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Detalhes do Documento


DISSERTAO DE MESTRADO
Título Original (PT):
OS EFEITOS DO GAME DESIGN NO PROCESSO DE CRIAO DE JOGOS DIGITAIS UTILIZADOS NO ENSINO DE QUMICA E CINCIAS - O QUE DEVEMOS CONSIDERAR ?
Autor:
GUERREIRO, MANOEL AUGUSTO DA SILVA
Email:
manoelguerreiro@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CINCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2015
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CINCIAS E MATEMTICA
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Dr. SOUZA, AGUINALDO ROBINSON DE
Dr. TAVARES, ROGRIO JUNIOR CORREIA
Data de Defesa:
27/02/2015
Palavras-Chave (PT):
ENSINO
GAME DESIGN
JOGOS DIGITAIS
QUMICA
Resumo Original (PT):
JOGOS DIGITAIS PODEM SER INSERIDOS NO CONTEXTO DO ENSINO ESCOLAR NA FORMA DE FERRAMENTAS DE PROMOO DO CONHECIMENTO, FAVORECIMENTO DA APRENDIZAGEM LDICA, DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E, TAMBM, COMO RECURSO MOTIVACIONAL EM SALA DE AULA. ESSES MATERIAIS ENCONTRAM NA POPULAO JOVEM ESCOLAR OS SEUS MAIORES APRECIADORES. UMA METODOLOGIA DE ENSINO, RELATIVAMENTE NOVA, APREGOA QUE POSSVEL ENSINAR CONTEDOS ESCOLARES UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS NESSE PROCESSO. A ?APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS?, DEFENDIDA POR MUITOS PESQUISADORES DA REA DA CINCIA COGNITIVA E DO GAME DESIGN. ENTRETANTO, POUCO CONHECEMOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUO DESSAS MDIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUMICA E CINCIAS. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PROPOSTA PARA A CRIAO DE UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO DE QUMICA, SOB A PERSPECTIVA DE DUAS DIMENSES: A LDICA E A EDUCATIVA. O OBJETIVO DESTA PESQUISA ENTENDER A IMPORTNCIA DOS ASPECTOS CONSIDERADOS, NO INTUITO DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CRIAO DOS JOGOS DIGITAIS UTILIZADOS PARA ESSE FIM. NOSSA METODOLOGIA TEM O ENFOQUE NA CONSTRUO DO JOGO CHAMADO MR. RATMICO, QUE ABORDA UM TEMA ESCOLAR DA DISCIPLINA DE QUMICA ESCOLHIDA SEGUNDO CRITRIOS DEFINIDOS NESTE TRABALHO. ESSE OBJETO DE ESTUDO FOI ANALISADO POR DUAS POPULAES - OS PROFESSORES E OS GAME DESIGNERS, UMA VEZ QUE ESSES PROFISSIONAIS SO OS RESPONSVEIS PELO ENSINO DE QUMICA E TAMBM PELA CONSTRUO DE JOGOS DIGITAIS, RESPECTIVAMENTE. OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONRIOS SEMI-ESTRUTURADOS E ANALISADOS SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA MISTA, DEVIDO S CARACTERSTICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DA ANLISE DO JOGO EM QUESTO. OS RESULTADOS INICIAIS, OBTIDOS PELO TESTE PILOTO DO JOGO, DEMONSTRARAM QUE OS RESPONDENTES DAS DUAS POPULAES PERCEBERAM OS ASPECTOS EXAMINADOS, ENCONTRARAM INCONSISTNCIAS, SUGERIRAM ALTERAES E INDICARAM OS PONTOS MAIS PROBLEMTICOS NO PROCESSO DE CONSTRUO DO JOGO AQUI ANALISADO. NA ANLISE POSTERIOR AOS AJUSTES INDICADOS, OS PESQUISADOS IDENTIFICARAM OS ELEMENTOS ANALISADOS E, ALM DELES, APONTARAM OUTROS QUE NO DE SUAS REAS. ISSO MOSTRA O QUO INTERDISCIPLINAR A REA DO GAME DESIGN, SEJA PARA A CONSTRUO DE JOGOS EDUCATIVOS OU NO. SOB O NOSSO PONTO DE VISTA, A SISTEMATIZAO DO PROCESSO DE CRIAO DE JOGOS DESSA NATUREZA PASSA NECESSARIAMENTE PELAS DIMENSES ANALISADAS MAS, NO PODEMOS INFERIR QUE SOMENTE AS MESMAS SO SUFICIENTES DENTRO DO PROCESSO DE CONSTRUO DE JD EDUCATIVOS COM O PROPSITO DE SEREM UTILIZADOS NO ENSINO DE QUMICA E CINCIAS.
Título (EN):
THE EFFECTS OF GAME DESIGN IN DIGITAL GAMES CREATION PROCESS USED IN CHEMISTRY AND SCIENCE TEACHING - WHAT SHOULD WE CONSIDER?
Palavras-Chave (EN):
CHEMISTRY
GAME DESIGN
GAMES
LEARNING
Resumo Original (EN):
DIGITAL GAMES CAN BE INSERTED IN THE CONTEXT OF SCHOOL EDUCATION AS TOOLS TO PROMOTE KNOWLEDGE, FAVORING THE PLAYFUL LEARNING, DEVELOPMENT OF COGNITIVE SKILLS AND ALSO AS A MOTIVATIONAL RESOURCE IN THE CLASSROOM. THESE FEATURES HAVE THEIR GREATEST ADMIRERS AMONG THE YOUTH SCHOOL POPULATION. A TEACHING METHODOLOGY, RELATIVELY NEW, PROCLAIM THAT IT IS POSSIBLE TO TEACH SCHOOL SUBJECTS USING DIGITAL GAMES IN THE PROCESS. IT IS THE ?DIGITAL GAMES BASED LEARNING ?, ADVOCATED BY MANY RESEARCHERS IN THE FIELD OF COGNITIVE SCIENCE AND GAME DESIGN. HOWEVER, WE KNOW LITTLE ABOUT THE PROCESS OF CONSTRUCTION OF THESE DIGITAL MEDIA FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY AND SCIENCES. THUS, THIS PAPER PRESENTS A PROPOSAL TO CREATE AN EDUCATIONAL DIGITAL GAME OF CHEMISTRY, UNDER THE TWO-DIMENSIONAL PERSPECTIVE: THE PLAYFUL AND EDUCATIONAL. THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS TO UNDERSTAND THE IMPORTANCE OF THE ASPECTS CONSIDERED IN ORDER TO ASSIST IN THE PROCESS OF CREATING DIGITAL GAMES USED FOR THIS PURPOSE. OUR METHODOLOGY HAS A FOCUS ON BUILDING THE GAME CALLED MR. RATMICO WHICH ADDRESSES A SCHOOL SUBJECT OF CHEMISTRY DISCIPLINE CHOSEN ACCORDING TO CRITERIA DEFINED IN THIS WORK. THIS SUBJECT MATTER WAS ANALYZED BY TWO PEOPLE - TEACHERS AND GAME DESIGNERS, AS THESE PROFESSIONALS ARE RESPONSIBLE FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY AND ALSO THE CONSTRUCTION OF DIGITAL GAMES. DATA WERE OBTAINED FROM SEMI-STRUCTURED QUESTIONNAIRES AND ANALYZED FROM THE PERSPECTIVE OF MIXED METHODOLOGY, DUE TO THE QUALITATIVE AND QUANTITATIVE CHARACTERISTICS OF THE ANALYSIS OF THE GAME IN QUESTION. THE INITIAL RESULTS OBTAINED BY THE PILOT TEST KIT SHOWED THAT THE RESPONDENTS OF THE TWO POPULATIONS REALIZED THE ASPECTS EXAMINED, FOUND INCONSISTENCIES, SUGGESTED CHANGES AND INDICATED THE MOST PROBLEMATIC ASPECTS IN THE CONSTRUCTION PROCESS OF THE GAME HERE ANALYZED. IN FURTHER ANALYSIS TO THE SETTINGS SHOWN, RESPONDENTS IDENTIFIED THE ASPECTS ANALYZED AND, IN ADDITION, SHOWED OTHER THAN THEIR AREAS. THIS SHOWS HOW INTERDISCIPLINARY IS THE AREA OF GAME DESIGN, IS FOR THE CONSTRUCTION OF EDUCATIONAL GAMES OR NOT. FROM OUR POINT OF VIEW, THE SYSTEMATIZATION OF THE PROCESS OF CREATING GAMES OF THIS NATURE NECESSARILY INVOLVES THE DIMENSIONS ANALYZED AND CAN NOT ASSESS THAT ONLY THEY ARE SUFFICIENT TO THE PROCESS OF BUILDING DIGITAL GAMES FOR THIS PURPOSE
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Criado:
19/05/2015 ÀS 10:36:43
Atualizado:
19/05/2015 ÀS 10:36:43
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15/12/2018 ÀS 07:39:50
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