Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
OS EFEITOS DO GAME DESIGN NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS UTILIZADOS NO ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS - O QUE DEVEMOS CONSIDERAR ?
Autor:
GUERREIRO, MANOEL AUGUSTO DA SILVA
Email:
manoelguerreiro@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. TAVARES, ROGÉRIO JUNIOR CORREIA
Data de Defesa:
27/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ENSINO
GAME DESIGN
JOGOS DIGITAIS
QUÍMICA
Resumo Original (PT):
JOGOS DIGITAIS PODEM SER INSERIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO ESCOLAR NA FORMA DE FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO, FAVORECIMENTO DA APRENDIZAGEM LÚDICA, DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E, TAMBÉM, COMO RECURSO MOTIVACIONAL EM SALA DE AULA. ESSES MATERIAIS ENCONTRAM NA POPULAÇÃO JOVEM ESCOLAR OS SEUS MAIORES APRECIADORES. UMA METODOLOGIA DE ENSINO, RELATIVAMENTE NOVA, APREGOA QUE É POSSÍVEL ENSINAR CONTEÚDOS ESCOLARES UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS NESSE PROCESSO. É A ?APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS?, DEFENDIDA POR MUITOS PESQUISADORES DA ÁREA DA CIÊNCIA COGNITIVA E DO GAME DESIGN. ENTRETANTO, POUCO CONHECEMOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DESSAS MÍDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO DE QUÍMICA, SOB A PERSPECTIVA DE DUAS DIMENSÕES: A LÚDICA E A EDUCATIVA. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ENTENDER A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS CONSIDERADOS, NO INTUITO DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS UTILIZADOS PARA ESSE FIM. NOSSA METODOLOGIA TEM O ENFOQUE NA CONSTRUÇÃO DO JOGO CHAMADO MR. RATÔMICO, QUE ABORDA UM TEMA ESCOLAR DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ESCOLHIDA SEGUNDO CRITÉRIOS DEFINIDOS NESTE TRABALHO. ESSE OBJETO DE ESTUDO FOI ANALISADO POR DUAS POPULAÇÕES - OS PROFESSORES E OS GAME DESIGNERS, UMA VEZ QUE ESSES PROFISSIONAIS SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO ENSINO DE QUÍMICA E TAMBÉM PELA CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS, RESPECTIVAMENTE. OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS SEMI-ESTRUTURADOS E ANALISADOS SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA MISTA, DEVIDO ÀS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DA ANÁLISE DO JOGO EM QUESTÃO. OS RESULTADOS INICIAIS, OBTIDOS PELO TESTE PILOTO DO JOGO, DEMONSTRARAM QUE OS RESPONDENTES DAS DUAS POPULAÇÕES PERCEBERAM OS ASPECTOS EXAMINADOS, ENCONTRARAM INCONSISTÊNCIAS, SUGERIRAM ALTERAÇÕES E INDICARAM OS PONTOS MAIS PROBLEMÁTICOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO JOGO AQUI ANALISADO. NA ANÁLISE POSTERIOR AOS AJUSTES INDICADOS, OS PESQUISADOS IDENTIFICARAM OS ELEMENTOS ANALISADOS E, ALÉM DELES, APONTARAM OUTROS QUE NÃO DE SUAS ÁREAS. ISSO MOSTRA O QUÃO INTERDISCIPLINAR É A ÁREA DO GAME DESIGN, SEJA PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS OU NÃO. SOB O NOSSO PONTO DE VISTA, A SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE JOGOS DESSA NATUREZA PASSA NECESSARIAMENTE PELAS DIMENSÕES ANALISADAS MAS, NÃO PODEMOS INFERIR QUE SOMENTE AS MESMAS SÃO SUFICIENTES DENTRO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE JD EDUCATIVOS COM O PROPÓSITO DE SEREM UTILIZADOS NO ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS.
Título (EN):
THE EFFECTS OF GAME DESIGN IN DIGITAL GAMES CREATION PROCESS USED IN CHEMISTRY AND SCIENCE TEACHING - WHAT SHOULD WE CONSIDER?
Palavras-Chave (EN):
CHEMISTRY
GAME DESIGN
GAMES
LEARNING
Resumo Original (EN):
DIGITAL GAMES CAN BE INSERTED IN THE CONTEXT OF SCHOOL EDUCATION AS TOOLS TO PROMOTE KNOWLEDGE, FAVORING THE PLAYFUL LEARNING, DEVELOPMENT OF COGNITIVE SKILLS AND ALSO AS A MOTIVATIONAL RESOURCE IN THE CLASSROOM. THESE FEATURES HAVE THEIR GREATEST ADMIRERS AMONG THE YOUTH SCHOOL POPULATION. A TEACHING METHODOLOGY, RELATIVELY NEW, PROCLAIM THAT IT IS POSSIBLE TO TEACH SCHOOL SUBJECTS USING DIGITAL GAMES IN THE PROCESS. IT IS THE ?DIGITAL GAMES BASED LEARNING ?, ADVOCATED BY MANY RESEARCHERS IN THE FIELD OF COGNITIVE SCIENCE AND GAME DESIGN. HOWEVER, WE KNOW LITTLE ABOUT THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF THESE DIGITAL MEDIA FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY AND SCIENCES. THUS, THIS PAPER PRESENTS A PROPOSAL TO CREATE AN EDUCATIONAL DIGITAL GAME OF CHEMISTRY, UNDER THE TWO-DIMENSIONAL PERSPECTIVE: THE PLAYFUL AND EDUCATIONAL. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS TO UNDERSTAND THE IMPORTANCE OF THE ASPECTS CONSIDERED IN ORDER TO ASSIST IN THE PROCESS OF CREATING DIGITAL GAMES USED FOR THIS PURPOSE. OUR METHODOLOGY HAS A FOCUS ON BUILDING THE GAME CALLED MR. RATÔMICO WHICH ADDRESSES A SCHOOL SUBJECT OF CHEMISTRY DISCIPLINE CHOSEN ACCORDING TO CRITERIA DEFINED IN THIS WORK. THIS SUBJECT MATTER WAS ANALYZED BY TWO PEOPLE - TEACHERS AND GAME DESIGNERS, AS THESE PROFESSIONALS ARE RESPONSIBLE FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY AND ALSO THE CONSTRUCTION OF DIGITAL GAMES. DATA WERE OBTAINED FROM SEMI-STRUCTURED QUESTIONNAIRES AND ANALYZED FROM THE PERSPECTIVE OF MIXED METHODOLOGY, DUE TO THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE CHARACTERISTICS OF THE ANALYSIS OF THE GAME IN QUESTION. THE INITIAL RESULTS OBTAINED BY THE PILOT TEST KIT SHOWED THAT THE RESPONDENTS OF THE TWO POPULATIONS REALIZED THE ASPECTS EXAMINED, FOUND INCONSISTENCIES, SUGGESTED CHANGES AND INDICATED THE MOST PROBLEMATIC ASPECTS IN THE CONSTRUCTION PROCESS OF THE GAME HERE ANALYZED. IN FURTHER ANALYSIS TO THE SETTINGS SHOWN, RESPONDENTS IDENTIFIED THE ASPECTS ANALYZED AND, IN ADDITION, SHOWED OTHER THAN THEIR AREAS. THIS SHOWS HOW INTERDISCIPLINARY IS THE AREA OF GAME DESIGN, IS FOR THE CONSTRUCTION OF EDUCATIONAL GAMES OR NOT. FROM OUR POINT OF VIEW, THE SYSTEMATIZATION OF THE PROCESS OF CREATING GAMES OF THIS NATURE NECESSARILY INVOLVES THE DIMENSIONS ANALYZED AND CAN NOT ASSESS THAT ONLY THEY ARE SUFFICIENT TO THE PROCESS OF BUILDING DIGITAL GAMES FOR THIS PURPOSE
Arquivo:
DIS_MEST20150227_GUERREIRO MANOEL AUGUSTO DA SILVA.pdf
Tamanho:
12165 Kb (12165206 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
4 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/05/2015 ÀS 10:36:43
Atualizado:
19/05/2015 ÀS 10:36:43
Visitas:
2688
Última Visita em :
23/04/2024 ÀS 22:07:40
Downloads:
173
Último Download em :
12/03/2024 ÀS 17:16:46
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por