Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA E SEMIÓTICA SOCIAL
Autor:
BOCANEGRA, CARLOS EDUARDO
Email:
chboca@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Drª. MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO
Drª. PECHULA, MARCIA REAMI
Dr. PINTO NETO, PEDRO DA CUNHA
Data de Defesa:
24/03/2015
Palavras-Chave (PT):
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA. SEMIÓTIC
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
SEMIÓTICA SOCIAL
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA, DE TRAÇO QUALITATIVO, FOI PLANEJADA E DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ENVOLVEU A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM PLANO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. SEU OBJETIVO FOI ANALISAR COMO OS SUJEITOS CONCEBEM A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS, ENTRE OUTROS, E A ASSOCIAM AOS ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS RELACIONADOS AOS TEMAS ESTUDADOS NOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS SUAS EQUIPES NA DISCIPLINA PROJETOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS (PTC). ASSIM, A PRINCÍPIO, FORAM COLETADAS SUAS DESCRIÇÕES EM DIFERENTES ETAPAS DO TRABALHO. EM SEGUIDA, A PARTIR DELAS, FORAM LEVANTADAS E ANALISADAS SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM, POR MEIO DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO PROPOSTO PELA FENOMENOLOGIA (ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA BASEADA NO MÉTODO FENOMENOLÓGICO DE GIORGI) E SEMIÓTICA SOCIAL. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE OS ALUNOS PROTAGONIZARAM SUAS APRENDIZAGENS ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE ELES COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR. TAMBÉM OBSERVAMOS QUE, EM MUITAS DESSAS SITUAÇÕES OCORRIDAS DURANTE AS ETAPAS DO PROJETO, O ASPECTO MOTIVACIONAL, A DEDICAÇÃO E ATENÇÃO DADAS AO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO TRABALHO FORAM RESSALTADAS PELOS ALUNOS, O QUE CONTRIBUIU PARA QUE ELES O TOMASSEM COMO REFERÊNCIA, PARA PROJETOS FUTUROS, QUE PODERÃO SER REALIZADOS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. POR FIM, DESTACAMOS QUE PARA GRANDE PARTE DOS SUJEITOS O ATO DE APRENDER REVELOU-SE UM DESAFIO, EM VIRTUDE DA COMPLEXIDADE E EXTENSÃO DO TRABALHO PROPOSTO. ALÉM DISTO, VALE RESSALTAR QUE O ENTENDIMENTO DO QUE É APRENDER MANIFESTOU-SE ATRAVÉS DAS FORMAÇÕES SEMIÓTICAS LEVANTADAS. ESSAS CONVERGIRAM PARA O SEGUINTE ENUNCIADO PROPOSTO PELO PESQUISADOR: UM PERCURSO, UM CAMINHO, ENFIM, SOBRETUDO, UM CURSO DE ATIVIDADES A SER DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS DE FORMA METÓDICA, PAUTADO NA MOTIVAÇÃO, ATENÇÃO, DEDICAÇÃO E SENSO CRÍTICO, TAL QUAL AS ETAPAS DO TRABALHO INVESTIGATIVO REALIZADO EM PTC, DE MODO QUE POSSIBILITE AO APRENDIZ INCORPORAR, GRADUALMENTE, TAIS ATIVIDADES AO SEU DOMÍNIO DE CONHECIMENTO, COM O PROPÓSITO DE UTILIZÁ-LAS EM OUTRAS SITUAÇÕES DE ENSINO - MAIS COMPLEXAS OU NÃO - PARA RESOLVER AS DEMANDAS QUE SE MANIFESTEM A ELE OU A SEU GRUPO.
Título (EN):
THE LEARNING PROCESS IN INQUIRY TEACHING PRACTICES: INTERPRETATIONS FROM PHENOMENOLOGICAL APPROACH AND SOCIAL SEMIOTICS
Palavras-Chave (EN):
APPROACH
INVESTIGATIVE ACTIVITIES
LEARNING OF SCIENTIFIC CONTENTS
PHENOMENOLOGICAL
SOCIAL SEMIOTICS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH OF QUALITATIVE TRAIT WAS PLANNED AND DEVELOPED IN A CLASSROOM WITH HIGH SCHOOL STUDENTS OF A PUBLIC SCHOOL. IT INVOLVED THE DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF A PLAN OF DIDACTIC ACTIVITIES FOCUSED ON INQUIRY TEACHING. ITS OBJECTIVE WAS TO ANALYZE HOW SUBJECTS CONCEIVE LEARNING OF SCIENTIFIC CONTENTS, AMONG OTHERS, AND ASSOCIATE IT TO SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES RELATED TO THE TOPICS STUDIED IN THE PROJECTS DEVELOPED BY THEIR TEAMS IN THE DISCIPLINE SCIENTIFIC-TECHNICAL PROJECTS (STP). FIRSTLY, THEIR DESCRIPTIONS WERE COLLECTED IN DIFFERENT STAGES OF THE WORK. AFTER THAT, THEIR PERCEPTIONS ABOUT LEARNING WERE RAISED AND ANALYZED THROUGH THE THEORETICAL AND METHODOLOGICAL FRAMEWORK PROPOSED BY THE PHENOMENOLOGY (PHENOMENOLOGICAL APPROACH BASED ON THE PHENOMENOLOGICAL METHOD OF GIORGI) AND SOCIAL SEMIOTICS. THE RESULTS SHOW THAT STUDENTS LEAD THEIR LEARNING THROUGH DIALOGUE AMONG THEM WITH THE HELP OF THE TEACHER. WE ALSO OBSERVED THAT, IN MANY OF THESE SITUATIONS OCCURRED DURING THE STAGES OF THE PROJECT, THE MOTIVATIONAL ASPECT, DEDICATION AND ATTENTION GIVEN TO THE WORK PREPARATION PROCESS WERE HIGHLIGHTED BY THE STUDENTS, WHICH HELPED THEM TAKE IT AS A REFERENCE FOR FUTURE PROJECTS, WHICH COULD BE REALIZED BY THEM AT DIFFERENT LEVELS OF SCHOOLING. IN SUMMARY, WE EMPHASIZE THAT FOR THE MOST OF THE SUBJECTS, THE ACT OF LEARNING PROVED TO BE A CHALLENGE BECAUSE OF THE COMPLEXITY AND EXTENT OF THE PROPOSED WORK TO STP. IN ADDITION, IT IS WORTHY HIGHLIGHTING THAT THE UNDERSTANDING OF WHAT LEARNING IS WAS EXPRESSED THROUGH THE SEMIOTIC FORMATIONS RAISED, CONVERGING ON THE FOLLOWING STATEMENT PROPOSED BY THE RESEARCHER: A WAY, A PATH, FINALLY, ABOVE ALL, A STREAM OF ACTIVITIES TO BE METHODICALLY DEVELOPED BY THE STUDENTS, BASED ON MOTIVATION, ATTENTION, DEDICATION AND CRITICAL SENSE, LIKE THE STEPS OF THE INVESTIGATIVE WORK IN STP, SO THAT THIS STREAM ENABLES THE LEARNER TO INCORPORATE THEM (ACTIVITIES) GRADUALLY IN THE KNOWLEDGE DOMAIN, IN ORDER TO USE THEM IN OTHER TEACHING SITUATIONS - MORE COMPLEX OR NOT - TO SOLVE THE DEMANDS THAT OCCUR TO THEM OR THEIR GROUP.
Arquivo:
TES_DOUT20150324_BOCANEGRA CARLOS EDUARDO.pdf
Tamanho:
3778 Kb (3778663 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/05/2015 ÀS 15:32:57
Atualizado:
26/05/2015 ÀS 15:32:57
Visitas:
751
Última Visita em :
16/04/2024 ÀS 16:36:42
Downloads:
42
Último Download em :
23/12/2020 ÀS 11:44:32
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por