Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS ATIVIDADES PRÁTICAS COMO SITUAÇÕES DEFLAGRADORAS DE DISCUSSÕES SOBRE FATOS E MODELOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autor:
PEDRO, ALESSANDRO
Email:
alessandro_pedro@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. BONZANINI, TAITIÂNY KÁRITA
Data de Defesa:
25/03/2015
Palavras-Chave (PT):
ATIVIDADES PRÁTICAS
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO CONTINUADA
RELAÇÃO ENTRE FATOS E MODELOS
SABERES
Resumo Original (PT):
APRESENTAMOS AQUI RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA JUNTO A UM PROJETO MAIOR, INTITULADO DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, DE CARÁTER COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI GERAR SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE FATOS E MODELOS EM UM PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, CUJO ENFOQUE PRINCIPAL FOI O USO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA. A PESQUISA UTILIZOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA; OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE NOTAS DE CAMPO, COM POSTERIOR ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO. OS DADOS GERADOS AO LONGO DOS ANOS DE 2011 E 2012 DEMONSTRAM QUE (A) OS PROFESSORES POSSUÍAM DETERMINADAS LACUNAS EM SUAS NOÇÕES EPISTEMOLÓGICAS; (B) OS PROFESSORES PUDERAM AMPLIAR SEUS SABERES DISCIPLINARES, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS À MEDIDA QUE TENTARAM IMPLEMENTAR PROPOSTAS DE AULA INCORPORANDO ANIMAÇÕES EM VÍDEOS E TRABALHO COM MODELOS; (C) OS DIÁLOGOS COM OS PROFESSORES FORNECERAM SUBSÍDIOS IMPORTANTES PARA QUE OS COLABORADORES EXTERNOS PENSASSEM AÇÕES SUBSEQUENTES DO PROJETO. CONSIDERAMOS, TAMBÉM, QUE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS ALIADAS AO USO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS CONTRIBUÍRAM PARA A MOBILIZAÇÃO DE DIVERSOS SABERES DOCENTES
Título (EN):
THE PRACTICAL ACTIVITIES AS DISCUSSION DEFLAGRATE ON FACTS AND MODELS IN THE CONTINUING EDUCATION OF SCIENCE TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING EDUCATION
FACTS AND MODELS
PRACTICAL ACTIVITIES
SCIENCE TEACHING
TEACHING KNOWLEDGES
Resumo Original (EN):
HERE WE PRESENT RESULTS OF A STUDY CONDUCTED WITH A LARGER PROJECT ENTITLED DIALOGUES ON NATURAL SCIENCE EDUCATION, A COLLABORATIVE NATURE BETWEEN UNIVERSITY AND ELEMENTARY SCHOOL. THE AIM WAS TO GENERATE INPUT TO DISCUSSIONS ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN FACTS AND MODELS IN A TEACHER TRAINING PROJECT OF NATURAL SCIENCES AREA, WHOSE MAIN FOCUS WAS THE USE OF PRACTICAL ACTIVITIES AS A FORMATIVE STRATEGY. THE RESEARCH USED A QUALITATIVE APPROACH; DATA WERE COLLECTED THROUGH FIELD NOTES, WITH FURTHER DEVELOPMENT OF OBSERVATION REPORTS. THE DATA GENERATED OVER THE YEARS OF 2011 AND 2012 SHOW THAT (A) TEACHERS HAD CERTAIN GAPS IN THEIR EPISTEMOLOGICAL NOTIONS; (B) TEACHERS COULD EXPAND THEIR DISCIPLINARY, CURRICULAR AND EXPERIENTIAL KNOWLEDGE AS THEY TRIED TO IMPLEMENT CLASS PROPOSALS INCORPORATING ANIMATIONS VIDEOS AND WORK WITH MODELS; (C) THE DIALOGUE WITH TEACHERS PROVIDED CRITICAL INPUT FOR THE EXTERNAL COLLABORATORS THINK SUBSEQUENT ACTIONS OF THE PROJECT. WE ALSO CONSIDER THAT THE VARIOUS STRATEGIES USED COMBINED WITH THE USE OF PRACTICAL ACTIVITIES HELPED TO MOBILIZE MANY TEACHING KNOWLEDGE
Arquivo:
DIS_MEST20150325_PEDRO ALESSANDRO.pdf
Tamanho:
3248 Kb (3248955 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/05/2015 ÀS 11:50:37
Atualizado:
26/05/2015 ÀS 11:50:37
Visitas:
501
Última Visita em :
05/05/2024 ÀS 07:51:09
Downloads:
29
Último Download em :
31/10/2019 ÀS 17:04:37
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por