Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES, HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO: UM ESTUDO COMPARATIVO, CORRELACIONAL E PREDITIVO
Autor:
MARIANO, MARÍLIA
Email:
marino.mrl@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI
Dr. VIEIRA, MAURO LUIS
Data de Defesa:
12/03/2015
Palavras-Chave (PT):
HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS
HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS
PRÁTICAS EDUCATIVAS NEGATIVAS
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO
Resumo Original (PT):
REPERTÓRIOS COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS E PROFESSORES SÃO INFLUENCIADOS MUTUAMENTE E PODEM CULMINAR EM DIFERENTES CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. NO AMBIENTE ESCOLAR, AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS E PROFESSORES PODEM POTENCIALIZAR, OU PREJUDICAR, HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER, COMPARAR, CORRELACIONAR E PREDIZER COMPORTAMENTOS DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO COM ALUNOS, NO QUE SE REFEREM AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS NEGATIVAS, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS, CONTROLANDO VARIÁVEIS ESCOLARIDADE (CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES), GÊNERO (MENINOS E MENINAS) E INDICADORES DIAGNÓSTICOS PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO. ESSE TRABALHO DE DISSERTAÇÃO É COMPOSTO POR TRÊS ARTIGOS QUE CONTEMPLAM O OBJETIVO GERAL. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 283 CRIANÇAS E SEUS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, SENDO QUE 113 CRIANÇAS ERAM PRÉ-ESCOLARES E 170 ESCOLARES. OS PROFESSORES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, UM QUESTIONÁRIO SOBRE HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS, E UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA QUE INVESTIGA AS INTERAÇÕES ENTRE O DOCENTE E SEU ALUNO. OS DADOS FORAM CATEGORIZADOS DE ACORDO COM INSTRUÇÕES PRÓPRIAS DOS INSTRUMENTOS E, ENTÃO, FORAM CONDUZIDAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS COMPARANDO DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS (TESTE T DE STUDENT E TESTE QUI-QUADRAO), ASSOCIAÇÕES ENTRE CATEGORIAS COM O COEFICIENTE DE PEARSON, E O VALOR PREDITIVO PELA ANÁLISE DE REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA. COMO DEVOLUTIVAS FORAM CONDUZIDAS PALESTRAS SOBRE COMPORTAMENTOS PROBLEMA E HABILIDADES SOCIAIS, BEM COMO ENTREGUE CARTILHAS AO PROFESSORES. OS RESULTADOS INDICARAM QUE PROFESSORES SÃO MENOS HABILIDOSOS COM CRIANÇAS CLÍNICAS PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, MENINOS E ESCOLARES. PRÁTICAS EDUCATIVAS NEGATIVAS ASSOCIARAM-SE POSITIVAMENTE COM COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS E NEGATIVAMENTE COM HABILIDADES SOCIAIS. HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS CORRELACIONARAM-SE POSITIVAMENTE COM AS HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS EM TODOS OS GRUPOS. ADEMAIS, CRIANÇAS DO GÊNERO MASCULINO E INDICADAS COMO CLÍNICAS PARA PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO APRESENTARAM ESCORES INFERIORES DE HABILIDADES SOCIAIS E ALTAS FREQUÊNCIAS DE COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS. CONCLUI-SE QUE INTERVENÇÕES COM PROFESSORES, NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, DEVEM FOCAR NAS INTERAÇÕES QUE OCORREM NA ESCOLA, AJUDANDO ESTE PROFISSIONAL A IDENTIFICAR AS CONSEQUÊNCIAS QUE SEUS COMPORTAMENTOS PROMOVEM NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E SOCIAL DOS ALUNOS.
Título (EN):
TEACHER PRACTICE, SOCIAL SKILL AND PROBLEM BEHAVIOR: A COMPARATIVE, CORRELATIONAL AND PREDICTIVE STUDY
Palavras-Chave (EN):
CHILDREN'S SOCIAL SKILLS
EDUCATIONAL SOCIAL SKILLS
NEGATIVE EDUCATIONAL PRACTICES
PROBLEMS BEHAVIOR
Resumo Original (EN):
DESPITE OF SCARCITY OF STUDIES THAT INVESTIGATING THE INTERACTIONS THAT OCCUR IN THE SCHOOL ENVIRONMENT, IT IS KNOWN THAT THE BEHAVIORAL OF CHILDREN AND TEACHERS ARE INFLUENCED EACH OTHER AND IT MAY ENHANCE OR IMPAIR CHILD DEVELOPMENT. THIS STUDY AIMED TO DESCRIBE, COMPARE, CORRELATE AND PREDICT BEHAVIORS OF TEACHERS IN INTERACTION WITH STUDENTS, ABOUT THE EDUCATIONAL SOCIAL SKILLS, NEGATIVE EDUCATIONAL PRACTICES, PROBLEMS BEHAVIOR AND CHILDREN'S SOCIAL SKILLS, CONTROLLING VARIABLES LIKE SCHOOLING (PRE-SCHOOL AND SCHOOL CHILDREN) , GENDER (BOYS AND GIRLS) AND DIAGNOSTIC INDICATORS FOR PROBLEMS BEHAVIOR. THE SAMPLE CONSISTED OF 283 CHILDREN AND THEIR TEACHERS IN THE PUBLIC SCHOOLS: 113 CHILDREN WERE PRESCHOOLERS AND 170 WERE STUDENTS. TEACHERS FILLED OUT A QUESTIONNAIRE DIAGNOSIS FOR BEHAVIORAL PROBLEMS, A QUESTIONNAIRE ABOUT CHILDREN'S SOCIAL SKILLS, AND A SEMI-STRUCTURED INTERVIEW WHICH INVESTIGATES THE INTERACTIONS BETWEEN THE TEACHER AND HIS STUDENT. DATA WERE CATEGORIZED ACCORDING TO OWN INSTRUCTIONS OF THE INSTRUMENTS AND THEN CONDUCTED STATISTICAL ANALYSIS TO COMPARE DIFFERENT GROUPS (T STUDENT'S AND CHI-SQUARE TEST), ASSOCIATION BETWEEN CATEGORIES WITH THE PEARSON COEFFICIENT, AND PREDICTIVE VALUE FOR REGRESSION ANALYSIS BINARY LOGISTIC. THE RESULTS INDICATED THAT TEACHERS ARE LESS SKILLED WITH CLINICAL GROUPS FOR PROBLEMS BEHAVIOR, BOYS AND SCHOOLARS. NEGATIVE EDUCATIONAL PRACTICES WERE POSITIVELY ASSOCIATED WITH PROBLEM BEHAVIORS AND NEGATIVELY WITH SOCIAL SKILLS. EDUCATIONAL SOCIAL SKILLS WERE POSITIVELY CORRELATED WITH THE CHILDREN'S SOCIAL SKILLS IN ALL GROUPS. FURTHERMORE, BOYS CHILDREN AND INDICATED AS CLINICS FOR PROBLEMS BEHAVIOR HAD LOWER SCORES FOR SOCIAL SKILLS AND HIGH FREQUENCY OF PROBLEM BEHAVIORS. IT IS CONCLUDED THAT INTERVENTIONS WITH TEACHERS, IN THE DEVELOPMENT AND LEARNING AREAS, SHOULD FOCUS ON THE INTERACTIONS THAT OCCUR AT SCHOOL, HELPING THESE PROFESSIONALS TO IDENTIFY THE CONSEQUENCES OF THEIR BEHAVIORS PROMOTE TO ACADEMIC AND SOCIAL DEVELOPMENT OF STUDENTS
Arquivo:
DIS_MEST20150312_MARIANO MARILIA.pdf
Tamanho:
1584 Kb (1584686 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
10/04/2015 ÀS 14:36:23
Atualizado:
10/04/2015 ÀS 14:36:23
Visitas:
733
Última Visita em :
21/04/2024 ÀS 14:39:29
Downloads:
59
Último Download em :
30/11/2023 ÀS 18:43:15
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por