Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
ESTRESSE, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: EFEITOS DO RELAXAMENTO PROGRESSIVO
Autor:
FREITAS, GEISA RODRIGUES
Email:
geisa.rodrigues@ymail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP
Data de Publicação:
2015
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
PSICOLOGIA
Titulação:
MESTRE(A) EM PSICOLOGIA
Orientador:
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Banca Examinadora:
Drª. VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA
Drª. CALAIS, SANDRA LEAL
Drª. ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI MARQUES
Data de Defesa:
06/03/2015
Palavras-Chave (PT):
ANSIEDADE
ESTRESSE
QUALIDADE DE VIDA
RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO
Resumo Original (PT):
ESTUDOS COM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS INDICAM SINTOMAS DE ESTRESSE, DE ANSIEDADE E BAIXA QUALIDADE DE VIDA DESTES PROFISSIONAIS, PORÉM, POUCOS APRESENTARAM PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DESTA LACUNA, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR OS EFEITOS DO RELAXAMENTO PROGRESSIVO DE JACOBSON ADAPTADO POR SANDOR NAS MEDIDAS DE ESTRESSE, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. CONSTITUÍRAM A AMOSTRA 105 PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA. FORAM CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: PRESENÇA DE DIAGNÓSTICOS PSIQUIÁTRICOS, GRAVIDEZ, ESTAR EM AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES LABORAIS COMO PROFESSOR, TER TEMPO DE FUNÇÃO INFERIOR A UM ANO. A AMOSTRA FOI DIVIDIDA EM TRÊS GRUPOS: INTERVENÇÃO (G1), PALESTRA (G2) E PASSAGEM DE TEMPO (G3). PARA MEDIDAS DE ESTRESSE, FORAM UTILIZADOS O ISSL E A EVENT; A QUALIDADE DE VIDA FOI MENSURADA POR MEIO DO INSTRUMENTO PROPOSTO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE: WHOQOL ABREVIADO; PARA MEDIDA DE ANSIEDADE, UTILIZOU-SE O INVENTÁRIO DE ANSIEDADE BECK (BAI). AS INFORMAÇÕES COLETADAS FORAM SINTETIZADAS, QUANTITATIVAMENTE, POR MEIO DAS FUNÇÕES DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA; UTILIZOU-SE TESTE ANOVA PARA ANÁLISE INFERENCIAL E COMPARAÇÃO ENTRE MAIS DE DUAS MÉDIAS. FOI IDENTIFICADA MELHORA SIGNIFICATIVA (P = 0,004) NO PÓS-TESTE PARA MEDIDA DE ESTRESSE COM O ISSL. VERIFICARAM-SE MELHORAS NA PERCEPÇÃO DO ESTRESSE NO TRABALHO E NA ANSIEDADE NO PÓS-TESTE PARA O G1, SEM SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA, PORÉM, CLARAMENTE INDICANDO UMA TENDÊNCIA À MELHORA QUANDO COMPARADOS OS RESULTADOS COM G2 E G3. A MEDIDA DE QUALIDADE DE VIDA ENCONTRADA NA AMOSTRA FOI CONDIZENTE COM O DESCRITO NA LITERATURA E A DIFERENÇA DE AVALIAÇÃO ENTRE OS TRÊS GRUPOS NO PRÉ E PÓS-TESTE NÃO FOI ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVA. VERIFICOU-SE, PORTANTO, TER HAVIDO ALTERAÇÃO SIGNIFICATIVA NOS SINTOMAS DE ESTRESSE APRESENTADOS PARA OS PARTICIPANTES DO G1 E, NAS MEDIDAS DE ANSIEDADE E VULNERABILIDADE DOS PARTICIPANTES FRENTE AOS ESTRESSORES OCUPACIONAIS, FOI IDENTIFICADA TENDÊNCIA À MELHORA, QUANDO COMPARADOS COM OS RESULTADOS DO G2 E G3. VERIFICOU-SE QUE A COMPARAÇÃO PRÉ E PÓS-TESTE DO GRUPO PALESTRA FOI MUITO PRÓXIMA À DO GRUPO CONTROLE, INDICANDO QUE ESTA INTERVENÇÃO NÃO FOI FAVORÁVEL À MUDANÇA DE COMPORTAMENTO. SUGERE-SE QUE, EM FUTUROS ESTUDOS, SEJA AMPLIADO O TEMPO DE OFERECIMENTO DAS INTERVENÇÕES PARA ENSINO DA TÉCNICA E QUE SEJA FEITO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZADO E TREINO DOS PARTICIPANTES EM SEU COTIDIANO. OUTRAS INVESTIGAÇÕES DE CARÁTER INTERVENTIVO COM DOCENTES SÃO BEM-VINDAS POSSIBILITANDO-SE A IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOB AS QUAIS SE FAVORECE A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DE RESPOSTAS SAUDÁVEIS FRENTE A ESTÍMULOS AMBIENTAIS AVERSIVOS.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ANXIETY
PROGRESSIVE MUSCLE RELAXATION
QUALITY OF LIFE
STRESS
Resumo Original (EN):
STUDIES WITH PUBLIC SCHOOL TEACHERS REPORT SYMPTOMS OF STRESS, ANXIETY AND LOW LIFE QUALITY OF THESE PROFESSIONALS, BUT FEW HAD INTERVENTION PROPOSALS. FROM THIS GAP, THE AIM OF THIS STUDY WAS TO INVESTIGATE THE EFFECTS OF JACOBSON'S PROGRESSIVE RELAXATION ADAPTED BY SANDOR IN STRESS MEASURES, ANXIETY AND QUALITY OF LIFE OF PUBLIC SCHOOL TEACHERS. THIS STUDY SAMPLE COMPRISED 105 TEACHERS FROM BRAZIL´S PUBLIC SCHOOLS IN THEIR TEACHING ACTIVITIES. EXCLUSION CRITERIA WERE: PRESENCE OF PSYCHIATRIC DIAGNOSES, PREGNANCY, BEING IN REMOVAL OF THE ACTIVITIES AS A TEACHER, OR HAVE LESS THAN ONE YEAR WORKING IN THIS FUNCTION. THE SAMPLE WAS DIVIDED INTO THREE GROUPS: INTERVENTION (G1), LECTURE (G2) AND PASSAGE OF TIME (G3). TO STRESS MEASURES, WE USED THE ISSL AND THE EVENT; QUALITY OF LIFE WAS MEASURED USING THE INSTRUMENT PROPOSED BY THE WORLD HEALTH ORGANIZATION: WHOQOL-BREF; TO MEASURE ANXIETY, WE USED THE BECK ANXIETY INVENTORY (BAI). THE DATA WERE SUMMARIZED QUANTITATIVELY BY MEANS OF THE FUNCTIONS OF DESCRIPTIVE STATISTICS; ANOVA WAS USED FOR INFERENTIAL ANALYSIS AND COMPARISON OF MORE THAN TWO MEANS. SIGNIFICANT IMPROVEMENT WAS FOUND (P = 0.004) IN THE POST-TEST FOR STRESS MEASUREMENT WITH ISSL. THERE HAVE IMPROVEMENTS IN THE PERCEPTION OF JOB STRESS AND ANXIETY IN THE POST-TEST FOR THE G1, NOT STATISTICALLY SIGNIFICANT, HOWEVER, CLEARLY INDICATING A TREND TOWARDS IMPROVEMENT COMPARED THE RESULTS WITH G2 AND G3. THE MEASURE OF QUALITY OF LIFE IN THE SAMPLE WERE CONSISTENT WITH THOSE DESCRIBED IN THE LITERATURE AND THE VALUATION DIFFERENCE BETWEEN THE THREE GROUPS IN THE PRE AND POST-TEST WAS NOT STATISTICALLY SIGNIFICANT. IT IS, THEREFORE, THERE WAS A SIGNIFICANT CHANGE IN STRESS SYMPTOMS PRESENTED TO THE PARTICIPANTS AND THE G1, THE MEASURES OF ANXIETY AND VULNERABILITY OF THE PARTICIPANTS BEFORE OCCUPATIONAL STRESSORS HAS BEEN IDENTIFIED TREND TO IMPROVEMENT COMPARED WITH THE RESULTS OF G2 AND G3. IT WAS FOUND THAT COMPARING PRE AND POST-TEST LECTURE GROUP WAS VERY CLOSE TO THE CONTROL GROUP, INDICATING THAT THIS INTERVENTION WAS NOT EFFECTIVE IN CHANGING BEHAVIOR. IT IS SUGGESTED THAT, IN FUTURE STUDIES, TO BE EXTENDED THE TECHNICAL NUMBER OF SESSIONS AND MONITORING THE TRAINING OF THE PARTICIPANTS IN THEIR DAILY LIVES.
Arquivo:
DIS_MEST20150306_FREITAS GEISA RODRIGUES2.pdf
Tamanho:
507 Kb (507059 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/04/2015 ÀS 17:11:33
Atualizado:
07/04/2015 ÀS 17:11:33
Visitas:
941
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 10:15:41
Downloads:
60
Último Download em :
25/06/2021 ÀS 03:42:52
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por