Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULADO AOS FUNDAMENTOS DA ASTRONOMIA
Autor:
FERREIRA, ALESSANDRA BUENO
Email:
alessandra.unesp@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Banca Examinadora:
Dr. CAMARGO, ÉDER PIRES DE
Drª. ZANATA, ELIANA MARQUES
Dr. VERASZTO, ESTÉFANO VIZCONDE
Data de Defesa:
23/02/2015
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO DE SURDOS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS
ENSINO DE ASTRONOMIA
FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA PROCUROU INVESTIGAR COMO OCORRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM PERDAS AUDITIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A INVESTIGAÇÃO PRETENDEU ANALISAR COMO DETERMINADOS CONCEITOS CIENTÍFICOS SÃO DESENVOLVIDOS PELO PROFESSOR EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS, CONSIDERANDO-SE AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS COM SURDEZ. BUSCAMOS A REFLEXÃO DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: O QUE ACONTECE QUANDO DETERMINADOS CONCEITOS CIENTÍFICOS CRUCIAIS NÃO SÃO DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA? QUAIS AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E APREENSÃO DO CONCEITO FASES DA LUA PARA OS ALUNOS COM PERDAS AUDITIVAS? CONSIDERANDO AS PARTICULARIDADES E NECESSIDADES EDUCACIONAIS DESSES ALUNOS, QUAL O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO USO DE RECURSOS DIFERENCIADOS EM SALA DE AULA? PARA VIGOTSKI O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS OU SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS DEMANDA O DESENVOLVIMENTO DE TODA UMA SÉRIE DE FUNÇÕES, COMO A ATENÇÃO ARBITRÁRIA, A MEMÓRIA LÓGICA, A ABSTRAÇÃO E A DISCRIMINAÇÃO, E TODOS ESSES PSICOLÓGICOS COMPLEXOS NÃO PODEM SIMPLESMENTE SER MEMORIZADOS OU ASSIMILADOS. LOGO, SEM PALAVRA NÃO HÁ FORMULAÇÃO DE CONCEITOS. ISSO EVIDENCIA QUE, O ENSINO DIRETO DE CONCEITOS SE MOSTRA INVIÁVEL E PEDAGOGICAMENTE LIMITADO. SEGUINDO ESTA LINHA DE PENSAMENTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL, INVESTIGAR O ACESSO DE ALUNOS COM SURDEZ AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS, ARTICULADAS AOS PRINCÍPIOS DA ASTRONOMIA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, PRETENDEU-SE ANALISAR OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM PERDAS AUDITIVAS EM SALA DE AULA, SOBRETUDO DURANTE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA MEDIADA PELA PESQUISADORA E PELOS DOIS PROFESSORES DA ÁREA DE FÍSICA. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE EXAMINAR AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO FASES DA LUA PARA ESSAS CRIANÇAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE SUBSIDIOU A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS CONSTITUÍDOS ESTÁ ORGANIZADA DA SEGUINTE FORMA: O PRIMEIRO CAPÍTULO FAZ REFERÊNCIA A ALGUNS RECORTES ESPECÍFICOS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. O SEGUNDO CAPÍTULO APRESENTA ALGUNS DOS PRINCIPAIS CONCEITOS ELABORADOS POR VIGOTSKI, NO QUE SE REFERE À DEFECTOLOGIA, AOS SISTEMAS PSICOLÓGICOS, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, E A MEDIAÇÃO NA INTENCIONALIDADE EDUCATIVA. O TERCEIRO CAPÍTULO EXPÕE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE TRATAM DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ARTICULADO AOS PRINCÍPIOS DA ASTRONOMIA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO. O TRABALHO, PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVO, SEGUE COM O QUARTO CAPÍTULO, DE CUNHO METODOLÓGICO, APRESENTA-SE O PERCURSO E O CONTEXTO DA PESQUISA, QUE CONSISTEM NA CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL E DOS PARTICIPANTES; DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS; PROCEDIMENTOS DA PESQUISA EM CAMPO; OBJETIVOS, CAMPO CONCEITUAL E PROCEDIMENTOS DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA SOBRE AS FASES DA LUA; E OS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS CONSTITUÍDOS. NA SEQUÊNCIA, ENCONTRA-SE O QUINTO CAPÍTULO, NO QUAL SÃO APRESENTADOS E ANALISADOS OS RESULTADOS CONSTITUÍDOS, ORGANIZADOS EM TRÊS ITENS: PRIMEIRAMENTE, É EXPOSTA UMA DESCRIÇÃO GERAL BASEADA NA ANÁLISE DOS RELATOS DO DIÁRIO DE CAMPO, DAS DUAS ESCOLAS PARTICIPANTES. A INTENÇÃO É FOCALIZAR SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA, COM DESTAQUE PARA AS CRIANÇAS COM PERDAS AUDITIVAS. NA SEGUNDA PARTE, É FEITO UMA ANÁLISE DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA ORGANIZADA, A PARTIR DA QUAL FORAM DISCUTIDAS AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO FASES DA LUA. A ÊNFASE É DADA NOS MOMENTOS DE INTENÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM PERDAS AUDITIVAS NA ATIVIDADE DESENVOLVIDA, TAL COMO NAS SITUAÇÕES EM QUE ESSES ALUNOS DISPERSARAM SUA ATENÇÃO PARA OUTROS PONTOS DE OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA. EM SEGUIDA, O TERCEIRO ITEM TRATA DA ANÁLISE DAS ENTREVISTAS COM OS DOIS ALUNOS COM PERDAS AUDITIVAS, BUSCOU-SE RETOMAR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EXPOSTA NOS REFERENCIAIS SOBRE FORMAÇÃO DE CONCEITOS. FINALMENTE, O SEXTO CAPÍTULO EXPÕE AS CONSIDERAÇÕES FINAIS DO ESTUDO, QUE APONTAM PARA A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES NO ATUAL PARADIGMA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL. DESTACAMOS A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS QUE ORIENTEM UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA OS SURDOS. INDEPENDENTE DA ABORDAGEM COMUNICATIVA UTILIZADA PELOS ALUNOS COM SURDEZ, SEJA ELA ORAL OU GESTUAL, O PROCESSO EDUCATIVO DEVE GARANTIR A ESSAS CRIANÇAS UM ENSINO QUE CONTEMPLE SUAS NECESSIDADES COMUNICATIVAS E PEDAGÓGICAS
Título (EN):
THE PROCESS OF SCHOOLING OF DEAF CHILDREN IN BASIC EDUCATION: A FOCUS ON TEACHING THE SCIENCES ARTICULATED AROUND THE PRINCIPLES OF ASTRONOMY
Palavras-Chave (EN):
DEAF. ASTRONOMY EDUCATION
EDUCATION IN NATURAL SCIENCES
FORMATION OF SCIENTIFIC CONCEPTS
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH AIMED TO INVESTIGATE HOW TAKES PLACE THE SCHOOLING PROCESS OF CHILDREN WITH HEARING LOSS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL. THE INVESTIGATION INTENDED TO ANALYZE HOW TEACHERS IN NATURAL SCIENCES CLASSROOM, CONSIDERING THE EDUCATIONAL NEEDS OF CHILDREN WITH HEARING LOSS, DEVELOP SPECIFIC SCIENTIFIC CONCEPTS. WE SEEK A REFLECTION ON THE FOLLOWING QUESTIONS: WHAT HAPPENS WHEN SOME KEY SCIENTIFIC CONCEPTS AREN´T DEVELOPED IN THE CLASSROOM? WHAT ARE THE POSSIBILITIES AND LIMITATIONS OF THE DEVELOPMENT AND THE ACQUISITION OF THE CONCEPT OF MOON PHASES FOR STUDENTS WITH HEARING LOSS? CONSIDERING THE CHARACTERISTICS AND EDUCATIONAL NEEDS OF THESE STUDENTS, WHAT IS THE EDUCATIONAL POTENTIAL OF THE USE OF DIFFERENT RESOURCES IN THE CLASSROOM? FOR VIGOTSKI, THE PROCESS OF DEVELOPMENT OF CONCEPTS OR MEANINGS OF WORDS REQUIRE THE DEVELOPMENT OF A LARGE RANGE OF FUNCTIONS, SUCH AS THE ARBITRARY ATTENTION LOGICAL MEMORY, ABSTRACTION AND DISCRIMINATION, AND ALL THESE COMPLEX PSYCHOLOGIES CAN´T SIMPLY BE MEMORIZED AND ASSIMILATED. THAT´S WHY, WITHOUT WORDS, THERE ISN´T CONCEPTS FORMULATION. THIS UNDERLINES THAT TEACHING DIRECTLY CONCEPTS ISN´T SUSTAINABLE AND IS EDUCATIONALLY LIMITED. FOLLOWING THIS LINE OF THOUGHT THIS WORK HAD AS ITS MAIN OBJECTIVE THE STUDY OF ACCESS TO SCIENTIFIC KNOWLEDGE FOR STUDENTS WITH DEAFNESS IN NATURAL SCIENCE CLASSROOM, ORGANIZED AROUND THE PRINCIPLES OF ASTRONOMY. AS SPECIFIC OBJECTIVES, THE GOAL WAS TO ANALYZE THE INTERACTION PROCESS OF STUDENTS WITH HEARING LOSS IN THE CLASSROOM, ESPECIALLY DURING THE EDUCATIONAL ACTIVITY LED BY THE RESEARCHER AND TWO PROFESSORS OF PHYSICS. FURTHERMORE, WE SOUGHT TO EXAMINE THE POSSIBILITIES AND LIMITATIONS OF BUILDING THE CONCEPT OF MOON PHASES FOR THESE CHILDREN. THE THEORETICAL FRAMEWORK THAT SUPPORTED THE ANALYSIS AND INTERPRETATION OF THE DATA CONSTITUTED IS ORGANIZED AS FOLLOW: THE FIRST CHAPTER REFERS TO SOME SPECIFIC CLIPPINGS ABOUT THE SPECIAL EDUCATION AND DEAF EDUCATION. THE SECOND ONE PRESENTS SOME OF THE KEY CONCEPTS DEVELOPED BY VIGOTSKI, AS REGARDS THE DEFECTOLOGY, THE PSYCHOLOGICAL SYSTEMS, CONCEPT FORMATION, AND MEDIATION IN THE EDUCATIONAL INTENTIONALITY. THE THIRD CHAPTER PRESENTS THE THEORETICAL REFERENCES DEALING WITH THE TEACHING OF NATURE SCIENCES ORGANIZED AROUND THE PRINCIPLES OF ASTRONOMY, AS A POSSIBILITY OF SCIENTIFIC LITERACY. THE WORK, MAINLY QUALITATIVE, CONTINUES WITH THE FOURTH CHAPTER OF METHODOLOGICAL NATURE, WHICH PRESENTS THE EVOLUTION AND CONTEXT OF THE RESEARCH, THROUGH THE CHARACTERIZATION OF LOCAL AND PARTICIPANTS; PROCEDURES FOR ON-SITE RESEARCH; GOALS, CONCEPTUAL FIELDS AND CONDUCT OF THE EDUCATIONAL ACTIVITY ABOUT THE PHASES OF THE MOON; THE MEASURED DATA ANALYSES PROCEDURES. FOLLOWING, IS THE FIFTH CHAPTER IN WHICH ARE PRESENTED AND ANALYZED THE RESULTS CONSTITUTED, ORGANIZED IN THREE PARTS: ON THE FIRST PART IS EXPOSED A GENERAL DESCRIPTION BASED ON THE ANALYSIS OF DAILY REPORTS ON THE FIELD, OF THE TWO PARTICIPATING SCHOOLS. THE INTENTION IS TO FOCUS ON THE INTERACTION SITUATIONS WITH STUDENTS WITH HEARING LOSS. ON THE SECOND PART, AN ANALYSIS OF THE EDUCATIONAL ACTIVITY IS MADE, FROM WHICH WERE DISCUSSED THE POSSIBILITIES AND LIMITATIONS OF BUILDING THE CONCEPT OF MOON PHASES. THE FOCUS IS ON THE PERIODS OF INTENTION OF PARTICIPATION OF STUDENTS WITH HEARING LOSS IN THE DEVELOPED ACTIVITY, AS IN SITUATIONS WHERE THEY HAVE DISPERSED THEIR ATTENTION ON OTHER CLASSROOM OBSERVATION POINTS. THEN, THE THIRD PART TREATS OF THE ANALYSIS OF THE INTERVIEWS WITH THE TWO STUDENTS WITH HEARING LOSS, IN ORDER TO TAKE BACK THE THEORETICAL FOUNDATIONS EXPOSED BY THE REFERENCES ABOUT CONCEPTS FORMATION. FINALLY, THE SIXTH CHAPTER PRESENTS THE FINAL CONSIDERATIONS OF THE STUDY, WHICH HIGHLIGHT THE NEED TO CHANGE THE CURRENT PARADIGM OF DEAF EDUCATION IN BRAZIL. WE UNDERLINE THE NEED TO IMPLEMENT INCLUSIVE PRACTICES WHICH ARE ORIENTED FOR A BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF. REGARDLESS OF THE COMMUNICATIVE APPROACH USED BY DEAF STUDENTS, WHETHER ORAL OR GESTURAL, THE EDUCATION PROCESS SHOULD ENSURE THESE CHILDREN AN EDUCATION WHICH OVERCOME THE NECESSITIES OF COMMUNICATION AND EDUCATION
Arquivo:
DIS_MEST20150223_FERREIRA ALESSANDRA BUENO2.pdf
Tamanho:
233 Kb (233096 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/05/2015 ÀS 12:58:44
Atualizado:
26/05/2015 ÀS 12:58:44
Visitas:
766
Última Visita em :
29/04/2024 ÀS 07:13:51
Downloads:
40
Último Download em :
11/03/2024 ÀS 17:13:33
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por