Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DE LAVOISIER
Autor:
PRADO, LETICIA
Email:
leticiadpd@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Banca Examinadora:
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. SANTIN FILHO, OURIDES
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Data de Defesa:
06/03/2015
Palavras-Chave (PT):
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA QUÍMICA LAVOISIER
LAVOISIER
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O PAPEL QUE POSSUIU A EXPERIMENTAÇÃO NA HISTÓRIA DA QUÍMICA E NO ENSINO DE ALGUNS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DESTA CIÊNCIA PARTICULAR, BUSCANDO TRAÇAR AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES DA EXPERIMENTAÇÃO EM SEU ENSINO NA ATUALIDADE. PARA ISSO DESENVOLVEMOS NO CAPÍTULO I, DISCUSSÕES SOBRE O PAPEL DA EXPERIÊNCIA E DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALGUMAS FILOSOFIAS/EPISTEMOLOGIAS ENTRE OS SÉCULOS XVII E XX. UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIA AS OBRAS DE BACON, HUME, COMTE, BACHELARD, POPPER E KUHN. NO CAPÍTULO II DESENVOLVEMOS UMA PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DA EXPERIMENTAÇÃO NA QUÍMICA, TOMANDO COMO REFERÊNCIA SINGULAR OS ESTUDOS QUE LAVOISIER REALIZOU NO SÉCULO XVIII NO TRATADO ELEMENTAR DE QUÍMICA. NO CAPÍTULO III FIZEMOS UM PANORAMA DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO NA HISTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL, FINALIZANDO NOSSAS CONSIDERAÇÕES COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS QUE GERARAM NOVOS PARÂMETROS E TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO. PARA ESTES CAPÍTULOS ANTERIORMENTE DESCRITOS USAMOS COMO METODOLOGIA DE ESTUDO A ANÁLISE INTERNALISTA DE TEXTO. NO CAPÍTULO IV, FIZEMOS UM LEVANTAMENTO DAS PROPOSTAS EXPERIMENTAIS CONTIDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS PROPOSTOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO DE 2012, E AS ANALISAMOS QUANTO AOS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO. OS EXPERIMENTOS ENCONTRADOS FORAM ANALISADOS QUANTO AS QUESTÕES DE PLANEJAMENTO DO PROFESSOR, MODALIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO E EXPECTATIVA DE RETORNO DOS ALUNOS CONTIDAS EM TODAS AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. AO FINAL DESTA PRIMEIRA ANÁLISE BUSCAMOS POR EXPERIMENTOS E TRECHOS NOS LIVROS QUE ABORDAVAM O TRABALHO DE LAVOISIER. ESTES TRECHOS E EXPERIMENTOS FORAM ANALISADOS COM A INTENÇÃO DE TRAÇAR AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO QUE OS CONSTITUÍRAM. PARA ESTA ETAPA USAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA. NOSSO OBJETIVO FINAL COM ESTE TRABALHO FOI TRAÇAR OS LIMITES E POTENCIALIDADES DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ATUAL SOBRE A PERSPECTIVA E FUNDAMENTAÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA QUÍMICA
Título (EN):
EPISTEMOLOGICAL ASSUMPTIONS AND EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING: THE CASE OF LAVOISIER
Palavras-Chave (EN):
EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING
HISTORY AND PHILOSOPHY OF CHEMISTRY
LAVOISIER
Resumo Original (EN):
THIS WORK AIMS TO INVESTIGATE THE ROLE OF THE EXPERIMENTATION IN THE HISTORY OF CHEMISTRY AND IN TEACHING OF SOME SPECIFIC CONTENTS OF THIS PARTICULAR SCIENCE, IN ORDER TO DESCRIBE THE POTENTIALITIES AND THE LIMITS OF EXPERIMENTATION IN ITS TEACHING TODAY. FOR THIS, WE DESCRIBED IN CHAPTER I DISCUSSION ON THE ROLE OF EXPERIENCE AND EXPERIMENTATION FOR SOME PHILOSOPHIES/EPISTEMOLOGIES BETWEEN THE SEVENTEENTH TO TWENTIETH CENTURIES. WE USED AS REFERENCE THE WORKS OF BACON, HUME, COMTE, BACHELARD, POPPER, AND KUHN. IN CHAPTER II WE DEVELOPED A RESEARCH ABOUT THE HISTORY OF EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY, TAKING AS A SINGULAR REFERENCE STUDIES THAT LAVOISIER MADE IN THE EIGHTEENTH CENTURY IN THE ELEMENTS OF CHEMISTRY. IN CHAPTER III WE MADE AN OVERVIEW OF THE USE OF EXPERIMENTATION IN THE HISTORY OF THE CHEMISTRY TEACHING IN BRAZIL, ENDING OUR CONSIDERATIONS WITH THE EDUCATIONAL REFORMS THAT GENERATED NEW PARAMETERS AND ACADEMIC PAPERS ON THE USE OF EXPERIMENTATION. FOR THESE CHAPTERS, WE EMPLOYED THE INTERNALIST ANALYSIS OF TEXT AS A METHODOLOGY OF STUDY. IN CHAPTER IV, WE CONDUCTED A SURVEY OF EXPERIMENTAL PROPOSALS CONTAINED, IN THE TEXTBOOKS PROPOSED BY THE NATIONAL TEXTBOOKS PROGRAM FOR SECUNDARY EDUCATION IN THE YEAR OF AND WE ANALYZED AS TO THE EPISTEMOLOGICAL ASSUMPTIONS ABOUT EXPERIMENTATION. THE EXPERIMENTS FOUND WERE ANALYZED REGARDING THE TEACHER?S PLANNING ISSUES, EXPERIMENTATION MODE AND FEEDBACK OF THE STUDENTS INCLUDED IN ALL PROPOSALS FOR EXPERIMENTAL ACTIVITIES. AT THE END OF THIS FIRST ANALYSIS THEY WERE ANALYZED WITH THE INTENTION OF TRACING THE TRIAL CONCEPTIONS THAT CONSTITUTED THEM, WE SEARCH FOR EXPERIMENTS AND EXCERPTS FROM BOOKS THAT ADDRESSED THE LAVOISIER'S WORK. THEY WERE ANALYZED WITH THE INTENTION OF TRACING THE TRIAL CONCEPTIONS THAT CONSTITUTED THEM. FOR THIS STEP WE USED THE CONTENT ANALYSIS AS A METHODOLOGY OF STUDY. OUR FINAL AIM WHITH THIS STUDY WAS TO ESTABLISH THE LIMITS AND POTENTIALITIES OF THE USE OF EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING ON THE PERSPECTIVE AND MOTIVATION OF THE HISTORY AND PHILOSOPHY OF CHEMISTRY
Arquivo:
DIS_MEST20150306_PRADO LETICIA32.pdf
Tamanho:
246 Kb (246411 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/05/2015 ÀS 11:04:51
Atualizado:
19/05/2015 ÀS 11:04:51
Visitas:
473
Última Visita em :
25/04/2024 ÀS 16:07:24
Downloads:
40
Último Download em :
17/08/2023 ÀS 14:50:38
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por