Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
TREINO MUSICAL COMO PROPOSTA PARA A ESTIMULAÇÃO DA COGNIÇÃO NUMÉRICA EM CRIANÇAS DE IDADE ESCOLAR
Autor:
RODRIGUEZ, INDIRA ARIAS
Email:
indiraarias1986@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. SANTOS, FLÁVIA HELOÍSA
Banca Examinadora:
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Dr. CARMO, JOÃO DOS SANTOS
Drª. SANTOS, FLÁVIA HELOÍSA
Data de Defesa:
24/02/2015
Palavras-Chave (PT):
COGNIÇÃO NUMÉRICA
MEMÓRIA OPERACIONAL
TREINO MUSICAL
Resumo Original (PT):
DÉFICITS NA COGNIÇÃO NUMÉRICA PODEM PREJUDICAR DE FORMA DURADOURA O DESEMPENHO ESCOLAR, O FUNCIONAMENTO EMOCIONAL, E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO INDIVÍDUO; SENDO NECESSÁRIO DESENVOLVER UMA INTERVENÇÃO PARA ESTIMULAR OS SISTEMAS DA COGNIÇÃO NUMÉRICA DE CRIANÇAS COM BAIXO RENDIMENTO ARITMÉTICO. EVIDÊNCIAS DE DIFERENTES ESTUDOS REVELAM ASSOCIAÇÕES POSITIVAS ENTRE ESTIMULAÇÃO MUSICAL E DIVERSAS CAPACIDADES COGNITIVAS. O PRESENTE ESTUDO VISA INVESTIGAR OS EFEITOS DO TREINO MUSICAL SOBRE A COGNIÇÃO NUMÉRICA, A MEMÓRIA OPERACIONAL E CONSEQUENTEMENTE O RENDIMENTO ARITMÉTICO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARTICIPARAM DO ESTUDO 42 CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS: COM DIFICULDADES EM ARITMÉTICA (CDA=21), E SEM DIFICULDADES EM ARITMÉTICA (SDA=21). AS CRIANÇAS PASSARAM POR DUAS AVALIAÇÕES, UMA PRÉ TREINO MUSICAL E QUATRO MESES DEPOIS OUTRA PÓS-TREINO MUSICAL, NAS QUAIS FORAM APLICADOS TESTES COGNITIVOS E ESCALAS DE COMPORTAMENTO, QUE ANALISAVAM VARIÁVEIS COMO: DESEMPENHO ESCOLAR, QI, MEMÓRIA OPERACIONAL, COGNIÇÃO NUMÉRICA, ANSIEDADE E ESTRESSE. O TREINO MUSICAL FOI DESENVOLVIDO EM OITO SESSÕES COLETIVAS E TEVE COMO OBJETIVO ESTIMULAR OS SISTEMAS DA COGNIÇÃO NUMÉRICA E INTEGRAR CONHECIMENTOS MUSICAIS BÁSICOS, E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS. CRIANÇAS CDA APRESENTARAM BAIXA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO NUMÉRICO, CÁLCULO E MEMÓRIA OPERACIONAL, REFLETIDO EM UM BAIXO DESEMPENHO EM TESTES DE ALCANCE ESCOLAR, BEM COMO SINTOMAS DE ESTRESSE COMPATÍVEIS COM FASES DE ALERTA E RESISTÊNCIA SEGUNDO CLASSIFICAÇÃO DO INVENTARIO DE SINTOMAS DE ESTRESSE PARA CRIANÇAS. APÓS A INTERVENÇÃO POR MEIO DO TREINO MUSICAL AS CRIANÇAS DE AMBOS OS GRUPOS, OBTIVERAM MELHORAS SIGNIFICATIVAS NO DESEMPENHO ESCOLAR, NOS SISTEMAS DA COGNIÇÃO NUMÉRICA, E NA MEMÓRIA OPERACIONAL, ASSIM COMO A DIMINUIÇÃO DA MANIFESTAÇÃO DE ANSIEDADE À MATEMÁTICA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
MUSICAL TRAINING
NUMERICAL COGNITION
WORKING MEMORY
Resumo Original (EN):
DEFICITS IN NUMERICAL COGNITION CAN IMPAIR LASTINGLY SCHOOL PERFORMANCE, EMOTIONAL FUNCTIONING, AND PROFESSIONAL TRAINING OF THE INDIVIDUAL; IT IS NECESSARY TO DEVELOP AN INTERVENTION TO STIMULATE THE SYSTEMS OF NUMERICAL COGNITION IN CHILDREN WITH LOW ARITHMETIC PERFORMANCE. EVIDENCE FROM DIFFERENT STUDIES REVEALS POSITIVE ASSOCIATIONS BETWEEN MUSICAL STIMULATION AND SEVERAL COGNITIVE ABILITIES. THE PRESENT STUDY AIMS TO INVESTIGATE THE EFFECTS OF MUSICAL TRAINING IN REGARDS TO NUMERICAL COGNITION, WORKING MEMORY, AND CONSEQUENTLY THE ARITHMETIC PERFORMANCE IN ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN. THE STUDY ENROLLED 42 CHILDREN AGED 8 TO 10 YEARS DIVIDED INTO TWO GROUPS: WITH DIFFICULTIES IN ARITHMETIC (CDA = 21) AND WITHOUT DIFFICULTIES IN ARITHMETIC (SDA = 21). THE CHILDREN UNDERWENT TWO EVALUATIONS, ONE BEFORE MUSICAL TRAINING AND ANOTHER, FOUR MONTHS LATER, AFTER MUSICAL TRAINING, IN WHICH WERE APPLIED COGNITIVE TESTS AND BEHAVIOR SCALES, CONCERNING TO SCHOOL PERFORMANCE, IQ, WORKING MEMORY, NUMERICAL COGNITION, ANXIETY AND STRESS. THE MUSICAL TRAINING WAS DEVELOPED IN EIGHT GROUP SESSIONS AND AIMED TO STIMULATE THE SYSTEMS OF NUMERICAL COGNITION AND INTEGRATE BASIC MUSICAL KNOWLEDGE, AND SYMBOLIC REPRESENTATIONS. CDA CHILDREN HAD LOW CAPACITY OF NUMERICAL PROCESSING, CALCULATION, AND WORKING MEMORY; REFLECTED IN POOR PERFORMANCE IN SCHOOL ACHIEVEMENT TESTS, AS WELL AS STRESS SYMPTOMS COMPATIBLE WITH WARNING STAGES AND RESISTANCE, ACCORDING TO THE CLASSIFICATION OF THE INVENTORY OF STRESS SYMPTOMS FOR CHILDREN. AFTER THE INTERVENTION THROUGH THE MUSICAL TRAINING THE CHILDREN OF BOTH GROUPS ACHIEVED SIGNIFICANT IMPROVEMENTS IN SCHOOL PERFORMANCE, IN THE SYSTEMS OF NUMERICAL COGNITION, AND WORKING MEMORY, AS WELL AS REDUCING THE MANIFESTATION OF MATH ANXIETY.
Arquivo:
DIS_MEST20150224_RODRIGUEZ INDIRA ARIAS.pdf
Tamanho:
1704 Kb (1704151 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/06/2015 ÀS 09:40:41
Atualizado:
11/06/2015 ÀS 09:40:41
Visitas:
544
Última Visita em :
17/05/2024 ÀS 07:13:24
Downloads:
40
Último Download em :
20/12/2023 ÀS 13:03:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por