Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FACILIDADES E DIFICULDADES APONTADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ATINGIR ALGUMAS DAS BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Autor:
CUNHA, LUIS FERNANDO AFFONSO FERNANDES
Email:
luis_phipho@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2014
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Banca Examinadora:
Drª. MORAES, MARA SUELI SIMÃO
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. CARDIA,, ELIZABETH MATIAZZO
Data de Defesa:
06/05/2014
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE MATEMÁTICA
ESCOLA PÚBLICA
FORMAÇÃO
PRÁTICAS DE ENSINO
Resumo Original (PT):
UM DOS ARGUMENTOS QUE IMPULSIONAM AS ATUAIS PESQUISAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SÃO OS RESULTADOS INSATISFATÓRIOS APRESENTADOS PELA ESCOLA PÚBLICA NAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. A PARTICIPAÇÃO EM DUAS PESQUISAS REALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO DEU ORIGEM À PRESENTE DISSERTAÇÃO. A PRIMEIRA FOI DESENVOLVIDA PELO GRUPO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA CAPES, NO ANO DE 2010, NA QUAL FORAM INVESTIGADOS OS POSSÍVEIS PROBLEMAS, RELACIONADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS, ENFRENTADOS NA ESCOLA PÚBLICA. A SEGUNDA FOI DESENVOLVIDA PELO GRUPO ?BOAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA? DA CESGRANRIO, EM 2011, QUE SE COMPARADA COM O PRIMEIRA, APRESENTAVA UM FOCO OPOSTO, NÃO APONTANDO OS PROBLEMAS, MAS EVIDENCIANDO PRÁTICAS DE ENSINO QUE ESTAVAM ?DANDO CERTO? ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE 64 ?BONS PROFESSORES? DO ESTADO DE SÃO PAULO. APESAR DE SEREM PESQUISAS DIFERENTES, DE GRUPOS DE PESQUISAS DISTINTOS E REALIZADAS EM ANOS, TAMBÉM, DIFERENTES, AMBAS PREOCUPARAM-SE EM ANALISAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS NAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. PARTINDO DA EXPERIÊNCIA NA PRIMEIRA PESQUISA, NA QUAL IDENTIFICAMOS ALGUNS POSSÍVEIS AGRAVANTES DO ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS, E TENDO OBSERVADO O DIFERENCIAL DESSES PROFESSORES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA SEGUNDA, A PRESENTE PESQUISA SEGUE UMA ÓTICA UNIFICADA. A CESGRANRIO IDENTIFICOU 12 PRÁTICAS DE ENSINO QUE CONTRIBUEM PARA UM APRENDIZADO DE QUALIDADE. ESTE TRABALHO, NO ENTANTO, TEM POR OBJETIVO APONTAR OS FACILITADORES E OS AGRAVANTES QUE COLABORAM OU DIFICULTAM ALCANÇAR AS BOAS PRÁTICAS DE ENSINO SEGUNDO OS PARTICIPANTES DA PESQUISA DA CESGRANRIO, REALIZADA EM 2011. PARA TANTO, FOI ELABORADO E APLICADO UM QUESTIONÁRIO, COM QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS A 14 PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA ?BOAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA?, QUE SE PRONTIFICARAM A PARTICIPAR DESSA NOVA PESQUISA. A METODOLOGIA QUALITATIVA UTILIZADA NESSA INVESTIGAÇÃO CLASSIFICA-SE COMO DESCRITIVA. O PRINCIPAL RESULTADO OBTIDO FOI A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, INDICADA COMO FACILITADOR, E A RELAÇÃO TEMPO X CURRÍCULO, INDICADA COMO DIFICULTADOR AO ATINGIR AS PRÁTICAS DE ENSINO FOCO DESTE ESTUDO.
Título (EN):
FACILITATORS AND HINDRANCES GIVEN AS REASONS BY MATHEMATICS TEACHERS IN ACHIEVING SOME GOOD TEACHING PRACTICES
Palavras-Chave (EN):
PUBLIC SCHOOL
TEACHING OF MATHEMATICS
TEACHING PRACTICES
TRAINING
Resumo Original (EN):
ONE OF THE ARGUMENTS WHICH PROMPT CURRENT RESEARCH RELATED TO EDUCATION AND THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS IS THE UNSATISFACTORY RESULTS SHOWN IN PUBLIC SCHOOLS IN WIDE SCALE ASSESSMENTS. THIS DISSERTATION ORIGINATED IN THE PARTICIPATION IN TWO INVESTIGATIONS CARRIED OUT IN THE STATE OF SAO PAULO. THE FIRST WAS CARRIED OUT BY CAPES? PIBID PROGRAM (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? INSTITUTIONAL PROGRAM FOR THE INITIATION TO TEACHING SCHOLARSHIP), IN 2010, IN WHICH THE POSSIBLE PROBLEMS FACED BY PUBLIC SCHOOLS RELATED TO THE TEACHING OF SCIENCE WERE INVESTIGATED. THE SECOND WAS DEVELOPED BY THE CESGRANIO GROUP ?GOOD TEACHING PRACTICES IN THE TEACHING OF MATHEMATICS? IN 2011, WHICH, IF COMPARED TO THE FIRST, TOOK THE OPPOSITE SLANT, NOT POINTING OUT THE PROBLEMS, BUT SHOWING TEACHING PRACTICES WHICH WERE ?WORKING OUT? THROUGH THE OBSERVATION OF 64 CLASSES TAUGHT BY ?GOOD TEACHERS? IN THE STATE OF SAO PAULO. ALTHOUGH THEY WERE DIFFERENT INVESTIGATIONS, OF DISTINCT RESEARCH GROUPS AND CARRIED OUT IN DIFFERENT YEARS, BOTH TOOK THE TROUBLE TO ANALYZE STUDENT PERFORMANCE IN WIDE SCALE ASSESSMENTS. WITH THE EXPERIENCE OF THE FIRST INVESTIGATION, IN WHICH WE IDENTIFIED SOME POSSIBLE AGGRAVATING FACTORS IN THE TEACHING OF MATHEMATICS AND SCIENCE AS A STEPPING STONE, AND HAVING OBSERVED THE DIFFERENCES OF THE THOSE TEACHERS IN THE TEACHING OF MATHEMATICS IN THE SECOND, THIS RESEARCH FOLLOWS A JOINT APPROACH. CESGRANRIO IDENTIFIED 12 TEACHING PRACTICES WHICH CONTRIBUTE TO QUALITY LEARNING. THIS WORK, HOWEVER, AIMS TO POINT OUT THE FACILITATORS AND AGGRAVATING FACTORS WHICH HELP TOWARDS OR HINDER GOOD TEACHING PRACTICES IN THE CESGRANRIO RESEARCH, WHICH TOOK PLACE IN 2011. IN ORDER TO DO SO, A QUESTIONNAIRE WAS ELABORATED AND APPLIED WITH OPEN AND CLOSED QUESTIONS PUT TO 14 SAO PAULO MATHEMATICS TEACHERS WHO TOOK PART IN THE RESEARCH ?GOOD TEACHING PRACTICES IN THE TEACHING OF MATHEMATICS?, WHO WERE WILLING TO TAKE PART IN THIS NEW RESEARCH. THE QUALITATIVE METHODOLOGY USED IN THIS INVESTIGATION CAN BE CLASSIFIED AS DESCRIPTIVE. THE MAIN RESULT OBTAINED WAS THE TRAINING OF TEACHERS, SHOWN TO BE A FACILITATOR, AND THE TIME VS CURRICULUM RELATIONSHIP, SHOWN TO BE A HINDRANCE TO ACHIEVING THE PRACTICES WHICH WERE THE FOCUS OF THIS STUDY.
Arquivo:
DIS_MEST20140506_CUNHA LUIS FERNANDO AFFONSO FERNANDES.pdf
Tamanho:
1815 Kb (1815115 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
09/04/2015 ÀS 16:53:38
Atualizado:
09/04/2015 ÀS 16:53:38
Visitas:
930
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 04:29:01
Downloads:
49
Último Download em :
01/12/2022 ÀS 09:53:13
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por