Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
MODELOS DIDÁTICOS DOS PROFESSORES: CONHECIMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM EXERCÍCIO
Autor:
GOMES, ANA SÍLVIA CARVALHO RIBEIRO
Email:
anasilvinha_86@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Dr. SANTIN FILHO, OURIDES
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Data de Defesa:
26/07/2014
Palavras-Chave (PT):
CONHECIMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS
ENSINO DE QUÍMICA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
MODELOS DIDÁTICOS
Resumo Original (PT):
PESQUISAS APONTAM PARA UMA RENOVAÇÃO NO MODELO FORMATIVO DOS PROFESSORES. ISSO PORQUE ELES ACABAM SE APROPRIANDO DE CRENÇAS MUITO ELABORADAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PORÉM AO ADENTRAR NO TRABALHO COTIDIANO UTILIZAM UMA PRÁTICA CONSTRUÍDA A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS NOS SEUS ANOS DE ESCOLARIDADE E PELA APROPRIAÇÃO DE DISCURSOS FORMATIVOS, NORMALMENTE TRADICIONAIS. NESTE SENTIDO, A PESQUISA INVESTIGA QUAIS OS CONHECIMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS DE TRÊS PROFESSORES DE QUÍMICA EM EXERCÍCIO QUE PARTICIPAVAM DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA PELO GRUPO DE PESQUISA ENSINO DE QUÍMICA, INVESTIGAÇÃO ORIENTADA, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DOCENTE, CADASTRADO NO CNPQ E VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP- CAMPUS DE BAURU EM PARCERIA COM A ESCOLA DE FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO PROFISSIONAL (EFAP). AVERIGUOU-SE TAMBÉM, QUAIS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE O DISCURSO DOS PROFESSORES E SUA AÇÃO EM SALA DE AULA. ISSO FOI POSSÍVEL A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS PRESENTES NA FALA E NA AÇÃO DOS PROFESSORES. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM INSTRUMENTO ELABORADO POR NOVAIS (2009), DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO E A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DOS PROFESSORES. POR MEIO DOS DADOS COLETADOS PÔDE-SE PERCEBER QUE OS PROFESSORES APRESENTAM DIFICULDADES EM MANTER UMA COERÊNCIA MAIS ÍNTIMA ENTRE SUAS AÇÕES E IDEIAS EXPRESSAS POR ESCRITO. ASSIM, DEMONSTRAM, DE MANEIRA GERAL, SE APROPRIAREM DE UM DISCURSO PEDAGÓGICO ELABORADO, O QUAL NÃO SE REFLETE DE MANEIRA INTEGRAL E CONSCIENTE EM SUAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS .
EXPLICIT AND IMPLICIT KNOWLEDGE
INSTRUCTIONAL MODELS
Resumo Original (EN):
RESEARCH INDICATES THAT A RENEWAL OF TEACHERS IN THE FORMATIVE MODEL . THIS IS BECAUSE THEY END UP APPROPRIATING VERY ELABORATE BELIEFS ABOUT THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING, BUT UPON ENTERING THE DAILY WORK USING A PRACTICAL BUILT FROM THEIR EXPERIENCES IN THEIR SCHOOL YEARS AND THE OWNERSHIP OF, USUALLY TRADITIONAL FORMATIVE SPEECHES. IN THIS SENSE, THE RESEARCH INVESTIGATES WHICH THE IMPLICIT AND EXPLICIT KNOWLEDGE OF THREE PROFESSORS OF CHEMISTRY IN OFFICE PARTICIPATING IN A CONTINUING EDUCATION COURSE OFFERED BY THE EDUCATION RESEARCH GROUP OF CHEMISTRY, TARGETED RESEARCH, LANGUAGES AND TEACHER TRAINING, REGISTERED IN CNPQ AND LINKED TO GRADUATE PROGRAM IN SCIENCE EDUCATION, FACULTY OF SCIENCES, UNESP BAURU CAMPUS IN PARTNERSHIP WITH THE SCHOOL OF EDUCATION AND PROFESSIONAL ENHANCEMENT (EFAP). IT WAS FOUND ALSO, WHAT SIMILARITIES AND DIFFERENCES BETWEEN SPEECH AND ACTION OF TEACHERS IN THE CLASSROOM. THIS WAS POSSIBLE THROUGH THE IDENTIFICATION OF INSTRUCTIONAL MODELS PRESENT IN THE SPEECH AND ACTION OF TEACHERS. DATA WERE COLLECTED THROUGH AN INSTRUMENT DEVELOPED BY NOVAIS (2009), THE PREPARATION OF A PLAN OF EDUCATION AND THE OBSERVATION OF TEACHERS' LESSONS. THROUGH THE DATA COLLECTED COULD BE PERCEIVED THAT THE TEACHERS HAVE TROUBLE KEEPING A CLOSER CONSISTENCY BETWEEN THEIR ACTIONS AND IDEAS EXPRESSED IN WRITING. SO, SHOW, IN GENERAL, TAKE OWNERSHIP OF A PEDAGOGICAL DISCOURSE PRODUCED, WHICH IS NOT REFLECTED IN A COMPREHENSIVE AND CONSCIOUS IN THEIR ACTIVITIES IN THE CLASSROOM MANNER.
Arquivo:
DIS_MEST20140726_GOMES ANA SILVIA CARVALHO RIBEIRO.pdf
Tamanho:
1594 Kb (1594297 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/04/2015 ÀS 17:20:18
Atualizado:
09/04/2015 ÀS 17:20:18
Visitas:
796
Última Visita em :
28/04/2024 ÀS 17:13:35
Downloads:
25
Último Download em :
22/10/2019 ÀS 17:36:01
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por