Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES
Autor:
MORAES, FABRICIO VIEIRA DE
Email:
vieiraemoraes@yahoo.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Drª. FREITAS, DENISE DE
Drª. SILVA, ROSANA LOURO FERREIRA
Data de Defesa:
21/03/2014
Palavras-Chave (PT):
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ANOS INICIAIS
ENSINO DE CIÊNCIAS
LIMITES
POSSIBILIDADES
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DE UM CONTEXTO ESPECÍFICO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (EC) NOS ANOS INICIAIS. PARTIU DA PREMISSA DE QUE O EC PARA CRIANÇAS É FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E QUE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO FAZER CIENTÍFICO É IMPORTANTE PARA A INSERÇÃO DO ALUNO NA CULTURA CIENTÍFICA. A PARTIR DESSAS CONSIDERAÇÕES, O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA FOI: IDENTIFICAR E ANALISAR O QUE AS PROFESSORAS FALAM SOBRE O EC NOS ANOS INICIAIS E O QUE ELAS FAZEM EM SUAS AULAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS. AS QUESTÕES DE PESQUISA QUE NORTEARAM O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FORAM: QUAL É A COMPREENSÃO DAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O EC? COMO ELAS ENSINAM CIÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS? QUAIS SÃO OS INDICADORES DE POSSIBILIDADES E LIMITES DO EC PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I? PARA ATINGIR O OBJETIVO E RESPONDER ÀS QUESTÕES PROPOSTAS PARA O PRESENTE TRABALHO, OPTOU-SE POR UM ENFOQUE QUALITATIVO APRESENTANDO O CARÁTER DE UM ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS PERMITIRAM ENCONTRAR ALGUNS INDICADORES DE LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O EC. COM RELAÇÃO AOS LIMITES, FORAM ENCONTRADOS: CARÊNCIA CONCEITUAL DO PROFESSOR; INSUFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA ENSINAR CIÊNCIAS; FALTA DE PRIORIDADE PARA O EC NOS ANOS INICIAIS; PEQUENA CARGA HORÁRIA DESTINADA AO EC NOS ANOS INICIAIS. CONTUDO, FORAM ENCONTRADAS ALGUMAS POSSIBILIDADES: O ALUNO PODE SE ENVOLVER ATIVAMENTE NO EC; O PROFESSOR PODE ATUAR COMO ORIENTADOR DA AÇÃO DIDÁTICA, POIS A FORMAÇÃO GENERALISTA CONTRIBUI PARA ISSO; AS SITUAÇÕES DO DIA A DIA SÃO APRESENTADAS COMO UM ELEMENTO FAVORÁVEL PARA EC. COM BASE NOS RESULTADOS ENCONTRADOS NESTA PESQUISA, CONCLUI-SE QUE O EC NOS ANOS INICIAIS TEM DIVERSOS DESAFIOS QUE PRECISAM SER SUPERADOS E SOMENTE COM O INVESTIMENTO EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ELES PODERÃO SER ALCANÇADOS. PORÉM, É POSSÍVEL PERCEBER QUE EXISTE UM POTENCIAL IMENSO NO TRABALHO COM CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NO REALIZADO POR PROFESSORES GENERALISTAS, POIS ESTES POSSUEM UMA VISÃO MACRO DA PEDAGOGIA, BEM COMO DAS POSSÍVEIS RELAÇÕES QUE EXISTEM ENTRE O EC E OS OUTROS CAMPOS DO CONHECIMENTO.
Título (EN):
THE CHALLENGES AND POSSIBILITIES OF TEACHING SCIENCE IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: AN INVESTIGATION WITH TEACHERS
Palavras-Chave (EN):
INITIAL YEARS
LIMITS
POSSIBILITIES
SCIENCE TEACHING
SCIENTIFIC LITERACY
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH WAS CONDUCTED FROM A SPECIFIC CONTEXT IN CONTINUED EDUCATION OF TEACHERS TO THE SCIENCE TEACHING IN THE INITIAL YEARS. IT CAME FROM THE PREMISE THAT THE SCIENCE TEACHING FOR CHILDREN IS ESSENTIAL TO THE PROCESS OF SCIENTIFIC LITERACY AND THAT THE DEVELOPMENT OF THE ABILITIES IN THE SCIENTIFIC DOING IS IMPORTANT TO THE INSERTION OF THE STUDENT IN THE SCIENTIFIC CULTURE. BASED ON THESE CONSIDERATIONS, THIS RESEARCH‟S MAIN GOAL WAS: IDENTIFY AND ANALYZE WHAT TEACHERS TALK ABOUT THE EC IN THE INITIAL YEARS AND WHAT THEY DO IN THEIR CLASSROOMS TO TEACH SCIENCE.THE RESEARCH QUESTIONS THAT GUIDED THE DEVELOPMENT OF THIS WORK WERE: WHAT DO THE TEACHERS THAT WORK IN THE INITIAL YEARS OF THE ELEMENTARY SCHOOL UNDERSTAND ABOUT SCIENCE TEACHING? HOW DO THEY TEACH SCIENCE TO THE CHILDREN? WHAT ARE THE INDICATORS OF THE POSSIBILITIES AND LIMITS OF THE SCIENCE TEACHING? IN ORDER TO REACH THE GOAL AND ANSWER THE QUESTIONS PROPOSED BY THE PRESENT WORK, THE OPTION WAS A QUALITATIVE APPROACH SHOWING THE CHARACTER OF A CASE STUDY. THE RESULTS REACHED ALLOWED TO FIND SOME INDICATORS OF THE LIMITS AND POSSIBILITIES TO THE SCIENCE TEACHING. ABOUT THE LIMITS, THE FINDINGS WERE: TEACHER‟S CONCEPTUAL LACK; INSUFFICIENCY IN THE INITIAL AND CONTINUED EDUCATION TO TEACH SCIENCE; LACK OF PRIORITY TO SCIENCE TEACHING IN THE INITIAL YEARS; SMALL WORKLOAD INTENDED FOR EC IN THE INITIAL YEARS. HOWEVER, SOME POSSIBILITIES WERE FOUND: THE STUDENTS GET ACTIVELY INVOLVED IN THE SCIENCE TEACHING; THE TEACHER MAY ACT AS AN ADVISER OF THE DIDACTIC ACTION, SINCE THE GENERALIST EDUCATION CONTRIBUTES FOR IT; THEY CONSIDER THE EVERYDAY SITUATIONS AS A FAVORABLE ELEMENT TO SCIENCE TEACHING. FROM THE RESULTS FOUND IN THIS STUDY, IT IS CONCLUDED THAT THE EC IN THE INITIAL YEARS HAS MANY CHALLENGES THAT MUST BE OVERCOME AND ONLY WITH THE INVESTMENT IN INITIAL AND CONTINUING EDUCATION PROCESSES THEY CAN BE REACHED. HOWEVER, YOU CAN SEE THAT THERE IS IMMENSE POTENTIAL IN WORKING WITH CHILDREN AND MAINLY PERFORMED BY GENERALIST TEACHERS, AS THESE HAVE A MACRO VIEW OF PEDAGOGY AS WELL, THE POSSIBLE RELATIONS BETWEEN THE EC WITH OTHER FIELDS OF KNOWLEDGE.
Arquivo:
TES_DOUT20140321_MORAES FABRICIO VIEIRA DE.pdf
Tamanho:
7768 Kb (7768568 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
3 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/04/2015 ÀS 17:29:32
Atualizado:
09/04/2015 ÀS 17:29:32
Visitas:
666
Última Visita em :
24/06/2024 ÀS 23:20:03
Downloads:
20
Último Download em :
12/11/2018 ÀS 23:13:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por