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Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
DA LEITURA DE PALAVRAS PARA TEXTOS INFANTIS: INTELIGIBILIDADE, FLUÊNCIA E NOMEAÇÃO EM CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR
Autor:
RIQUE, LUCIANA DEGRANDE
Email:
lu.rique.psico@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Co-Orientador:
Drª. MORET, ADRIANE LIMA MORTARI
Co-Orientador Adicional:
Drª. SILVA, LEANDRA TABANEZ NASCIMENTO.
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. POSTALLI, LÍDIA MARIA MARSON
Data de Defesa:
29/01/2015
Palavras-Chave (PT):
IMPLANTE COCLEAR
LEITURA
LIVROS INFANTIS
RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA
Resumo Original (PT):
CONSIDERANDO AS EXTENSÕES DO PARADIGMA DA EQUIVALÊNCIA EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E IMPLANTE COCLEAR O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ENSINAR RELAÇÕES CONDICIONADAS AUDITIVO-VISUAIS ENVOLVENDO PALAVRA DITADA, PALAVRA IMPRESSA E FIGURA, TESTAR A EMERGÊNCIA DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA E DE REPERTÓRIO VERBAL EXPRESSIVO, COMO LEITURA DE PALAVRAS E NOMEAÇÃO DE FIGURAS. AINDA VERIFICOU-SE OS EFEITOS DESTE ENSINO SOBRE A LEITURA DE LIVROS INFANTIS, EM RELAÇÃO À INTELIGIBILIDADE E FLUÊNCIA NA LEITURA. PARTICIPARAM TRÊS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA SEVERA-PROFUNDA, BILATERAL, PRÉ-LINGUAL E USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR; TODAS DO SEXO MASCULINO, ENTRE SETE E DEZ ANOS DE IDADE, FREQUENTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL. AS ROTINAS DE ENSINO E TESTES FORAM CONDUZIDAS COM TRÊS LIVROS DA ?COLEÇÃO ESTRELINHA 1? E UM MACBOOK QUE APRESENTAVA AS TAREFAS E REGISTRAVA O DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES. O DELINEAMENTO GERAL CONSISTIU DE UM PRÉ-TESTE DE LEITURA DOS LIVROS E DE RELAÇÕES ENVOLVENDO REPERTÓRIOS DE SELEÇÃO E VOCALIZAÇÃO DE UMA LISTA DE PALAVRAS DOS MESMOS QUE SELECIONOU ESTÍMULOS PARA DOIS CONJUNTOS. O ENSINO DOS CONJUNTOS DE PALAVRAS DOS LIVROS FORAM CONDUZIDOS EM LINHA DE BASE MÚLTIPLA: APÓS O ENSINO DAS RELAÇÕES CONDICIONADAS AUDITIVO-VISUAIS PALAVRA DITADA E PALAVRA IMPRESSA (AC) E PALAVRA DITADA E FIGURA (AB) POR MATCHING TO SAMPLE (MTS), TESTES DE FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA (BC E CB) E DE VOCALIZAÇÃO COMO LEITURA (CD) E NOMEAÇÃO (BD) COM AS PALAVRAS DO LIVRO 1, A PRECISÃO DE LEITURA E FLUÊNCIA EM TODOS OS TRÊS LIVROS TAMBÉM ERAM AVALIADAS; O MESMO PROCEDIMENTO OCORREU COM LIVROS 2 E 3. OS PARTICIPANTES APRENDERAM AS RELAÇÕES ENSINADAS, ATESTARAM A FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA E AUMENTARAM A CORRESPONDÊNCIA PONTO A PONTO EM SEUS DESEMPENHOS EM TAREFAS DE VOCALIZAÇÃO (BD). QUANTO À LEITURA DOS LIVROS, HOUVE UM AUMENTO NAS PORCENTAGENS DE ACERTOS NA LEITURA TOTAL DOS LIVROS E DAS PALAVRAS DE ENSINO APÓS AS ETAPAS DE ENSINO E TESTES. EM RELAÇÃO À FLUÊNCIA, EMBORA OS DESEMPENHOS APRESENTEM VARIABILIDADE, HÁ UMA TENDÊNCIA À DIMINUIÇÃO DO TEMPO NECESSÁRIO PARA LEITURA DOS LIVROS. OS RESULTADOS REPLICAM A LITERATURA SOBRE APLICAÇÃO DO PARADIGMA DAS RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA E ESTENDEM PARA FLUÊNCIA DA LEITURA COM CRIANÇAS TÍPICAS E ESTENDEM PARA PESSOAS COM IMPLANTE COCLEAR.
Título (EN):
THE READING OF THE WORDS FOR CHILD TEXTS: INTANGIBILITY, FLUENCY AND NOMINATION ON THE CHILDREN WITH CHOCLEAR IMPLANT
Palavras-Chave (EN):
CHILDREN`S BOOK
COCHLEAR IMPLANT
EQUIVALENCE RELATIONS
READING
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE EXTENSION OF THE PARADIGM OF EQUIVALENCE IN HEAR IMPAIRED AND COCHLEAR IMPLANTED CHILDREN THE PORPOISE OF THIS STUDY WAS TO TEACH CONDITIONAL RELATIONS BETWEEN AUDITIVE AND VISUAL STIMULI, INCLUDING DICTATED WORD, PRINTED WORD AND PICTURE, AND THEN TESTING THE EMERGENCE OF EQUIVALENCE CLASSES AND EXPRESSIVE VERBAL REPERTORY AS READING OF WORDS AND PICTURE NOMINATION. THUS, THE EFFECTS OF THIS TEACHING PROCEDURE WAS VERIFIED DURING TESTS OF READING CHILDREN?S BOOKS OVER THE INTANGIBILITY AND FLUENCY OF THIS READING PERFORMANCE. THE PARTICIPANTS WAS THREE CHILDREN WITH DEEP-SEVER HEARING, BILATERAL, PRE-LINGUAL HEAR IMPAIRMENT, COCHLEAR IMPLANT USERS. ALL OF THEM WAS MALE, BETWEEN SEVEN AND TEN YEARS OLD AND ATTENDING ELEMENTARY SCHOOL. THE ROUTINES OF TEACHING AND TESTING WERE CONDUCTED WITH THREE BOOKS FROM THE BOOK COLLECTION ?COLEÇÃO ESTRELINHA 1? AND A MACBOOK THAT PRESENTED THE TEACHING PROGRAMS AND RECORDED THE PARTICIPANTS PERFORMANCE. THE GENERAL DESIGN WAS A PRE-TEST OF BOOK READING AND A SERIES OF SELECTION AND VOCALIZATION TASKS FROM A LIST OF WORDS RETRIEVED FROM THE SAME BOOKS. THE WORD TEACHING WERE CONDUCTED WITH MULTIPLE BASELINE: AFTER THE TEACHING OF THE AUDIO-VISUAL CONDITIONAL RELATIONS BETWEEN DICTATED AND PRINTED WORD (AC), DICTATED WORD AND PICTURE (AB) THROUGH MATCHING TO SAMPLE (MTS), THE PARTICIPANTS WERE EXPOSED TO TESTS OF EQUIVALENCE CLASSES FORMATION (BC AND CB) AND VOCALIZATION AS WORD READING (CD) AND PICTURE NOMINATION (BD) WITH THE WORDS FROM BOOK 1. THE READING ACCURACY AND FLUENCY OF THE THREE BOOKS WERE EVALUATED; THE SAME PROCEDURE OCCURRED WITH BOOKS 2 AND 3. THE PARTICIPANTS LEARNED THE TRAINING WORD RELATIONS, ATTESTED THE FORMATION OF EQUIVALENCE CLASSES AND SHOWED INCREASED CORRESPONDENCE POINT TO POINT AT THEIR PERFORMANCE AT THE WORD OF VOCALIZATION. AS FOR THE BOOK READING, THERE WAS AN INCREASE AT THE PERCENTAGE OF HITS AT THE TOTAL READINGS OF THE BOOKS AND OF THE TRAINING WORDS AFTER TEACHING. REGARDING THE FLUENCY OF THE READING, LEAVING ASIDE THE FACT THAT THE PERFORMANCE PRESENTS VARIABILITY, THERE IS A TENDENCY OF DECLINE OF THE TIME REQUIRED TO READ THE ENTIRE BOOKS. THE RESULTS ARE REPLICATED IN THE LITERATURE APPLYING THE PARADIGM OF RELATIONS OF EQUIVALENCE AND EXTENSION FOR THE SPEECH WITH TYPICAL CHILDREN AND IT EXTENDS COCHLEAR IMPLANTED CHILDREN.
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Criado:
11/06/2015 ÀS 11:09:40
Atualizado:
11/06/2015 ÀS 11:09:40
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