DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
O PERFIL EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE ESPAÇO EM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA |
Autor: |
BUSCATTI JUNIOR, DONIZETE APARECIDO |
Email: |
djrbuscatti@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2014 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. SOUZA Fº, MOACIR PEREIRA |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. CALUZI, JOÃO JOSÉ ♠ Dr. SOUZA Fº, MOACIR PEREIRA ♠ Dr. DANIEL, GILMAR PRAXEDES
|
Data de Defesa: |
07/02/2014 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CONCEITO DE ESPAÇO ♠ GASTON BACHELARD ♠ HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA ♠ LICENCIATURA EM FÍSICA ♠ PERFIL EPISTEMOLÓGICO
|
Resumo Original (PT): |
|
UM DOS CONCEITOS MAIS UTILIZADO NAS AULA DE FÍSICA É O CONCEITO DE ESPAÇO. EMBORA OS LIVROS DIDÁTICOS TRATEM ESTE CONCEITO DE MANEIRA SIMPLES, UMA ANÁLISE MAIS CUIDADOSA MOSTRA QUE ELE SOFREU VÁRIAS INTERPRETAÇÕES AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRICO. A NOÇÃO DE PERFIL EPISTEMOLÓGICO DE GASTON BACHELARD (1884-1962) DIVIDE ESSA PLURALIDADE EM DIFERENTE ZONAS DO PERFIL: REALISMO INGÊNUO, EMPIRISMO, RACIONALISMO SIMPLES E RACIONALISMO COMPLETO. NESTE SENTIDO, A PREOCUPAÇÃO CENTRAL DESTA PESQUISA FOI VERIFICAR COMO FUTUROS PROFESSORES EM FÍSICA (ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO) CONCEBEM A NOÇÃO DE ESPAÇO. PARA ISSO, FOI INVESTIGADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2013, UMA AMOSTRA DE ALUNOS QUE CURSAVAM A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA NA UNESP DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP. INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS A FIM DE LEVANTAR AS CONCEPÇÕES INICIAIS. EM SEGUIDA, ESSES ALUNOS REALIZARAM UMA CRÔNICA DE AULA (UMA SIMULAÇÃO DE AULA) PARA O PROFESSOR E OS COLEGAS TRATANDO ESPECIFICAMENTE O CONCEITO DE ESPAÇO. FINALMENTE, O PESQUISADOR REALIZOU UMA ENTREVISTA COM OS ALUNOS. OS DADOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS À LUZ DO REFERENCIAL BACHELARDIANO. OS DADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS NÃO TINHAM NOÇÃO DA PLURALIDADE DO CONCEITO DE ESPAÇO E QUE A VIVÊNCIA DO INDIVÍDUO INFLUENCIA FORTEMENTE SEU PERFIL INDIVIDUAL. |
|
Título (EN): |
THE EPISTEMOLOGICAL PROFILE OF THE CONCEPT OF SPACE STUDENTS OF DEGREE IN PHYSICS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CONCEPT OF SPACE ♠ EPISTEMOLOGICAL PROFILE ♠ GASTON BACHELARD ♠ HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE
|
Resumo Original (EN): |
|
ONE OF THE CONCEPTS USED IN PHYSICS CLASS IS THE CONCEPT OF SPACE. ALTHOUGH TEXTBOOKS TREAT THIS CONCEPT IN A SIMPLE WAY, A MORE CAREFUL ANALYSIS SHOWS THAT IT HAS UNDERGONE VARIOUS INTERPRETATIONS OVER THE HISTORICAL PROCESS. THE NOTION OF EPISTEMOLOGICAL PROFILE OF GASTON BACHELARD (1884-1962) DIVIDES THIS PLURALITY IN DIFFERENT AREAS OF THE PROFILE: NAIVE REALISM, EMPIRICISM, RATIONALISM RATIONALISM SIMPLE AND COMPLETE. IN THIS SENSE, THE CENTRAL CONCERN OF THIS RESEARCH WAS TO INVESTIGATE HOW FUTURE TEACHERS IN PHYSICS (STUDENTS OF GRADUATION) CONCEIVE THE NOTION OF SPACE. THEREFORE, IT WAS INVESTIGATED IN THE FIRST HALF OF THE YEAR 2013, A SAMPLE OF STUDENTS WHO ATTENDED THE COURSE OF SUPERVISED INTERNSHIP IN PHYSICS UNESP PRESIDENTE PRUDENTE/SP. INITIALLY WE APPLIED A QUESTIONNAIRE WITH CLOSED AND OPEN QUESTIONS TO RAISE INITIAL CONCEPTIONS. THEN THESE STUDENTS PERFORMED A CHRONICLE OF CLASS (A SIMULATION CLASS) TO THE TEACHER AND COLLEAGUES SPECIFICALLY ADDRESSING THE CONCEPT OF SPACE. FINALLY, THE RESEARCHER CONDUCTED AN INTERVIEW WITH STUDENTS. DATA WERE TRANSCRIBED AND ANALYZED IN LIGHT OF THE BACHELARDEAN. THE DATA SHOWED THAT STUDENTS HAD NO NOTION OF THE PLURALITY OF THE CONCEPT OF SPACE AND THE EXPERIENCE OF THE INDIVIDUAL STRONGLY INFLUENCES YOUR INDIVIDUAL PROFILE. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20140207_BUSCATTI JUNIOR DONIZETE APARECIDO.pdf
|
Tamanho: |
1026 Kb (1026109 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
26/05/2015 ÀS 12:49:01 |
Atualizado: |
26/05/2015 ÀS 12:49:01 |
Visitas: |
864 |
Última Visita em : |
16/07/2024 ÀS 03:51:37 |
Downloads: |
21 |
Último Download em : |
13/12/2022 ÀS 19:56:14 |