Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA AS AÇÕES DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Autor:
CIANTELLI, ANA PAULA CAMILO
Email:
aninhaciantelli@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Banca Examinadora:
Dr. CARRARA, KESTER
Drª. LEITE, LÚCIA PEREIRA
Dr. NUERNBERG, ADRIANO HENRIQUE
Data de Defesa:
27/04/2015
Palavras-Chave (PT):
ENSINO SUPERIOR
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
PSICOLOGIA
UNIVERSIDADE
Resumo Original (PT):
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR É UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS PRESENTE EM NOSSO PAÍS. TODAVIA, APESAR DO AVANÇO DE MATRÍCULAS DE ESTUDANTES QUE SE ENCONTRAM NESSA CONDIÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E DA MAIOR ATENÇÃO DOS PESQUISADORES PELA TEMÁTICA, AINDA POUCO SE SABE COMO FAVORECER O INGRESSO E A PERMANÊNCIA PARA A CONCLUSÃO DOS ESTUDOS. PARA TANTO, AÇÕES PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS VÊM SENDO TOMADAS PARA GARANTIR O DIREITO DESSE ALUNADO. O PROGRAMA INCLUIR ? ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, CRIADO EM 2005, TEM O OBJETIVO DE PROMOVER POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE NAS IFES (INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR), BUSCANDO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA. DENTRE SUAS AÇÕES, ENCONTRA-SE A CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA JUNTO ÀS IFES COM O OBJETIVO DE ANALISAR AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE, COM DESTAQUE PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EM PROL DA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. PARTICIPARAM DA PESQUISA OS COORDENADORES DOS NÚCLEOS DAS IFES BENEFICIADAS PELO PROGRAMA INCLUIR NO ANO DE 2013. A PRESENTE PESQUISA ESTÁ APRESENTADA A PARTIR DA COMPILAÇÃO DE TRÊS ESTUDOS DISTINTOS E COMPLEMENTARES, NA FORMA DE MANUSCRITOS, ACRESCIDOS DE OUTRAS PARTES TEXTUAIS. O PRIMEIRO ESTUDO, OBJETIVOU TRAÇAR UM PANORAMA DAS AÇÕES EDUCATIVAS OFERTADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DE MODO A COMPREENDER A RELAÇÃO ESTABELECIDA PELA SOCIEDADE EM GERAL COM ESSE SEGMENTO POPULACIONAL. COMPREENDEU-SE QUE, APESAR DOS AVANÇOS NA MUDANÇA DE DISCURSO SOBRE A TEMÁTICA, A HISTÓRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AINDA É MARCADA POR TENSÕES NO CAMPO DO ATIVISMO, DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E REPRESENTATIVAS E NAS NORMAS LEGAIS, INDICANDO QUE MUITO HÁ QUE SE FAZER PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE SUJEITOS NESSA CONDIÇÃO EM CONTEXTOS MAIS ELEVADOS DE ENSINO. O SEGUNDO ESTUDO FAZ REFERÊNCIA ÀS PERSPECTIVAS LEGAIS E HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, APRESENTANDO UM PANORAMA DAS AÇÕES EXERCIDAS PELOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE. IDENTIFICOU-SE QUE, APESAR DE ALGUNS NÚCLEOS SE ENCONTRAREM EM FASE INICIAL DE OPERACIONALIZAÇÃO, SUA CRIAÇÃO PARECE INDICAR UM CAMINHO POSSÍVEL PARA FAVORECER A PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE. VERIFICARAM-SE AINDA QUAIS AÇÕES ESTÃO SENDO REALIZADAS E, EM IGUAL MEDIDA, QUAIS BARREIRAS AINDA PRECISAM SER SUPERADAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. O TERCEIRO ESTUDO SE PROPÔS A IDENTIFICAR E DISCUTIR AS AÇÕES DA PSICOLOGIA E SEU PAPEL NOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE, EM PROL DA PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS IFES. POR FIM, PROCUROU-SE COMPREENDER COMO CONTRIBUIR PARA A REMOÇÃO DE BARREIRAS, EM PARTICULAR AS ATITUDINAIS, NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, E PARA UM FAZER COMPROMETIDO COM PROJETOS SOCIAIS E POLÍTICOS, COM VISTAS À GARANTIA DA CIDADANIA.
Título (EN):
STUDENTS WITH DISABILITIES: CONTRIBUTION OF PSYCHOLOGY TO THE ACTIONS TAKEN BY ACCESSIBILITY CENTERS.
Palavras-Chave (EN):
ACCESSIBILITY CENTERS
DISABLED STUDENTS
HIGHER EDUCATION
PSYCHOLOGY
UNIVERSITY
Resumo Original (EN):
THE INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION IS AN EVER GROWING REALITY IN OUR COUNTRY. HOWEVER, EVEN THOUGH THERE HAS BEEN A NOTICEABLE INCREASE OF STUDENTS UNDER THESE CONDITIONS ENROLLING IN HIGHER EDUCATION CLASSES, AND ALSO THE GROWING ATTENTION OF RESEARCHERS ON THE SUBJECT, THERE IS STILL LITTLE KNOWLEDGE ON HOW TO FACILITATE THE ENROLLMENT AND PERMANENCE OF THESE STUDENTS SO THEY CAN GRADUATE. TO DO SO, PUBLIC AND INSTITUTIONAL ACTIONS HAVE BEEN TAKEN TO GUARANTEE THIS GROUP OF STUDENT?S RIGHTS. THE PROGRAMA INCLUIR ? ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR [TO INCLUDE PROGRAM ? HIGHER EDUCATION ACESSIBILITY], CREATED IN 2005, AIMS AT PROMOTING INSTITUTIONAL POLICIES OF ACCESSIBILITY IN THE FIHE (FEDERAL INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION), IN ORDER TO FAVOR THE ACADEMIC DEVELOPMENT OF STUDENTS WITH DISABILITIES AND/OR REDUCED MOBILITY. AMONG ITS ACTIONS, THE CREATION AND CONSOLIDATION OF ACCESSIBILITY CENTERS IS FOUND. THIS RESEARCH WAS CONDUCTED REGARDING THE FIHE, IN ORDER TO ANALYZE THE ACTIONS DEVELOPED BY THESE ACCESSIBILITY CENTERS, ESPECIALLY REGARDING THE ROLE PSYCHOLOGY PLAYS ON BEHALF OF THE PARTICIPATION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION SETTINGS. THE COORDINATORS OF ACCESSIBILITY CENTERS FROM DIFFERENT FIHE THAT WERE BENEFITED BY THE TO INCLUDE PROGRAM IN THE YEAR OF 2013 PARTICIPATED IN THIS RESEARCH. THIS RESEARCH IS HEREBY PRESENTED AS A COMPILATION OF THREE DISTINCT AND COMPLEMENTARY STUDIES, IN THE FORM OF MANUSCRIPTS, AS WELL AS ADDED TEXT EXCERPTS. THE FIRST STUDY AIMS AT DESCRIBING AN OVERVIEW OF THE EDUCATIONAL ACTIONS OFFERED TO THE DISABLED INDIVIDUAL, IN ORDER TO COMPREHEND THE RELATIONSHIP ESTABLISHED BY SOCIETY IN GENERAL AND THE DISABLED. IT IS UNDERSTOOD THAT, ALTHOUGH THERE HAS BEEN ADVANCES WHEN IT COMES TO THE WAY THIS ISSUE IS ADDRESSED, THE HISTORY OF THE DISABLED PERSON IS STILL MARKED WITH STRESS IN THE ACTIVISM FIELD, AS WELL AS IN ITS POLITICAL ORGANIZATIONS AND ALSO CONCERNING LEGAL ISSUES, WHICH IS AN INDICATION THAT THERE IS STILL MUCH TO BE DONE TO GUARANTEE THE PARTICIPATION OF THE DISABLED PEOPLE IN HIGHER EDUCATION LEVELS. THE SECOND STUDY REGARDS THE LEGAL AND HISTORICAL PERSPECTIVES OF THE INCLUSIVE EDUCATION IN THE BRAZILIAN HIGHER EDUCATION SETTING, PRESENTING AN OVERVIEW OF THE ACTIONS TAKEN BY THE ACCESSIBILITY CENTERS. IT HAS BEEN IDENTIFIED THAT, IN SPITE OF THE INITIAL STAGE OF OPERATION THAT SOME OF THESE CENTERS ARE STILL IN, THEIR CREATION SEEMS TO POINT AT A POSSIBLE WAY OF FACILITATING THE PARTICIPATION OF THE DISABLED STUDENT IN THE UNIVERSITIES. IT HAS ALSO BEEN VERIFIED WHICH ACTIONS ARE BEING CONDUCTED, AS WELL AS WHICH BARRIERS STILL NEED TO BE OVERCOME IN THE CONTEXT OF THE UNIVERSITY. THE THIRD STUDY?S PURPOSE WAS TO IDENTIFY AND DISCUSS THE ACTIONS OF PSYCHOLOGY IN THE ACCESSIBILITY CENTERS THAT WERE AIMED AT INCREASING THE PARTICIPATION OF THE DISABLED PEOPLE IN THE FIHE, EMPHASIZING THE ROLE OF PSYCHOLOGY IN THIS PROCESS. LASTLY, IT HAS BEEN SOUGHT TO UNDERSTAND HOW TO CONTRIBUTE TO THE REMOVAL OF BARRIERS IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT, ESPECIALLY THOSE OF ATTITUDINAL NATURE, AND TO A COMPROMISED ATTITUDE WITH SOCIAL AND POLITICAL PROJECTS, AIMING AT GUARANTEEING THE CITIZENSHIP OF DISABLED PEOPLE.
Arquivo:
DIS_MEST20150427_CIANTELLI ANA PAULA CAMILO22.pdf
Tamanho:
3778 Kb (3778764 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/06/2015 ÀS 10:11:30
Atualizado:
11/06/2015 ÀS 10:11:30
Visitas:
879
Última Visita em :
01/05/2024 ÀS 16:34:45
Downloads:
55
Último Download em :
11/09/2023 ÀS 09:19:31
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por