGY AND SCIENCE TEACHER CERTIFICATION) THE CURRENT STUDENTS BELONG TO THIS GENERATION Z OR DIGITAL GENERATION, WE INVESTIGATED WHAT PEDAGOGICAL MEDIATION SKILLS THESE FUTURE SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS NEED TO DEVELOP TO INTEGRATE ICT INTO THEIR EDUCATIONAL PRACTICES EFFICIENTLY, SO AS NOT TO UNDER-UTILIZE TECHNOLOGICAL RESOURCES. AND USING THIS SCIENTIFIC TEACHING APPROACH, AIDED BY TECHNOLOGICAL RESOURCES, IT IS BELIEVED THAT THE PEDAGOGICAL MEDIATION MODEL FOR THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES IS THE MOST SUITABLE FOR THE EFFICIENT PROCESS OF KNOWLEDGE CONSTRUCTION, BY CHANGING THE CENTRE OF THE LEARNING PROCESS, PREVIOUSLY FOCUSED ON THE TEACHER, TO A MODEL THAT AIMS TO PROVIDE THE STUDENT THEIR OWN CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE. FROM THIS MODIFICATION, THE DIGITAL TECHNOLOGIES CAN COLLABORATE IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE AND THE TEACHER, OR RATHER, THE MEDIATOR, SHOULD HAVE THE NECESSARY SKILLS TO PROMOTE THIS CONSTRUCTION, FACILITATING, ENCOURAGING AND MOTIVATING THE LEARNER. INSIDE THIS CASE STUDY, WE CONCLUDED, FROM QUANTITATIVE AND QUALITATIVE ANALYSES THAT THE SKILLS MAPPED AND INFERRED BY THIS RESEARCH ALL HAVE A LEVEL OF IMPORTANCE IN ORDER TO ACHIEVE EFFICIENT MODELS OF TEACHING AIDED BY TECHNOLOGICAL RESOURCES. HOWEVER, IT WAS POSSIBLE TO ESTABLISH THAT THE PROACTIVE, INNOVATIVE AND ENTREPRENEURIAL SKILLS SHOULD BE HIGHLIGHTED WHEN THE INTENTION IS TO DRAFT EDUCATIONAL PROPOSALS WITH THE MEDIATION MODEL TO USE OF DIGITAL TECHNOLOGIES, BECAUSE THESE SKILLS WERE INDICATED TO BE SOMEWHAT DIFFERENTIAL IN THE PREPARATION OF THE ACTIVITIES DEVELOPED BY THE GROUPS SURVEYED IN THIS WORK.
Arquivo:
TES_DOUT20150205_CORREA ANDRE LUIS.pdf
Tamanho:
2323 Kb (2323289 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
22/06/2015 ÀS 09:51:58
Atualizado:
22/06/2015 ÀS 09:51:58
Visitas:
845
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 19:20:49
Downloads:
87
Último Download em :
13/01/2021 ÀS 01:58:04
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por