Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:O QUE DIZEM OS PROFESSORES
Autor:
OLIVEIRA, ANA PAULA FANTINATI MENEGON
Email:
anapaulafmoliveira@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. SILVA, ROSANA LOURO FERREIRA
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Data de Defesa:
24/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGO
Resumo Original (PT):
A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E ANALISAR, POR MEIO DE RELATOS, AS CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES QUE JÁ ATURARAM OU ESTÃO ATUANDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE: O DESENVOLVIMENTO, OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NESTA FASE DA ESCOLARIZAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO NORTEOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, ENCAMINHADO VIA CORREIO ELETRÔNICO PARA OS FORMADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO PERÍODO DE 2005 A 2012 DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL PÚBLICA. PARTICIPARAM EFETIVAMENTE 27 PEDAGOGOS. UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (1977) PARA SISTEMATIZAR AS INFORMAÇÕES OBTIDAS. OS DADOS INDICAM QUE HÁ CLAREZA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR TODOS OS ENTREVISTADOS, ACREDITANDO SER POSSÍVEL O TRABALHO COM CONTEÚDOS CIENTÍFICOS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTE POSICIONAMENTO É JUSTIFICADO POR CONSIDERAREM QUE AS CIÊNCIAS POSSIBILITAM QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E O CONHEÇAM MELHOR A SI MESMOS E O MUNDO. CITAM ENTRE OS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER TRABALHADOS: MEIO AMBIENTE/SERES VIVOS E SER HUMANO E SAÚDE. MENCIONAM QUE A MELHOR MANEIRA PARA ENSINAR CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS É ATRAVÉS DA ESTRATÉGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES E MATERIAIS CONCRETOS, BEM COMO DA EXPERIMENTAÇÃO. EM SALA DE AULA, APRESENTAM UM ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NA UTILIZAÇÃO DE PESQUISAS/INVESTIGAÇÃO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO, MENCIONANDO O USO DE ATIVIDADES, MATERIAIS E LIVROS DIDÁTICOS. AS PRINCIPAIS FONTES DE ESTUDOS DOS PROFESSORES SÃO A INTERNET E OS LIVROS. SÃO PROFISSIONAIS QUE, EM SUA MAIORIA, SE SENTEM PREPARADOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS POR ESTUDAREM/PESQUISAREM/BUSCAREM OS CONTEÚDOS, SANANDO DÚVIDAS OU DIFICULDADES. O MAIOR DESAFIO, SEGUNDO ELES, PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS É O ENSINO E APRENDIZAGEM, NO SENTIDO DE CONSEGUIREM EFETIVAMENTE POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS APROPRIEM-SE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. A MAIOR DIFICULDADE PARA ELES ESTÁ NAS CONDIÇÕES DAS ESCOLAS, SEGUIDA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APONTA-SE A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL OPORTUNIZAR MAIOR APROFUNDAMENTO TEÓRICO, BEM COMO CONHECEREM OS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER ABORDADOS NESSES ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO E COMO ENSINÁ-LOS E PRINCIPALMENTE POSSIBILITE CONTATO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESPERA-SE QUE OS DADOS ENCONTRADOS CONTRIBUÍAM PRINCIPALMENTE PARA AUXILIAR OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA QUE VÃO AO ENCONTRO DOS ANSEIOS E SUPRAM AS CARÊNCIAS DOS PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Título (EN):
N/C
Palavras-Chave (EN):
EARLY CHILDHOOD EDUCATION
ELEMENTARY EDUCATOR
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHER TRAINING
TEACHING SCIENCE
Resumo Original (EN):
THE RESEARCH AIMED TO IDENTIFY AND ANALYZE THROUGH REPORTS, THE VIEWS OF A GROUP OF TEACHERS WHO HAVE ENDURED OR ARE ACTING IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL, ON: THE DEVELOPMENT, THE CHALLENGES AND DIFFICULTIES IN SCIENCE TEACHING THIS STAGE OF SCHOOLING. THIS WORK HAS GUIDED A QUALITATIVE APPROACH, IN WHICH DATA WERE COLLECTED THROUGH A QUESTIONNAIRE WITH OPEN AND CLOSED QUESTIONS, SENT VIA ELECTRONIC MAIL TO GRADUATES IN PEDAGOGY DEGREE COURSE IN THE PERIOD 2005-2012 OF A UNIVERSITY PUBLIC STATE. EFFECTIVELY PARTICIPATED 27 EDUCATORS. WE USED THE CONTENT ANALYSIS PROPOSED BY BARDIN (1977) TO SYSTEMATIZE THE INFORMATION OBTAINED. THE DATA INDICATE THAT THERE IS CLARITY ABOUT THE IMPORTANCE OF SCIENCE EDUCATION FOR ALL RESPONDENTS, BELIEVING IT TO BE POSSIBLE TO WORK WITH SCIENTIFIC CONTENT WITH STUDENTS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL. THIS POSITION IS JUSTIFIED ON THE GROUNDS THAT THE SCIENCES ENABLE STUDENTS TO UNDERSTAND AND KNOW BETTER THEMSELVES AND THE WORLD. QUOTE FROM THE CONTENTS THAT SHOULD BE WORKED: THE ENVIRONMENT/LIVING BEINGS AND HUMAN AND HEALTH. THEY MENTION THAT THE BEST WAY TO TEACH SCIENCE TO CHILDREN IS THROUGH CONTEXTUALIZATION STRATEGY AND USE OF ACTIVITIES AND CONCRETE MATERIALS AND EXPERIMENTATION. IN THE CLASSROOM, THEY PRESENT A SCIENCE TEACHING BASED ON THE USE OF RESEARCH / RESEARCH AND CONTEXTUALIZATION, CITING THE USE OF ACTIVITIES, MATERIALS AND TEXTBOOKS. THE MAIN SOURCES OF TEACHERS' STUDIES ARE THE INTERNET AND BOOKS. THEY ARE PROFESSIONAL WHO, FOR THE MOST PART, THEY FEEL PREPARED TO TEACH SCIENCE BY STUDYING/PESQUISAREM/SEEK CONTENT, SOLVING DOUBTS OR DIFFICULTIES. THE BIGGEST CHALLENGE, THEY SAY, TO SCIENCE EDUCATION FOR CHILDREN IS TEACHING AND LEARNING IN ORDER TO ACHIEVE EFFECTIVELY ENABLE STUDENTS TO TAKE OWNERSHIP OF THE WORKED-CONTENT. THE GREATEST DIFFICULTY FOR THEM IS UNDER THE CONDITIONS OF THE SCHOOLS, FOLLOWED BY TEACHER TRAINING. POINTS OUT THE NEED OF INITIAL TRAINING CREATE OPPORTUNITIES GREATER THEORETICAL DEPTH, AND TO KNOW THE CONTENTS THAT SHOULD BE ADDRESSED IN THESE YEARS OF SCHOOLING AND HOW TO TEACH THEM AND MAINLY ENABLE CONTACT WITH THE SCIENTIFIC LITERACY. IT IS EXPECTED THAT THE DATA FOUND CONTRIBUTED MAINLY TO ASSIST THE INITIAL AND CONTINUING EDUCATION PROGRAMS TO MEET THE YEARNINGS AND SUPPLEMENT THE NEEDS OF TEACHERS WORKING IN BASIC EDUCATION.
Arquivo:
DIS_MEST20150224_OLIVEIRA ANA PAULA FANTINATI MENEGON.pdf
Tamanho:
1975 Kb (1975924 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/05/2015 ÀS 11:58:16
Atualizado:
19/05/2015 ÀS 11:58:16
Visitas:
378
Última Visita em :
21/06/2024 ÀS 01:47:04
Downloads:
15
Último Download em :
06/08/2019 ÀS 18:05:28
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por