DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
AS AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS POR ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO: ALCANCES E LIMITAÇÕES |
Autor: |
FOSSALUZA, ANDRÉ SANTACHIARA |
Email: |
fossaluza.andre@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP |
Data de Publicação: |
2015 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. REIS, MARÍLIA FREITAS DE CAMPOS TOZONI ♠ Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA ♠ Dr. TAMAIO, IRINEU
|
Data de Defesa: |
12/02/2015 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL ♠ ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL ♠ PROCESSO EDUCATIVO
|
Resumo Original (PT): |
|
A ATUAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, ESPECIALMENTE NA ÁREA AMBIENTAL E
EDUCACIONAL, TEM CRESCIDO E SE TORNADO MAIS EMBLEMÁTICA NOS ÚLTIMOS ANOS. APESAR DE
DIVERSOS ESFORÇOS PARA ANALISAR A QUALIDADE DAS AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR ELAS
DESENVOLVIDAS, AINDA É NECESSÁRIA A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS QUE AS ANALISEM DE FORMA AMPLA
E APROFUNDADA. POR ESSA RAZÃO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS MAPEAR AS
ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS (ONGS) AMBIENTALISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO,
IDENTIFICAR QUAIS DELAS REALIZAM AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ANALISAR ESSAS AÇÕES EM SOB
O PRISMA DAS CONCEPÇÕES CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
COMO PROCEDIMENTOS DE PESQUISA, COLETAMOS DOCUMENTOS E REALIZAMOS ENTREVISTAS
SEMIESTRUTURADAS, AMBOS ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENCONTRAMOS 276
ONGS AMBIENTALISTAS NO ESTADO, DAS QUAIS 175 REALIZAM AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 44
DESSAS ORGANIZAÇÕES FORAM ENTREVISTADAS PARA COLETA DE DADOS DE ORDEM QUANTITATIVA E
QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS
POR ONG AMBIENTALISTAS NO ESTADO DE SÃO PAULO TENDEM A SER CONSERVADORAS E PONTUAIS.
ALÉM DISSO, SÃO MAJORITARIAMENTE FINANCIADAS PELOS CHAMADOS 1º E 2º SETORES DA SOCIEDADE.
SOBRE A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS ONGS AMBIENTALISTAS, OS DADOS MOSTRAM QUE ELAS
TENDEM A TER GESTÃO DEMOCRÁTICA E AUTOGESTIONÁRIA. NOSSOS RESULTADOS CORROBORAM COM O
DEBATE TRAZIDO EM TRABALHOS ANTERIORES E FORNECE DADOS EMPÍRICOS PARA SUGERIR QUE O
TRABALHO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO PELAS ONGS TENDE A SER, APESAR DE AMPLO, LIMITADO, E,
SEGUNDO OS REFERENCIAIS CRÍTICOS DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADOTADOS, TENDEM A
CONTRIBUIR POUCO PARA A CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADA E SOCIALMENTE
JUSTA, NA PERSPECTIVA DE SUA TRANSFORMAÇÃO. |
|
Título (EN): |
THE ACTIONS ON ENVIRONMENTAL EDUCATION CONDUCED BY NON- GOVERNMENTAL ORGANIZATIONS IN SÃO PAULO STATE: REACHES AND LIMITS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDUCATIONAL PROCESS ♠ ENVIRONMENTAL EDUCATION ♠ NON-GOVERNMENTAL ORGANIZATION
|
Resumo Original (EN): |
|
EDUCATIONAL FIELDS HAVE GROWN AND BECOME MORE EMBLEMATIC DURING THE LAST DECADES.
DESPITE THE SEVERAL EFFORTS TO ANALYZE THE QUALITY OF THE ACTIONS ON ENVIRONMENTAL EDUCATION
DEVELOPED BY THEM, THERE IS NOT A RELEVANT AMOUNT OF RESEARCHES THAT BROADLY AND DEEPLY
ANALYZE THESE ISSUES. THUS, THIS WORK AIMED TO IDENTIFY AND LIST THE ENVIRONMENTAL NON-
GOVERNMENTAL ORGANIZATIONS (ENGOS) IN SÃO PAULO STATE, IDENTIFY WHICH OF THEM DEVELOP
ACTIONS ON ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ANALYZE THOSE ACTIONS BASED ON THE HISTORICAL-
CRITICAL PEDAGOGY AND CRITICAL CONCEPTIONS OF ENVIRONMENTAL EDUCATION. AS RESEARCH METHODS,
WE COLLECTED AND ANALYZED DOCUMENTS AND CONDUCTED SEMI-STRUCTURED INTERVIEWS BASED ON
CONTENT ANALYSIS. WE FOUND 276 ENGOS IN SÃO PAULO STATE, AMONG WHICH 175 PERFORM
ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIONS; 44 OF THESE ACTING ENGOS WERE INTERVIEWED TO COLLECT
QUANTITATIVE AND QUALITATIVE DATA. THE RESULTS SHOW THE ENVIRONMENTAL EDUCATION ACTIVITIES
PERFORMED BY ENGOS IN SÃO PAULO STATE TEND TO BE CONSERVATIVE, ISOLATED AND SUPPORTED BY
THE 1ST AND 2ND SECTORS OF SOCIETY. THE ORGANIZATION OF THE ENGOS TENDS TO BE DEMOCRATIC. OUR
RESULTS AGREE WITH THE DEBATE WHICH HAS BEEN BROUGHT BY OTHER STUDIES AND PROVIDE
EMPIRICAL DATA TO SUGGEST THAT THE EDUCATIONAL WORK DEVELOPED BY THE ENGOS IS WIDE.
HOWEVER, IT TENDS TO BE QUALITATIVELY LIMITED AND BRING SMALL CONTRIBUTION TO CREATE AND
ECOLOGICALLY BALANCED AND SOCIALLY FAIR SOCIETY WHEN WE CONSIDER THE CRITICAL THEORETICAL
FRAMEWORK WE TAKE FOR EDUCATION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20150212_FOSSALUZA ANDRE SANTACHIARA.pdf
|
Tamanho: |
1737 Kb (1737511 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
09/04/2015 ÀS 17:11:50 |
Atualizado: |
09/04/2015 ÀS 17:11:50 |
Visitas: |
987 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 16:49:58 |
Downloads: |
31 |
Último Download em : |
12/10/2020 ÀS 16:10:04 |