Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MONOCULTURA CANAVIEIRA: DESVENDANDO A COMPREENSÃO SOBRE A INTERAÇÃO DO SER HUMANO COM O MEIO AMBIENTE EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor:
FRANZI, SIMONE
Email:
simonefranzi@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. SPAZZIANI, MARIA DE LOURDES
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. SANTOS, CLAUDIA COELHO
Data de Defesa:
12/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS
EDUCAÇÃO POPULAR
HISTÓRIA ORAL
MIGRANTES
Resumo Original (PT):
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA, COMO EIXO CENTRAL DE ESTUDO E INVESTIGAÇÃO, AS RELAÇÕES QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MONOCULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR, DESTACANDO-SE NESSA RELAÇÃO OS TRABALHADORES RURAIS LIGADOS AO CORTE DE CANA. ISSO PORQUE, A PRODUÇÃO CANAVIEIRA TEM DEMONSTRADO UMA HERANÇA HISTÓRICA DE INTENSIFICAÇÃO E EXPLORAÇÃO, TANTO NO QUE SE REFERE À MÃO DE OBRA HUMANA QUANTO NO USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS. DESSE MODO, TRAÇAMOS O OBJETIVO DE IDENTIFICAR E ANALISAR A COMPREENSÃO DOS CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ACERCA DA INTERAÇÃO DO SER HUMANO COM O MEIO AMBIENTE, BEM COMO SE, NO ENTENDIMENTO DESSES SUJEITOS, A ESCOLA TEM CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR ESSA COMPREENSÃO SOCIOAMBIENTAL. A ESCOLHA POR INVESTIGAR OS SUJEITOS INSERIDOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR JUSTIFICA-SE POR SER ESTA UMA VIA FUNDAMENTAL NA BUSCA POR NOVOS HORIZONTES DE VIDA E NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ASSOCIADOS ÀS INTERAÇÕES DO SER HUMANO COM O MEIO AMBIENTE. ASSIM, NO INTUITO DE ATINGIR O OBJETIVO TRAÇADO, TOMAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA COMO FUNDAMENTADORA DE NOSSA PESQUISA. TECEMOS AINDA UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS SUJEITOS INVESTIGADOS, PARA QUE PUDESSEM NARRAR SUAS EXPERIÊNCIAS E SABERES. RECORREMOS AO USO DA HISTÓRIA ORAL, COMO FONTE METODOLÓGICA NA BUSCA POR SUSTENTAÇÃO NO OUVIR, COMPREENDER E INTERPRETAR AS NARRATIVAS DOS TRABALHADORES. OS DADOS COLETADOS JUNTO A NOVE TRABALHADORES ARTICULAM-SE AO QUADRO TEÓRICO CONCEITUAL ELABORADO. CONTAMOS, PARA TANTO, COM OS APORTES INSERIDOS NA PERSPECTIVA FREIREANA, POR ENTENDERMOS QUE ESTA É CAPAZ DE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OPRESSORES E OPRIMIDOS, FRENTE A UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E LIBERTADORA. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS CORTADORES DE CANA CHEGAM A DENUNCIAR, IMPLÍCITA E EXPLICITAMENTE, A REALIDADE SOCIOAMBIENTAL NA QUAL SE INSEREM, APRESENTANDO, PARA ISSO, TANTO A DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, CAUSADA PELA IMPLANTAÇÃO DA MONOCULTURA, QUANTO ÀS AGRESSÕES HUMANAS SENTIDAS NA PELE PELO TRABALHO POR ELES REALIZADO. NO ENTANTO, APESAR DE CONSIDERAREM A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO FUNDAMENTAL PARA A AMPLIAÇÃO DO ENTENDIMENTO SOCIOAMBIENTAL, AS COMPREENSÕES DOS TRABALHADORES SOBRE A INTERAÇÃO DO SER HUMANO COM O MEIO AMBIENTE PARECEM NÃO SOFRER IMPACTO ALGUM NO SENTIDO DE TORNÁ-LAS MAIS AMPLAS E CRÍTICAS. ISSO PORQUE, SOMADO ÀS FORTES INFLUÊNCIAS PROPAGADAS PELAS POLÍTICAS AMBIENTAIS DAS USINAS ONDE ATUAM, A ESCOLA PARECE TAMBÉM OFERECER UMA ABORDAGEM RESTRITA A PRÁTICAS INDIVIDUAIS E COMPORTAMENTALISTAS, POR REPRODUZIR AS VERTENTES PRAGMÁTICAS E CONSERVADORAS.
Título (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SUGARCANE MONOCULTURE: DISCLOSING THE UNDERSTANDING OF THE INTERACTION BETWEEN HUMAN BEINGS AND THE ENVIRONMENT IN STUDENTS OF THE YOUNG AND ADULTS
Palavras-Chave (EN):
MIGRANTS
ORAL HISTORY
POPULAR EDUCATION
SOCIO-ENVIRONMENTAL ASPECTS
Resumo Original (EN):
THIS WORK PRESENTS AS THE CENTERPIECE OF STUDY AND RESEARCH, THE RELATIONSHIPS THAT PERMEATE THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE MONOCULTURE OF SUGAR CANE, ESPECIALLY IN THIS RELATIONSHIP RURAL WORKERS LINKED TO CUTTING CANE. THIS IS BECAUSE SUGAR CANE PRODUCTION HAS SHOWN A HISTORICAL HERITAGE OF INTENSIFICATION AND EXPLORATION, BOTH IN TERMS OF HUMAN LABOR AS THE USE OF ENVIRONMENTAL RESOURCES. THUS, WE DRAW TO IDENTIFY AND ANALYZE THE UNDERSTANDING OF SUGAR CANE CUTTERS ENTERED IN THE YOUNG AND ADULTS EDUCATION, ON THE INTERACTION BETWEEN HUMAN BEINGS AND THE ENVIRONMENT, AS WELL AS IN THE UNDERSTANDING OF THESE SUBJECTS, THE SCHOOL HAS CONTRIBUTED TO EXTEND THIS ENVIRONMENTAL UNDERSTANDING. THE CHOICE OF INVESTIGATE THE SUBJECTS INSERTED IN SCHOOL EDUCATION IS JUSTIFIED AS THIS IS A FUNDAMENTAL WAY IN THE SEARCH FOR NEW HORIZONS OF LIFE AND THE CONSTRUCTION OF ASSOCIATED VALUES TO THE INTERACTIONS OF HUMANS WITH THE ENVIRONMENT. SO, IN ORDER TO ACHIEVE THE OBJECTIVE STROKE, WE TOOK A QUALITATIVE APPROACH AS GROUNDED OF OUR RESEARCH. STILL WEAVED A DIALOGICAL RELATIONSHIP WITH THE SUBJECTS INVESTIGATED, SO THAT THEY COULD NARRATE THEIR EXPERIENCES AND KNOWLEDGE. RESORTED TO THE USE OF ORAL HISTORY AS A METHODOLOGICAL SOURCE IN THE SEARCH FOR SUPPORT IN LISTENING, UNDERSTANDING AND INTERPRETING THE NARRATIVES OF WORKERS. THE DATA COLLECTED FROM NINE EMPLOYEES ARE ARTICULATED TO ELABORATE CONCEPTUAL THEORETICAL FRAMEWORK. WE ARE COUNTING, THEREFORE, WITH CONTRIBUTIONS INSERTED IN FREIRE'S PERSPECTIVE, BECAUSE WE BELIEVE THAT IT IS ABLE TO ASSIST IN THE UNDERSTANDING OF THE RELATIONSHIP BETWEEN OPPRESSOR AND DOWNTRODDEN, AGAINST A DIALOGICAL AND LIBERATING PERSPECTIVE. THE RESULTS INDICATE THAT THE CANE CUTTERS COME TO REPORT, IMPLICITLY AND EXPLICITLY, THE ENVIRONMENTAL REALITY IN WHICH THEY OPERATE, INTRODUCING TO THIS, BOTH THE DEGRADATION OF NATURAL RESOURCES CAUSED BY THE IMPLEMENTATION OF MONOCULTURE, FOR THE HUMAN AGGRESSION FELT BY THE SKIN WORK THEY PERFORMED. HOWEVER, DESPITE CONSIDER EDUCATION AS CRITICAL TO THE EXPANSION OF ENVIRONMENTAL UNDERSTANDING, WORKERS' INSIGHTS INTO THE INTERACTION BETWEEN HUMAN BEINGS AND THE ENVIRONMENT DO NOT SEEM TO SUFFER ANY IMPACT IN ORDER TO MAKE THEM MORE COMPREHENSIVE AND CRITICAL. THIS IS BECAUSE, TOGETHER WITH THE STRONG INFLUENCES PROPAGATED BY THE ENVIRONMENTAL POLICIES OF THE PLANTS WHERE THEY WORK, THE SCHOOL ALSO SEEMS TO BE A RESTRICTED APPROACH TO INDIVIDUAL AND BEHAVIORAL PRACTICES, TO REPRODUCE THE PRAGMATIC AND CONSERVATIVE STRANDS.
Arquivo:
DIS_MEST20150212_FRANZI SIMONE.pdf
Tamanho:
1659 Kb (1659665 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/05/2015 ÀS 11:45:34
Atualizado:
19/05/2015 ÀS 11:45:34
Visitas:
729
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 05:17:02
Downloads:
17
Último Download em :
12/11/2018 ÀS 22:54:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por